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Tipo do documento: Dissertação
Título: ANÁLISE DO PERCURSO ESCOLAR E O PROCESSO DO DELITO DOS ASSISTIDOS PELO PROGRAMA PATRONATO MUNICIPAL DA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR
Título(s) alternativo(s): não consta
Autor: Batista, Viviane Silveira 
Primeiro orientador: Melo, Alessandro de
Resumo: O Programa Patronato Municipal surgiu no Paraná a partir de 1976 na cidade de Londrina como uma experiência de extensão universitária que objetivava a reinserção dos egressos do sistema penitenciário na sociedade. Nesta perspectiva, com este estudo procuramos compreender quais foram as condições materiais vivenciadas pelos indivíduos assistidos pelo Programa Patronato Municipal da cidade de Guarapuava-Pr, que contribuíram para o cometimento do delito relacionados a obtenção financeira. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas, partindo de relatos, quais foram analisados como representações dos indivíduos sobre sua vida, seu percurso escolar e laboral, e isto metodologicamente significa que a pesquisa valorizou tais representações como indícios importantes tanto para as análises teóricas, na categorização das representações, quanto para as pretensas medidas práticas e de Políticas Públicas sugeridas. Constatamos que há um histórico de exclusão escolar familiar sofrido pelos assistidos do Programa que perpassa gerações. Os pais em sua maioria analfabetos, ou com baixa escolarização foram excluídos e há persistência dessa exclusão continua. Verificamos que os participantes da pesquisa não enxergam na escola a questão do fracasso enquanto instituição e Estado, mas apesar dela estar em segundo plano, a escola ainda estar preservada nas falas dos entrevistados.
Abstract: The Municipal Patronato Program arose in Paraná from 1976 in city of Londrina as an experience of university extension witch aimed the reinsertion of egresses of the penitentiary system into society. On this perspective, with this study we seek to understand what were the material conditions lived deeply by individuals assisted by the Municipal Patronato Program of the city of Guarapuava-Pr, who contributed to the committal of misdemeanor related to financial obtainment. The research was performed by means of interviews, from reports, which were analyzed as representations of individuals about their life, their educational journey and work experience, and this means that methodologically the research emphasized such representations as important evidence both for theoretical analysis, in categorizing of representations, as alleged measures practices and Public Politics suggested. We note that there is a family history of school exclusion suffered by the assisted of the program that runs through generations. Parents in their the most illiterate or with low schooling were excluded and there is persistence of this exclusion continues. We verified that the research participants do not see the question of the school failure as an institution and state, but despite it be on the background, the school still be preserved in the in the speech of interviewees.
Palavras-chave: Sistema Penitenciário
Delito
Questão Social
Escolarização
Penitentiary System
Misdemeanor
Social Issues
Schooling
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: BATISTA, Viviane Silveira. não consta. 2014. 123 f. Dissertação Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/363
Data de defesa: 27-Ago-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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