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Tipo do documento: Dissertação
Título: O PLANO TRIENAL DE INVESTIMENTOS E O IMPACTO NO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS
Título(s) alternativo(s): The Triennial Investment Plan and the Impact on Rail Transport of Loads
Autor: Kloster, Alfredo Mosael 
Primeiro orientador: Franco Netto, Fernando
Resumo: O modal ferroviário de carga passou por transformações a parir da década de 1990 por meio do processo de privatizações e do Programa de Investimento em Logística (PIL) visando a modernização da infraestrutura de transportes do país. A PIL estabeleceu diretrizes visando restabelecer o planejamento integrado dos transportes. Contemplou a eficiência da infraestrutura de transporte com redução dos custos e aumento da qualidade operacional e dos serviços, visando aumentar a competitividade econômica do país. Uma das exigências do PIL foi o Plano Trienal de Investimentos (PTI) como uma obrigação contratual presente em todos os contratos de concessão celebrados com as Concessionárias Ferroviárias (CF) no Brasil, obrigando estas a realizar investimento trienal aderente ao PTI. Este estudo objetivou analisar o impacto dos investimentos na produção e segurança do transporte ferroviário de carga, exigidos no domínio da PTI junto às Concessionárias, com a finalidade de evidenciar se houve, ou não, a aderência do investimento a finalidade do PTI. Metodologicamente, a investigação do impacto foi realizado com base nos investimentos realizados por 12 Concessões Ferroviárias no período de 2014 a 2016, correspondendo a primeira fase da PIL. As análises foram realizadas com aplicação da estatística descritiva e do modelo de dados de painel de efeito fixo e aleatório, para variáveis de produção e segurança no transporte de carga, cujos dados foram coletados juntos à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Os resultados revelaram que houve uma relação positiva e significativa entre investimentos do PTI realizados e a produção e segurança no transporte ferroviário de carga. Mesmo apresentando um retorno inelástico, conclui-se que os investimentos realizados pelas Concessionárias no período de 2014-2016 foram aderentes ao PTI. O estudo oferece um método que demonstra o resultado do investimento aplicado para que a ANTT utilize em suas argumentações sobre a fiscalização dos projetos previstos e realizados.
Abstract: The rail cargo modality underwent transformations from the 1990s through the privatization process and the Logistics Investment Program (PIL) aimed at modernizing the country's transportation infrastructure. PIL has established guidelines aimed at re-establishing integrated transport planning. It contemplated the efficiency of the transport infrastructure with cost reduction and increase of the operational quality and the services, aiming to increase the economic competitiveness of the country. One of the requirements of the PIL was the Triennial Investment Plan (PTI) as a contractual obligation present in all the concession contracts entered into with the Railway Concessionaires (CF) in Brazil, obliging them to make a three-year investment adhering to the PTI. This study aimed to analyze the impact of investments in the production and safety of rail freight transportation, required in the field of ITP from the Concessionaires, with the purpose of evidencing whether or not the investment adhered to the purpose of the ITP. Methodologically, the impact investigation was carried out based on the investments made by 12 Railway Concessions in the period from 2014 to 2016, corresponding to the first phase of the PIL. The analyzes were carried out using descriptive statistics and the fixed and random effect panel data model, for production and safety variables in cargo transportation, whose data were collected together with the National Land Transport Agency (ANTT). The results showed that there was a positive and significant relationship between PTI investments, made and rail freight production and safety. Even presenting an inelastic return, it is concluded that the investments made by the Concessionaires in the period from 2014 to 2016 were adherent to the ITP. The study offers a method that demonstrates the investment result applied for ANTT to use in its arguments about the supervision of planned and realized projects.
El modo ferroviario de carga pasó por transformaciones a partir de la década de 1990 a través del proceso de privatizaciones y del Programa de Inversión en Logística (PIL) para la modernización de la infraestructura de transportes del país. La PIL estableció directrices para restablecer la planificación integrada del transporte. Se contempló la eficiencia de la infraestructura de transporte con reducción de los costos y aumento de la calidad operacional y de los servicios, con el objetivo de aumentar la competitividad económica del país. Una de las exigencias del PIL fue el Plan Trienal de Inversiones (PTI) como una obligación contractual presente en todos los contratos de concesión celebrados con las Concesionarias Ferroviarias (CF) en Brasil, obligando a éstas a realizar inversión trienal adherente al PTI. Este estudio tuvo como objetivo analizar el impacto de las inversiones en la producción y seguridad del transporte ferroviario de carga, exigidas en el ámbito de la PTI junto a las Concesionarias, con la finalidad de evidenciar si hubo o no la adherencia de la inversión a la finalidad del PTI. Metodológicamente, la investigación del impacto se realizó sobre la base de las inversiones realizadas por 12 Concesiones Ferroviarias en el período de 2014 a 2016, correspondiendo la primera fase de la PIL. Los análisis se realizaron con aplicación de la estadística descriptiva y del modelo de datos de panel de efecto fijo y aleatorio, para variables de producción y seguridad en el transporte de carga, cuyos datos fueron recolectados juntos a la Agencia Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Los resultados revelaron que hubo una relación positiva y significativa entre las inversiones del PTI realizadas y la producción y seguridad en el transporte ferroviario de carga. Incluso presentando un retorno inelástico, se concluye que las inversiones realizadas por las Concesionarias en el período de 2014-2016 se adhirieron al PTI. El estudio ofrece un método que demuestra el resultado de la inversión aplicada para que la ANTT utilice en sus argumentaciones sobre la fiscalización de los proyectos previstos y realizados.
Palavras-chave: Transporte
Concessão
Segurança
Produção
Investimento
Ferrovias
Transportation
Concession
Safety
Production
Investment
Railways
Transporte
Concesión
Seguridad
Producción
La inversión
Ferrocarriles
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: Kloster, Alfredo Mosael. O PLANO TRIENAL DE INVESTIMENTOS E O IMPACTO NO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS. 2018. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/907
Data de defesa: 16-Abr-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

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