Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/360
Tipo do documento: Dissertação
Título: (DES)CAMINHOS EDUCACIONAIS: DA EDUCAÇÃO INDÍGENA COMUNITÁRIA À UNIVERSIDADE
Título(s) alternativo(s): não consta
Autor: Ciaramello, Patrícia Regina 
Primeiro orientador: Vestena, Carla Luciane Blum
Resumo: Os Guarani são um povo que tradicionalmente caminham, sempre em busca de um lugar melhor para se viver. Nessa secular caminhada, tiveram que lidar com espanhóis, missionários, portugueses e mesmo outras etnias indígenas e, como consequência, perderam muitas de suas terras tradicionais, além de um significativo número de mortos. Hoje lutam pelo seu direito a uma vida digna, à saúde, terras, educação. Neste contexto, inserem-se os Guarani de Ko`? Jú Porã, sujeitos participantes desta pesquisa, que vivem em uma comunidade localizada na Terra Indígena Marrecas (demarcada para os Kaingang), no município de Turvo - PR. Essa pesquisa teve como objetivo acompanhar os (des)caminhos educacionais destes Guarani, desde o processo de Educação Tradicional que recebem em comunidade, até os desafios encarados para ingresso e/ou permanência no Ensino Superior, passando pelo processo de Escolarização Básica, seja na escola indígena da própria comunidade, seja na escola não-indígena para onde seguem com o intuito de completar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, e ondem vivem situações de preconceito e discriminação. Este trabalho tem um caráter etnográfico e foi escrito após um intenso processo de "com-vivência" junto à comunidade.
Abstract: The Guaraní are an indigenous crew of people who traditionally are always looking for of a better place to live. In this straight walk, they had to deal with Spanish missionaries, Portuguese and even other indigenous groups. As a consequence, they lost many of their traditional territory, as well as a significant number of deaths. Today, they keep fighting for their rights to get a dignified life, health, teritory and education. In this context, are included the Guarani Ko`? Jú Porã, who are participants in this project, living in a community located in the Indigenous Marrecas (demarcated for Kaingang), in the village of Turvo - PR. This research had as a main goal, to monitor the wrong and rigth educational way of Guarani`s people since the process of Traditional education that they receive in the community, even though the challenges faced to ingress and / or stay in a level college, going thru the process of Primary School learning, whether at indigenous community school, either in non-indigenous school, where follow in order to complete the primary and secondary education, and where they live situations of prejudice and discrimination. This study is an ethnographic character and was written after an intense process of "living-with" in the community.
Palavras-chave: Povo Guarani
Educação
Escolarização
Ensino Superior
Guarani People
Education
Schooling
Higher Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: CIARAMELLO, Patrícia Regina. (DES)CAMINHOS EDUCACIONAIS: DA EDUCAÇÃO INDÍGENA COMUNITÁRIA À UNIVERSIDADE. 2014. 190 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/360
Data de defesa: 4-Ago-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR PATRICIA REGINA CIARAMELLO.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.