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dc.creatorZaluski, Jorge Luiz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749402096791048por
dc.contributor.advisor1Moreira, Rosemeri-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3145859349644085por
dc.date.accessioned2019-04-10T15:14:15Z-
dc.date.issued2016-07-25-
dc.identifier.citationZALUSKI, Jorge Luiz. MULHERES E A EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO PARA DONAS DE CASA EM UMA ESCOLA MODERNA (GUARAPUAVA 1971-1983). 2016. 197 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/983-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo apresentar a reflexão realizada sobre as relações de gênero existentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº. 5.692 de 1971, que reverberaram em Guarapuava-PR, entre os anos de 1971-1983. A partir da análise da reorganização da Escola Ana Vanda Bassara, feita para atender as propostas da legislação, buscamos perceber como a composição das turmas, currículo e demais práticas pedagógicas propunham as mulheres uma representação do feminio, aqui discutida. O estudo baseia-se em três níveis de análise: com um rol variado de fontes, primeiro analisamos continuidades e rupturas nas leis educacionais, e, como ao decorrer do período observado, questionamentos vindos dos movimentos de mulheres e feministas, em busca de uma educação não sexista, foram atendidas ou não. Partimos então para um estudo de caso: investigamos como a Escola Ana Vanda Bassara interpretou a referida legislação, ainda marcada por diferenças de gênero, e buscamos perceber como a instituição acompanhou a tentativa em ser reconhecida como moderna, frente ao processo de urbanização do período. Por fim, no nível do sujeito, por meio do caderno de uma estudante de 15 anos, matriculada na disciplina de Indústria Caseira, da 7º série do ano de 1982, analisamos como as ações pedagógicas realizadas nessa disciplina contribuíram para as idealizações de gênero, por intermédio dos ensinamentos propostas sobre como deveria ser uma mulher, frente a grandes mudanças e conquistas, no início da década de 1980, em que a educação ansiava por uma modernidade, mas ainda reafirmava uma visão sexista do mundo social. Como sujeito ativo, através de entrevistas concedidas pela estudante, foi possível perceber a construção de subjetividades, marcada por diferenças de gênero, étnica, geração e classe social.por
dc.description.abstractThis research aims to present the reflection made on the relations existing gender in the Law of Education Guidelines and Bases (LDB) No. 5692 1971 reverberated in Guarapuava-PR, between the years 1971-1983. From the analysis of the reorganization of Ana Vanda bassara School, made to meet the proposed legislation, we seek to understand how the composition of classes, curriculum and other teaching practices proposed women a representation of feminio, discussed here. The study is based on three levels of analysis: with a varied list of sources first analyze continuities and ruptures in educational laws, and as the course of the observed period, come questions of women and feminist movements in search of an education gender neutral, have been met or not. then left for a case study: investigate how the School Ana Vanda bassara interpreted the legislation, still marked by gender differences, and seek to understand how the institution followed the attempt to be recognized as a modern, forward the period of the urbanization process. Finally, the subject level, through the notebook of a student 15 years, enrolled in the discipline of Home Cooking Industry, 7 of the 1982 series, we analyze how the educational activities carried out in that discipline contributed to gender idealizations for through the proposed teaching on how it should be a woman, facing great changes and achievements in the early 1980s, in which education longed for a modern but still reaffirmed a sexist vision of the social world. As an active subject through interviews by the student, it was possible to realize the construction of subjectivities, marked by differences in gender, ethnicity, generation and social class.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-04-10T15:14:15Z No. of bitstreams: 1 Jorge Luiz Zaluski - José Miguel Arias Neto.pdf: 2918379 bytes, checksum: 4f395ed1f1f9c608e67e052ff1a074bf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-10T15:14:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jorge Luiz Zaluski - José Miguel Arias Neto.pdf: 2918379 bytes, checksum: 4f395ed1f1f9c608e67e052ff1a074bf (MD5) Previous issue date: 2016-07-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4010/Jorge%20Luiz%20Zaluski%20-%20Jos%c3%a9%20Miguel%20Arias%20Neto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectHistória das Mulherespor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectGenreeng
dc.subjectLegislationeng
dc.subjectModernityeng
dc.subjectWomeneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleMULHERES E A EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO PARA DONAS DE CASA EM UMA ESCOLA MODERNA (GUARAPUAVA 1971-1983)por
dc.typeDissertaçãopor
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