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dc.creatorSchüller, Marcia Adriana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2390525701586812por
dc.contributor.advisor1Laat, Erivelton Fontana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2648813906616187por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:13:04Z-
dc.date.available2016-02-23-
dc.date.issued2015-09-30-
dc.identifier.citationSCHÜLLER, Marcia Adriana. AS ESCOLAS DO CENTRO-SUL DO PARANÁ, E SUA SENSIBILIDADE EM ABORDAR A QUESTÃO DO TRABALHO INFANTIL NA FUMICULTURA. 2015. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/230-
dc.description.resumoTem esta dissertação por objetivo buscar as circunstâncias em que a exploração do trabalho infantil e a participação infanto-juvenil ocorrem na fumicultura da região centro - sul do Paraná e quais as suas relações com a escolarização. Aspectos históricos - sociais aos quais os trabalhadores rurais são submetidos. Amparando- nos em autores nacionais e estrangeiros que estudaram o tema, adotamos as seguintes categorias: a) a dignidade humana e o trabalho infantil e Histórico da questão; b) o trabalho infantil no cultivo do fumo e suas consequências;c) o binômio escola- trabalho. Quanto aos aspectos metodológicos, foram realizados a leitura sobre o trabalho infantil; pesquisa de campo através de entrevistas com membros da educação em escolas rurais nos centros fumicultores dos municípios paranaenses de Irati, Fernandes Pinheiro, Rio Azul, e Rebouças. Nas entrevistas realizadas foram ouvidos professores e diretores, sobre a participação da escola na vida cotidiana da criança e do adolescente. Da necessidade de tentar solucionar a questão do menor trabalhador. Conclui- se que a criança e o adolescente do chamado meio rural realizam tarefas no campo e no âmbito doméstico combinados em forma familiar. O que se questionou é o fato de o trabalho de tais menores estar intimamente relacionado às formas de aprendizagem e sobrevivência, pois, nos dias atuais, esse trabalho faz parte de uma cadeia produtiva mais ampla cujo objetivo é a produção de valores em benefício da família, da organização familiar. Face à sociedade, a escola é apontada como a solução do problema do trabalho infantil. Mas, se por um lado, a escola é vista como a válvula de escape para tentar amenizar o que haver de degeneração precoce e ao mesmo tempo dar oportunidade aos filhos dos trabalhadores o acesso ao ensino, e no entanto não é capaz de solucionar os problemas cuja origem se acha entranhada nas contraditórias relações que submetem o homem comum à vida e sobrevivência na sociedade onde vive.por
dc.description.abstractEl objetivo de esta disertación es presentar las circunstacias en que la explotación de la labor infantil y participación infanto-juvenil que ocure en la fumicultura de la región Centrosur de Paraná e sus relaciones con la escolarización. Aspectos historicosociales a los cuales los trabajadores del campo son sumetidos. Con basis en autores nacionales y extranjeros que han estudiado la tierra, hemos adoptado los seguientes categorías: a) la dignidade humana y el trabajo infantil. História de la cuestión; b) el trabajo infantil en el cultivo del fumo y sus consecuencias; c) el binômio escuela - trabajo. En lo que dice respecto a los aspectos metodológicos, han sido realizados lectura acurada de bibliografia especializada; pesquisa del campo através de interviús, con los membros de la educaciónen escuelas rurales en los centros fumicultores de los ayuntamientes de Irati, Fernandes Pinheiro, Rio Azul e Rebouças. Han participado de los interviús maestros e diretores que hablaram sobre la participación de la escuela en la vida diária del niño y los adolescentes. De la necesidad de encontrar una solución a la cuestión del menor trabajador. Se concluye que el niño y el adolescente de dicho ambiente rurales. Tareas en el campo y en el medio doméstico combinados en forma familiar. Lo que se discute es el hecho del trabajo del menor estar estrechamente relacionado a las formas de aprendizaje y supervivência, pues, en los días de actuales, esse processo hace parte de una cadena productiva más amplia cuyo objetivo es la producción de valores en beneficio de la família y sua organización. En la sociedade la escuela es vista como una solución para el trabajo infantil. Pero, si amenizar lo que puede existir de denegeración precoz y al mismo tempo oferecer mejor oportunidade a los hijos de campesinos de aceder a la enseñanza, no se capable de presentar una solución a los problemas cuyo origen se encuentra ligado a las contradictorias relaciones que someten el hombre común a la vida y supervivência en la sociedade donde vive.spa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:13:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR MARCIA ADRIANA SCHULLER.pdf: 858151 bytes, checksum: 2c71b42af44b301f1c209a75f688aa07 (MD5) Previous issue date: 2015-09-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1099/PR%20MARCIA%20ADRIANA%20SCHULLER.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Saúde de Iratipor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExploração de trabalho infantilpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEscola do campopor
dc.subjectfumiculturapor
dc.subjectExplotación del trabajo infantilspa
dc.subjectMaestrosspa
dc.subjectEscuela ruralspa
dc.subjectFumiculturaspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleAS ESCOLAS DO CENTRO-SUL DO PARANÁ, E SUA SENSIBILIDADE EM ABORDAR A QUESTÃO DO TRABALHO INFANTIL NA FUMICULTURApor
dc.title.alternativenão constaspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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