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Tipo do documento: Dissertação
Título: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: mais tempo de quê?
Título(s) alternativo(s): The More Education Program: More time of what?
Autor: Boldrini, Vanize Bee 
Primeiro orientador: Sapelli, Marlene Lucia Siebert
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente a proposta do Programa Mais Educação, explicitando seus fundamentos, bem como compreender as características e as contradições no seu processo de implementação no Colégio Estadual Vila Industrial, na cidade de Laranjeiras do Sul, no período de outubro de 2011 a outubro de 2012. A partir disso buscamos referências que explicitem os elementos necessários para a constituição da forma e do conteúdo escolar na perspectiva da classe trabalhadora enquanto classe para si. As investigações foram feitas a partir dos pressupostos do materialismo histórico dialético. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa bibliográfica e documental, a realização de entrevistas semi-estruturadas com o diretor, dois professores, um pedagogo e um funcionário do colégio, e um depoimento da gestão anterior que implantou o Programa Mais Educação no Colégio. No primeiro capítulo apresentamos como, a partir da Proclamação da República, cresceu a preocupação com a instituição da escola da classe trabalhadora, inclusive com a ampliação do tempo de instrução, sabendo que essa escola consistia num espaço de contradição visto que havia a disputa por diferentes projetos de sociedade. No segundo capítulo apresentamos o Programa Mais Educação e como ele foi estruturado no Colégio Estadual Vila Industrial em Laranjeiras do Sul - Paraná, a análise das dificuldades enfrentadas, bem como um histórico das experiências de educação em tempo integral a partir de 1950 até a criação do programa Mais Educação, em 2007. A partir das análises feitas nos capítulos anteriores, buscamos explicitar as mudanças necessárias no conteúdo e na forma escolar para que se torne instrumento de formação humana omnilateral.
Abstract: The purpose of this work is aim to critically analise the proposal of the More Education Program, explaining the reasons and understand the characteristics and contradictions of the implementation process in the Colégio Estadual Vila Industrial in the city of Laranjeiras do Sul, from October 2011 to October 2012. In this period of time, we seek references to spell out the elements necessary to constitute the form and content of the school from the perspective of the working class as a class for itself. The methodological approach was made based on the fundamentals of the historical materialism. The methodology used comprised a bibliographical and documentary research, the implementation of semi-structured interviews with the principal of the school, two teachers, a pedagogue, a school employee and a statement of the previous administration which implemented the More Education Program at the School. In the first chapter we present how was the concern with the working class school growing from the Proclamation of the Republic, in 1889, including the expansion of instructional time, considering that this school was a field of contradictions since there were different projects of society in competition. In the second chapter we present the More Education Program and how it was structured in Colegio Estadual Vila Industrial in Laranjeiras do Sul - Paraná, an analysis of the difficulties, as well as a brief history of education experiences since 1950 until the creation of More Education Program in 2007. From the analysis in the previous chapters, we tried to propose indications of the necessary changes in the content and school system to become instrument omnilateral human development.
Palavras-chave: políticas públicas
Programa Mais Educação
classe trabalhadora
educação integral
escola em tempo integral
public policies
More Education Program
working class
integral education
full time school
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: BOLDRINI, Vanize Bee. PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: mais tempo de quê?. 2015. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/361
Data de defesa: 12-Mar-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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