???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/356
Tipo do documento: Dissertação
Título: A ESFERA DA COTIDIANIDADE E DA NÃO-COTIDIANIDADE: DESAFIOS E LIMITES NA AÇÃO DO PEDAGOGO NA ESCOLA
Título(s) alternativo(s): não consta
Autor: Schvarz, Liliani Hermes Cordeiro 
Primeiro orientador: Melo, Alessandro de
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar os elementos que norteiam a ação do pedagogo na cotidianidade e não cotidianidade escolar. A busca concentrou esforços para compreensão do fenômeno a partir da abordagem teórica e filosófica marxista de Agnes Heller sobre a vida cotidiana. Assim, a categoria da cotidianidade foi o pano de fundo do estudo. Sobre a formação do pedagogo e sua atuação profissional, a pesquisa trilhou pelos textos de Dermeval Saviani, José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta, entre outros, cujas publicações contribuíram com a compreensão sobre o fenômeno histórico do curso de Pedagogia no Brasil desde sua instituição em 1939 até as proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia em 2006. Também foi desenvolvida uma pesquisa de campo junto a dez pedagogas da rede de ensino pública estadual e particular do Ensino Fundamental e Médio de Guarapuava/PR. O instrumento de coleta das informações foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi conduzida pelos parâmetros do materialismo histórico dialético, tendo em vista a teoria de Agnes Heller sob o mesmo direcionamento. Considerando as limitações do estudo, os resultados evidenciam que existe uma preocupação em torno da formação para a prática, cujo pressuposto é o de que a formação do pedagogo deve ser voltada para o saber fazer. Também foi possível observar o predomínio da ação do pedagogo baseada no senso comum em detrimento do conhecimento teórico-científico, tendo em vista a invasão de ações cotidianas e, por vezes alienadas, no exercício profissional do pedagogo na escola.
Abstract: The objective of this research is to analyze some elements regarding the pedagogue`s action in scholar quotidian and no-quotidian. Some efforts were concentrated to understand this phenomenon since Agnes Heller`s Marxist theory and philosophy about daily life. Therefore, quotidian category was the base of this study. About the pedagogue`s formation and his professional performance some texts by Dermeval Saviani, José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta, and others, were read. These texts helped to understand the historical phenomenon of Pedagogy in Brazil since its beginning in 1939 until the propositions from National Curricular Policy to Pedagogy graduation in 2006. A field survey was also performed with ten pedagogues from public and private schools where there were Junior High School and High School students in Guarapuava/PR. The semi structured interview was the instrument to collect data. The analysis of the data was based on dialectical historical materialism and Agnes Heller`s theory. Considering limitations of this study, results were people are interested in practice formation whose assumption is that the objective of pedagogue`s formation is the know-how, the savoir-faire. It was also possible to notice the predominance of pedagogue`s action based on common sense to the detriment of theoretical scientific knowledge since the pedagogue`s professional work have been influenced a lot of by daily actions, some of them alienated.
Palavras-chave: pedagogo
pedagogia
cotidianidade
não-cotidianidade
atuação do pedagogo
pedagogue, Pedagogy
quotidian
no-quotidian
pedagogueôs performance
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: SCHVARZ, Liliani Hermes Cordeiro. A ESFERA DA COTIDIANIDADE E DA NÃO-COTIDIANIDADE: DESAFIOS E LIMITES NA AÇÃO DO PEDAGOGO NA ESCOLA. 2014. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/356
Data de defesa: 29-Aug-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PR LILIANI HERMES CORDEIRO SCHVARZ.pdf878,32 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.