Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/355
Tipo do documento: Dissertação
Título: OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PAUTA: CONTEÚDOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E CONHECIMENTOS CONSTITUINTES DOS PROCESSOS DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
Título(s) alternativo(s): Physical Education Knowledge in consideration: some knowledge about selective processes to go to the university and Basic Education Curricular Pedagogic Proposals
Autor: Santos, Katiane dos 
Primeiro orientador: Velozo, Emerson L.
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender os conhecimentos/conteúdos da Educação Física tomados como base nos exames para ingresso no Ensino Superior das Universidades Estaduais do Paraná, bem como nas Propostas Pedagógicas Curriculares das Escolas da rede pública estadual do município de Irati - PR, fazendo um panorama da visão atual da disciplina nesse contexto. Parte-se do pressuposto de que a Educação Física está assumindo um novo lugar, sendo ressignificada. Tal presunção pretende ser demonstrada a partir de análise histórica da disciplina, realizada através de revisão bibliográfica e documental, e também da conjectura de que exames sistematizados podem ser formas de visualização de mudanças, representando novos desafios para a disciplina, já que a mesma, durante muito tempo, esteve alheia a qualquer processo avaliativo formal. Para tanto, a pesquisa analisa a estrutura e conteúdos relacionados à Educação Física, dos concursos vestibulares das sete Universidades Estaduais do Estado do Paraná, bem como do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, e dos vestibulares seriados, a fim de observar como os conhecimentos exigidos nessas provas têm relação com o que é tomado como conteúdo na disciplina durante a Educação Básica, de modo que, neste âmbito, a concepção de Educação Física é vista a partir das Propostas Pedagógicas Curriculares de cada instituição de Ensino, tomando também como base as políticas educacionais para a área, que no caso do Paraná, são as Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica. A pesquisa possibilitou a compreensão sobre o entendimento atual que se tem da disciplina de Educação Física na realidade estadual, onde foi possível destacar uma homogeneidade maior em relação ao que é tomado como conhecimento na Educação Básica e uma heterogeneidade em relação aos conteúdos tomados como pré-requisito para o ingresso na graduação em Educação Física. A partir dos resultados das análises tecidas, atentou-se para a representatividade que as avaliações podem ter na construção da identidade da disciplina, afinal o viés apenas corpóreo da Educação Física já não é suficiente, há a exigência da construção de conhecimento intelectual da disciplina.
Abstract: The objective of this study is to know about some Physical Education knowledge/contents based on university entrance examinations from State Universities in Paraná and Curricular Pedagogic Proposals from state public schools in Irati city - PR, where it is possible to have a current panoramic view of the subject in this context. Our assumption is Physical Education has had a new space into education and it has had other different meaning. We tried to prove this hypothesis based on historical analysis of the subject through bibliographic and documental review and also based on the context where systematized examinations can be a mean to notice some changes representing new challenges around the subject since for a long time it hasn`t taken any formal evaluative process. It were analyzed the structure and contents regarding Physical Education of the university entrance examination from seven State Universities in Paraná, the High School National Examination - Enem and serial examinations to notice how the contents in these examinations are associated with the contents from the subject during the Basic Education such that the idea of Physical Education is based on Curricular Pedagogic Proposals of each education institution and pedagogical public policies which them in Paraná are State Basic Education Curricular Policy. This study helped to know a little more about the current idea of Physical Education on our state reality. It is possible to emphasize that knowledge on Basic Education is understood as something more homogeneous but contents that are initial requirements to be successful in university entrance examination to study Physical Education at the universities are heterogeneous. Based on our analyses it is possible to highlight the importance of the evaluation regarding the construction of the idea of the subject since only the physical perspective is not enough anymore so it is also necessary the intellectual knowledge to improve the Physical Education
Palavras-chave: educação básica
Educação Física
avaliação
processos de seleção
basic education
Physical Education, evaluation, selective processes
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: SANTOS, Katiane dos. OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PAUTA: CONTEÚDOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E CONHECIMENTOS CONSTITUINTES DOS PROCESSOS DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. 2014. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/355
Data de defesa: 29-Ago-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR KATIANE DOS SANTOS.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.