Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Edison Luiz de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9318708863403257por
dc.contributor.advisor1Germinari, Geyso Dongley-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3411158801771346por
dc.date.accessioned2019-04-05T13:14:52Z-
dc.date.issued2018-07-25-
dc.identifier.citationJESUS, Edison Luiz de. HISTÓRIA LOCAL: IDEIAS DE SENTIDO HISTÓRICO NAS NARRATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE FERNANDES PINHEIRO, PR. 2018. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/978-
dc.description.resumoNa atualidade a importância da organização das complexidades das experiências temporais humanas gera cada vez mais há necessidade de atribuir sentido histórico as localidades. A ideia de sentido histórico é a capacidade das pessoas orientarem sua ação no tempo. Nesse sentido, esta pesquisa visa investigar de forma qualitativa como os jovens do ensino médio da Escola Estadual do Campo de Bituva das Campinas (Fernandes Pinheiro, PR) atribuem sentido histórico sobre a localidade em suas narrativas históricas. A problemática que visamos analisar é, quais os sentidos históricos que os jovens do ensino médio de uma escola publica da rede estadual do município de Fernandes Pinheiro, PR, constroem nas suas narrativas históricas sobre a localidade? Como referência teórica fundamenta-se nas ideias do filosofo da história alemão Jorn Rüsen o qual, contribui com o conceito de “sentido histórico” a partir da teoria da consciência histórica. Para instrumentalizar a pesquisa elaborei duas questões, 1 (escreva uma história do município de Fernandes Pinheiro dos últimos 50 anos? 2) a história que você escreveu foi baseada em: livros, história contada pela família, aula do professor, internet, história contada no dia a dia? A dissertação esta estruturada em quatro capítulos. No primeiro, é realizado um estudo sobre narrativas e historiografia com diferentes olhares. No segundo, é investigada a narrativa histórica e a constituição de sentido na perspectiva de Jorn Rüsen. No terceiro, é feito um levantamento de fontes (livros, TCC, sites) é investigado qual sentido estas fontes constroem da cidade. No quarto, é investigado o campo de pesquisa em seguida foi dividido as narrativas dos jovens em categorias de sentido histórico valendo-se das metodologias aplicadas nas pesquisas do professor Geraldo Becker. Ao final da dissertação apresento alguns resultados da pesquisa bem como, inquietações que permitirão a produção de novas pesquisas nas áreas de narrativas históricas e escola do campo, trabalhos com fontes familiares, estudos dos currículos da escola do campo.por
dc.description.abstractAt present the importance of organizing the complexities of human temporal experiences generates more and more is necessary to attribute historical sense to localities. The idea of historical sense is the ability of people to guide their action in time. In this sense, this research aims to investigate in a qualitative way how the youngsters of the high school of the Campus State School of Bituva do Campinas (Fernandes Pinheiro, PR) attribute historical sense about the locality in their historical narratives. The problematic that we aim to analyze is, what are the historical meanings that the young people of the high school of a public school publishes of the state network of the municipality of Fernandes Pinheiro, PR, construct in their historical narratives on the locality? As a theoretical reference, it is based on the ideas of the philosopher of German history Jorn Rüsen which contributes to the concept of "historical sense" from the theory of historical consciousness. In order to instrumentalize the research I elaborated two questions, 1 (write a history of the municipality of Fernandes Pinheiro of the last 50 years?) 2 The story you wrote was based on: books, family story, teacher's class, internet, story told in day by day? The dissertation is structured in four chapters. In the first, a study on narratives and historiography with different looks is carried out. In the second, the historical narrative and the constitution of meaning are investigated in the perspective of Jorn Rüsen. The third, a survey of sources (books, TCC, sites) is investigated which sense these sources build the city. In the fourth, the field of research is investigated, and the narratives of the young are divided into categories of historical meaning using the methodologies applied in the researches of Professor Geraldo Becker. At the end of the dissertation I present some research results as well as concerns that will allow the production of new researches in the areas of historical narratives and field school, work with familiar sources, studies of the school curricula of the field.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-04-05T13:14:52Z No. of bitstreams: 1 EDISON LUIZ DE JESUS.pdf: 898411 bytes, checksum: fbed1737996b861cb0906e8ea3acb9a0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-05T13:14:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDISON LUIZ DE JESUS.pdf: 898411 bytes, checksum: fbed1737996b861cb0906e8ea3acb9a0 (MD5) Previous issue date: 2018-07-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4120/EDISON%20LUIZ%20DE%20JESUS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória localpor
dc.subjectnarrativa históricapor
dc.subjectsentido históricopor
dc.subjectLocal historyeng
dc.subjecthistorical narrativeeng
dc.subjecthistorical senseeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleHISTÓRIA LOCAL: IDEIAS DE SENTIDO HISTÓRICO NAS NARRATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE FERNANDES PINHEIRO, PRpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDISON LUIZ DE JESUS.pdfEdison Luiz de Jesus877,35 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.