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dc.creatorGomes, Erica Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3170451902890494por
dc.contributor.advisor1Guimarães, Rafael Siqueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2789271398653060por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:28:03Z-
dc.date.available2015-08-20-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.citationGOMES, Erica Dias. ENSAIOS SOBRE MÚSICA E CONSTRUÇÕES CONTEMPORÂNEAS: compreensão musical por meio da apreciação. 2014. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/349-
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou refletir sobre a compreensão de músicas contemporâneas em processos educacionais coletivos por meio da apreciação musical. Para tanto, foi elaborado um planejamento pedagógico-musical com base na abordagem Apreciação Musical Expressiva - AME, tendo como referência o trabalho desenvolvido por Zuraida Bastião. Para a preparação a esta abordagem, foram inseridas vivências de grupo, baseadas em propostas de desenvolvimento da escuta do entorno sonoro, da associação de sons a movimentos, e também propostas que propiciassem maior integração entre os sujeitos da pesquisa. Para este fim, foram escolhidos como principais referências teóricas: Murray Schafer, John Paynter e Peter Aston e Bernadete Zagonel. O desenvolvimento das propostas levou em consideração os três princípios defendidos por Keith Swanwick para a educação musical. Foram selecionadas 21 músicas contemporâneas, que buscassem retratar os mais diversos contextos. A formação do "Grupo de vivências em apreciação musical" se deu no contexto de um projeto de extensão universitária na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO, tendo em vista a maior flexibilidade proporcionada pelos processos educacionais não-formais. A pesquisa participante, de cunho qualitativo, teve influências da pesquisa-ação, pela forma de atuação do grupo, em relação à postura da pesquisadora, que teve também suporte teórico na ideia do "Mestre ignorante", proposta por Jacques Rancière. O grupo, formado por cinco integrantes, todas ligadas à arte e à educação, entre estudantes e professoras, participou de cinco encontros e de atividades, nos quais foi desenvolvida a proposta pedagógico-musical. Para coletar as informações pertinentes à pesquisa, foram realizados: questionário diagnóstico aplicado ao grupo; anotações em diário de campo; gravações em audio e/ou vídeo das práticas e das discussões ao longo do processo; e entrevista final com o grupo. Para análise dos resultados, foram tomadas como base as ideias relacionadas à "intuição do instante", de Gastón Bachelard, ao "mestre ignorante", de Jacques Rancière, à cultura cyborg, de Bill Green e Chris Bigum, bem como as ideias sobre música contemporânea e sua escuta de José Miguel Wisnik. Por meio da análise destes, foi possível verificar o aumento de repertório do grupo, tanto em relação à diversidade musical proposta, como também às formas de se relacionar com a música. Todo o grupo ampliou suas formas de expressar respostas à escuta musical, e foi possível analisar várias caracerísticas do repertório musical utilizado por meio dos depoimentos e também das produções realizadas pelas participantes do grupo. É possível concluir que houve compreensão de características de algumas das músicas relativas: à utilização de técnicas, de materiais e de processos composicionais; a opções estéticas e a características do contexto de produção. Por fim, levantou-se a ideia de que a escuta pode produzir uma experiência que une a realidade social à ficcional, levando a diferentes contextos, por meio de deslocamentos transitórios.por
dc.description.abstractThis research aimed to reflect about contemporary music understanding in collective educational processes by means of musical appreciation. Therefore, we designed a pedagogical and musical planning based on EMA aproach - Expressive Musical Appreciation - by Zuraida Bastião. To prepare this approach, group experiences were made, based on proposals to develop the listening of the sonorous environment, association of sounds to movements, and also proposals that could provide more integration between the research individuals. For this purpose, were chosen as the main theoretical references: Murray Schafer, John Paynter and Aston Peter and Bernadette Zagonel. The development of the proposals took into account the three principles defended by Keith Swanwick for music education. 21 contemporary songs were selected, which seek to show the most diverse contexts. The "Group of experiences in music appreciation" was formed as an university extension project at the Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, considering the greater flexibility provided by non-formal educational processes. The participatory research, of qualitative nature, had the action research influences, by the group`s way of actingin in relation to stance of the researcher, who also had theoretical support on the idea of the "Ignorant Master", proposed by Jacques Rancière. The group was composed of five members, with students and teachers, linked to art and education. The group participated in five meetings and various activities in which developed the pedagogical and musical proposal. To collect relevant information to this research were performed: diagnostic questionnaire; notes taken by researcher; audio and video recordings of practices and discussions throughout the process; and interview. "Instuition of the instant" by Gastón Bachelard, "The ignorant schoolmaster" by Jacques Rancière, ideas about cyborg culture by Bill Green and Chris Bigum, and ideas about contemporary music and its listening by José Miguel Wisnik were taken in order to analyse results. So, there was an increase in the group`s repertoire, as in musical knowledge as in the forms of relating to music. The whole group expanded ways of expressing responses to music listening, and it was possible to relate many musical issues by testimonials and productions made by group participants. It is possible to conclude that there was significant understanding of some characteristics as: techniques, materials and compositional processes; esthetic options and features of the production context. Finally, the study shows the idea, that listening can produce experience that joins the fictional at social reality, leading to different contexts, through transient displacements.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:28:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR ERICA DIAS GOMES.pdf: 4292097 bytes, checksum: 821f7eacfcc2854d2ffcb19e8922b531 (MD5) Previous issue date: 2014-12-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1215/PR%20ERICA%20DIAS%20GOMES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectApreciação musicalpor
dc.subjectMúsica contemporâneapor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectMusical appreciationeng
dc.subjectContemporary musiceng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleENSAIOS SOBRE MÚSICA E CONSTRUÇÕES CONTEMPORÂNEAS: compreensão musical por meio da apreciaçãopor
dc.title.alternativeEssays on music and contemporary productions: music understanding by appreciationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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