Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Everton-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9892106387446489por
dc.contributor.advisor1Guimarães, Rafael Siqueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2789271398653060por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:28:03Z-
dc.date.available2015-08-21-
dc.date.issued2014-04-16-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Everton."PARA QUE ESSE DRAMA?" : TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DE TEATRO. 2014. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/350-
dc.description.resumoO intuito desta dissertação é pesquisar sobre o drama como método de ensino de teatro e sua articulação com os temas transversais, utilizando-se de estudos teóricos e de minha própria experiência como professor de teatro. A noção de experiência discutida por Jorge Larrosa e o debate sobre reprodução proposto por Pierre Bourdieu serão caminhos para refletir sobre o processo educativo, a prática docente e a transversalidade no ensino de teatro de forma concreta. Primeiramente apresentarei um panorama do teatro-educação no Brasil e da inserção dos temas transversais, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), no currículo escolar com base nos conteúdos da Arte, especialmente os de Teatro. Através de um traçado histórico e significativo do drama - também conhecido na Inglaterra por process drama e drama in education, analiso minha prática em pesquisa-ação desenvolvida com professores em formação ou já atuantes na educação básica a partir de uma série de episódios concebida por meio da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, como pré-texto. Os dados coletados e analisados permitiram um olhar mais aprofundado a respeito da articulação desse método de ensino anglo-saxônico com a transversalidade proposta para o currículo brasileiro. Conceitos como experiência, formação e reprodução permeiam toda a fundamentação e análise da pesquisa, bem como aqueles conceitos próprios do drama como método de ensino.por
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to inquire about drama as a method for the teaching theater and its articulation with the transversal themes, using theoretical studies and my experience as a theater teacher. I will draw on the notion of experience discussed by Jorge Larrosa and the debate about the reproduction suggested by Pierre Bourdieu in order to reflect about the education process, the teaching practice and the transversality of theater teaching in a practical form. I present an overview of theater education in Brazil and the insertion of transversal themes, according to the National Curriculum Parameters (PCNs), in the curriculum based on the arts, especially that one about theater. Though a review of history line - also known as process drama and drama in education in England, I analize my practice in action-research developed with student teachers or experienced teachers in elementary education from a series of episodes that were composed through the play The deceased, by Nelson Rodrigues, as a pre-reading. The collected and analysed data allowed a deep look at the articulation of this anglo-saxon approach with the transversality proposed for the Brazilian curriculum. Concepts such as experience, learning and reproduction permeate all the substantiation and analysis of the research, as well as those concepts that belong to drama as a teaching approach.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:28:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR EVERTON RIBEIRO.pdf: 6388383 bytes, checksum: a32ed70f326c5974f09b7c0061e74965 (MD5) Previous issue date: 2014-04-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1227/PR%20EVERTON%20RIBEIRO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDramapor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectTransversalidadepor
dc.subjectDramaeng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectTransversalityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title"PARA QUE ESSE DRAMA?" : TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DE TEATROpor
dc.title.alternative"Why that drama?" : transversality of theater teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR EVERTON RIBEIRO.pdf6,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.