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Tipo do documento: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR EM EQUIPES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) DA CIDADE-SEDE DA 5ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ
Título(s) alternativo(s): não consta
Autor: Chiconatto, Patrícia 
Primeiro orientador: Novello, Daiana
Primeiro coorientador: Oliveira, Jáima Pinheiro de
Resumo: A interdisciplinariedade é concentuada não somente de troca de saberes, mas também de práticas. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho foi diagnosticar e promover o conhecimento interdisciplinar nas equipes de Estratégia de Saúde da Família da cidade-sede da 5ª Regional de Saúde do Estado do Paraná. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliométrica no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, de onde foram obtidas as informações sobre o número de unidades com equipes de Estratégia de Saúde da Família na cidade, quantos e quais as categorias profissionais atuantes. Resultando em uma população de 435 profissionais distribuídos em 33 unidades de saúde. Foi aplicado um questionário validado e adaptado para diagnosticar a interdisciplinaridade nas unidades. Em seguida, foi realizada, por meio da metodologia da roda de conversa e auxílio de um álbum seriado, uma ação educativa interdisciplinar, a qual visou aumentar o conhecimento de informações conceituais sobre o trabalho interdisciplinar. Para verificar os resultados desta ação educativa, foi aplicado um questionário validado. Foram utilizados os testes de qui-quadrado e exato de Fisher, além da regressão logística para avaliar a associação das variáveis e o entendimento da existência do trabalho interdisciplinar nas equipes. No total participaram 214 trabalhadores na pesquisa. A percepção da existência de interdisciplinaridade foi estatisticamente significativa para os profissionais com ensino superior, com tempo de exercício profissional na instituição menor que 5 anos, para aqueles que afirmaram presença de trabalho coletivo/ em equipe, existência de reuniões multiprofissionais e um planejamento das ações em saúde, e para aqueles que mencionaram que o trabalho na ESF propicia novas aprendizagens. Foi detectada ainda, uma associação entre existência de trabalho interdisciplinar e os fatores: escolaridade, existência de trabalho coletivo/ em equipe e o trabalho na ESF propicia novas aprendizagens. Em geral, a avaliação da atividade educativa foi positiva para a promoção da interdisciplinaridade nas equipes de ESF`s. Conclui-se que é primordial a oferta de mais ações educativas no tocante à interdisciplinaridade, interrelacionando a equipe e a comunidade local. Sugere-se uma intervenção avaliativa direta aos usuários, ou ampliada à avaliação do trabalho para os demais municípios inseridos na 5ª Regional de Saúde.
Abstract: The interdisciplinarity is not conceptualized only of exchange of knowledge, but also practical. In this context, the main objective was to diagnose and promote knowledge interdisciplinary work of Family Health Strategy (FHS) in the city Headquartes 5thRegional Health of State of Parana, Brazil. For this, a bibliometric research in the National Register of Health Facilities was held, from which they were obtained information on the number of units with teams of FHS in the city, how many and what professionals working categories. Resulting in a population of 435 professionals working in 33 health facilities. It was applied a validated and adapted questionnaire to diagnose the interdisciplinary units. Then it was carried out, using the methodology of the conversation wheel and help oh a flipchart, an interdisciplinary educational action, which aimed to raise awareness of conceptual information about interdisciplinary work. To check the results of this educational activity, a validated questionnaire was applied. The chi-square and Fisher`s exact tests were used, as well as logistic regression to assess the association between variables and the understanding of the existence of interdisciplinary work in teams. In total 214 employees participated in the survey. The perception of the existence of interdisciplinarity was statistically significant for professionals with higher education, professional practice time in the smaller institution than 5 years for those who reported the presence of collective work/team, existence of multidisciplinary meetings and planning of actions in health, and for those who mentioned that work on the FHSprovides new learning. It was also detected an association between the presence of interdisciplinary work and the factors: education, existence of collective work/team and work in the FHSprovides new learning. In general, the assessment of educational activity was positive for the promotion of interdisciplinarity in the FHS`s teams. In conclusion, it is essential to offer more educational actions with regard to interdisciplinarity, interrelating the team and the local community. Suggest a direct intervention evaluative users, or extended to the evaluation of the work to other municipalities entered the 5thRegional Health.
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família
Integração Comunitária
Pesquisa Interdisciplinar
Pessoal de saúde
Políticas Públicas de Saúde
Family Health Strategy
Community Integration
Interdisciplinary Research
Health Personnel
Health Public Policy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: CHICONATTO, Patrícia. AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR EM EQUIPES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) DA CIDADE-SEDE DA 5ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ. 2015. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/223
Data de defesa: 25-Set-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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