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Tipo do documento: Dissertação
Título: PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (PRONACAMPO): entre a pauta dos povos do campo e o decidido pelo Estado
Título(s) alternativo(s): não consta
Autor: Moraes, Vitor de 
Primeiro orientador: Hidalgo, Angela Maria
Resumo: Esta pesquisa visa compreender, quais bases epistemológicas, filosóficas e princípios teóricos metodológicos da Educação do Campo estão em embate no Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Analisa a correlação de forças entre distintos segmentos sociais no processo de elaboração desse programa e os interesses na participação das agências internacionais, expressas nas políticas de educação do governo federal. Objetiva-se sinalizar limites e avanços na direção de atendimento dos anseios dos Movimentos Sociais do Campo e indicar as contradições existentes à configuração de uma política pública de Estado.O referencial teórico se embasa nas publicações da Articulação Nacional da Educação do Campo, no documento base do Pronacampo e na concepção de Estado ampliado.Este trabalho se alinha ao materialismo histórico dialético, por considerarmos como um método completo para explicitar a história, as contradições, mediações em relação ao movimento dialético da realidade, na sua totalidade. O procedimento metodológico para trazer a totalidade, incide em partir do empírico, com cinco entrevistas realizadas com Lideranças dos Movimentos Sociais populares do Campo (MSPC); do Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG); da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF); da Rede de Educação do Semiárido (RESAB) e da Associação Regional das Casas Familiares Rurais (ARCAFAR). Soma-se ainda, estudos de documentos do Pronacampo e da Articulação Nacional da Educação do Campo, com mediações dos conjuntos empíricos. Investiga-se a gênese histórica e o desenvolvimento interno, no plano da abstração e da construção do conhecimento. A análise permite perceber as tensões que existiram na elaboração e lançamento do Pronacampo, entre diferentes projetos de campo e de Educação do Campo. Contradições e avanços dentro do próprio conceito que ao mesmo tempo, possibilita aos coletivos dos movimentos sociais e pesquisadores,refletir sobre suas práticas, no âmbito do direito, da política e da utopia da emancipação. Para tanto o debate amplia-se, em torno de como a realidade singular e global podem ser conectadas pela Educação do Campo, no sentido de contribuir na proposta educativa que instigue a emancipação humana e política dos sujeitos, para superação do atraso e da dicotomia campo cidade. O Pronacampo, a principio, não representa as ansiedades dos Movimentos Sociais Populares do campo.
Abstract: The research that guided this study aimed to understand what epistemological, philosophical, theoretical and methodological principles of the Field Education foundations are in confrontation in the National Rural Education (Pronacampo), the correlation of forces between different social segments in the drafting process of this program and interests in the share of international organizations, expressed in education policy of the federal government. This investigation aims to signal leaps and bounds toward satisfaction of the desires of Social Movements of the field and indicate the existing configuration of a public health policy limits. Indicate the theoretical framework. This research aligns with dialectical historical materialism, by considering how a complete method to explain the history, the contradictions, mediations regarding the dialectical movement of reality in its entirety. The methodological procedure to bring the whole, addresses from the empirical, with interviews, document studies, mediations do with other empirical sets, investigating its historical genesis and its internal development and rebuilding, in terms of abstraction and construction of knowledge, this whole process. The analysis allows us to understand the tensions that existed in the development and launch of Pronacampo between different field projects and Rural Education. Advances and contradictions within the concept itself at the same time, the possibility of collective social movements and researchers, reflect on their practice, under the law, politics and utopia emancipation. For both the debate expands, around how the unique and global reality can be connected by the Field Education, in order to contribute to the proposal for an education that instigates human subjects and political emancipation and the overcoming of backwardness and dichotomy city field. The Pronacampo, in principle, does not represent the anxieties of Popular Social Movements of the field.
Palavras-chave: Educação do Campo
Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo)
Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPC)
Rural Education
National Program for Rural Education (Pronacampo)
Popular Social Movements Field (MSPC)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: MORAES, Vitor de. PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (PRONACAMPO): entre a pauta dos povos do campo e o decidido pelo Estado. 2014. 195 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/362
Data de defesa: 22-Ago-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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