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Tipo do documento: Dissertação
Título: ESPAÇOS PRATICADOS, CONSUMO E CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS NA DISCOGRAFIA DE TONICO E TINOCO (1940-1981)
Autor: Renzcherchen, Anderson Teixeira 
Primeiro orientador: Campigoto, José Adilçon
Resumo: A proposta central dessa dissertação é promover um adensamento na análise das canções para uma proposição da constituição do sujeito caboclo e da imagem de sertão, bem como sua cultura, por meio dos compositores e suas letras. Nessa dissertação, a delimitação temporal se deu com base na primeira música cantada na carreira de Tonico e Tinoco em um programa de rádio Jorginho do Sertão, que foi no início da década de 1940; e a última música gravada que possuía a palavra sertão em seu título, Museu do sertão, de 1981. Esse retrato cultural de sertão pode ser interpretado como o próprio imaginário do caboclo, tendo em vista a origem da dupla sertaneja. Além dessa premissa, será proposto um mapeamento nas designações terminológicas que tangem a palavra “caboclo”, tanto nos estudos acadêmicos, quanto nos literários. A base teórica central está norteada em Certeau, Foucault e Freud. Neles é possível expressar o cotidiano dentro das vivências do homem rural, em especial o caboclo paulista. Dentro dessa dissertação também cabe salientar a importância do mercado fonográfico, do rádio e da televisão para que o espaço da música sertaneja pudesse acontecer e proporcionar um enraizamento do caboclo que buscou melhores condições de vida durante os êxodos rurais ocorridos no Brasil da segunda metade do século XX. A música serviu, nesse sentido, como um acalento às mazelas que a cultura urbana impôs ao homem rural, em busca de um novo meio de sobrevivência. Em suma, será feita a análise das canções, uma busca de sua projeção no mercado e os pontos principais que envolvem a letra como a palavra sertão, a autodenominação do caboclo paulista, o orgulho patriótico desse sujeito e a importância que a natureza tem em sua visa, na sua existência como homem rural e principalmente no que tange o termo caboclo, sendo a natureza peça fundamental para que ele possa ser concedido dentro da regionalidade de seu espaço praticado.
Abstract: The central proposal of this dissertation is to promote a densification in the analysis of the songs for a proposition of the constitution of the subject caboclo and sertão, as well as your culture, through composers and their letters.In this dissertation the temporal boundaries took place based on the first song sung in Tonico and Tinoco career in a radio program the Jorginho do Sertão that was at the beginning of the Decade of 1940 and the last recorded music that had the word sertão in your title, Museu do sertão of 1981. This portrait of the cultural hinterland can be interpreted as the imaginary of the caboclo, considering the origin of country duo. In addition to this premise, will be proposed a mapping in the terminological designations that are the word "caboclo", both in academic studies, as in. The theoretical basis is guided in Certeau, Foucault and Freud. In them it is possible to express the daily life within the experiences of the rural man, especially the caboclo. Within this dissertation also fits stress the importance of the music industry, radio and television for the space of country music could happen and provide a rooting of the caboclo who sought better living conditions during the exodus in rural Brazil. The music served in this sense as a hold the ills that urban culture imposed upon rural man will try a new means of survival. In short, the analysis of the songs, a search of your projection on the market and the main points that involve the letter as the word sertão, the denomination owns of the caboclo, the patriotic pride of this subject and the importance that nature has in the life of the caboclo, in your existence as a rural man and especially regarding the term caboclo, being the nature key so that it can be granted within the regionality of your space practiced.
Palavras-chave: Caboclo paulista
Espaço praticado
Tonico e Tinoco
Sertão
Caboclo
Space practiced
Tonico and Tinoco
Sertão
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado)
Citação: Renzcherchen, Anderson Teixeira. ESPAÇOS PRATICADOS, CONSUMO E CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS NA DISCOGRAFIA DE TONICO E TINOCO (1940-1981). 2018. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/953
Data de defesa: 26-Jul-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

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