Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/977
Tipo do documento: Dissertação
Título: ESCOLAS E FAXINAIS: REGIÕES DE SABERES, LUGARES DE MEMÓRIA (1980- 2014)
Autor: Galvão, Milene Aparecida Padilha 
Primeiro orientador: Campigoto, José Adilçon
Resumo: O estudo a respeito dos faxinais na região Centro Sul do estado do Paraná tem ganhado espaço entre os historiadores, de modo que, surgem novos aspectos a investigar. O sistema de faxinais caracteriza-se por uma rica e singular cultura. O uso da terra em comum, a divisão em terras de plantio e terras de criação, a preservação dos mananciais das águas, as fronteiras entre as terras delimitadas por mata-burros e/ou porteiras, a localização basicamente na região das matas araucárias, no sudeste do Paraná são suas características principais. Os saberes tradicionais faxinalenses estão em contato frequente com outras instituições tais com a educação formal, o que configura uma nova trama, uma nova história. Esta é a história que nos propomos a entender e a contar. Nesta dissertação buscamos compreender de que maneira acontecem as relações entre o faxinal e a escola a medida em que inicia atividades no espaço faxinalense e em algumas situações, retira-se do lugar. Não se trata aqui investigar a educação a propósito das metodologias de ensino empregadas, da didática utilizada em sala de aula nem, muito menos, escrever a história da educação nos faxinais. Trata-se, sim, de escrever a história dos povos tradicionais a partir das relações estabelecidas entre a cultura dos faxinalense e a escola. A partir do recorte temporal e espacial selecionado – os municípios de Irati, Rebouças e Rio Azul, no período de1980-2014, fizemos levantamento de dados, tendo como base o portal do INEP. Posteriormente, tiveram início as pesquisas de campo, com o objetivo de localizar as escolas multisseriadas - ‘escolinhas’ - das comunidades identificadas como faxinais nos municípios selecionados. Através do portal obtivemos dados com os quais pudemos confeccionar tabelas e gráficos a respeito da situação da educação e das escolas na área rural e com a localização das escolas nos faxinais. Tais escolas que foram fotografadas e marcadas por meio do sistema GPS. Alunos (e ex.) professores (e ex.) nos forneceram entrevistas relatando a relação das escolinhas com o faxinal, sua importância, os vínculos que foram estabelecidos, as memórias e lembranças daquele período. Nossas fontes principais, além dos dados estabelecidos com as tabelas e os gráficos, também são as fotografias e as entrevistas – elementos fundamentais para compreendermos a escola e os faxinais, que passaram a ser considerados por nós como regiões de saber. As ditas escolinhas, como lugares de memória.
Abstract: The study about faxinal’s in the South Central Region of Paraná state has enlarged ground among historians, so that there are new things to investigate. The faxinal’s system is characterized by a rich and natural culture. Property used in common, the division in planting and building domains, preservation of springs of water, the boundaries between the lands bounded by kill donkeys and or gates, the location basically in the region of Araucaria forests in southeastern Paraná are its main features. The faxinalense’s traditional knowledge are in frequent contact with other institutions such with formal education, which sets up a new plot, a new story. This is the story that we propose to understand and counting. In this thesis, we seek to understand how happen relations between faxinal’s and school in that it starts faxinalense’s activities in space and in some cases, cut up the place. This is not to investigate the education on the subject of teaching methods employed; the teaching used in the classroom or, much less, write the history of education in faxinais. It is, rather, to write the history of traditional peoples from the relationships established between the cultures of faxinalenses people has and school. From the selected temporal and spatial area - the municipalities of Irati, Rebouças and Rio Azul in the period 1980-2014, we made data collection, based on the portal INEP. Later, they began the research field, in order to locate the multigraded schools - 'small schools' - communities identified as faxinais in selected municipalities. Through the portal, we obtained data with which we can fabricate tables and graphs about the situation of education and schools in rural areas and with the location of schools in faxinais. Such schools were photographed and marked by the G.P.S. system. Students (and ex.) Teachers (and ex.) In the provided interviews describing the relationship of small schools with faxinal, its importance, the links that have been established, the memories and memories of that period. Our principal sources, besides the data set with tables and graphics are also photographs and interviews - key elements to understand the school and faxinais, which came to be regarded by us as regions to know. Said small schools as places of memory.
Palavras-chave: faxinais
escola
memória
fotografias
saberes
regiões
faxinais
school
memory
photographs
knowledge
regions
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado)
Citação: Galvão, Milene Aparecida Padilha. ESCOLAS E FAXINAIS: REGIÕES DE SABERES, LUGARES DE MEMÓRIA (1980- 2014). 2015. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/977
Data de defesa: 26-Jun-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Milene Aparecida Padilha Galvão.pdfMilene Aparecida Padilha Galvão10,78 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.