Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/872
Tipo do documento: Dissertação
Título: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DISCUTIDAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE PITANGA – PR, POR MEIO DO TEATRO- FÓRUM
Autor: PAULA, THAÍS EGLER DE 
Primeiro orientador: Rauen, Margarida Gandara
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi de investigar as disposições racistas de 26 estudantes da 2ª Série, do Curso de Formação de Docentes, do Colégio D. Pedro I, de Pitanga – PR. Analisou-se a percepção do racismo, antes e após uma oficina de Teatro-Fórum, conforme a metodologia do Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas (BOAL, 2010).A pesquisa aplicada iniciou com uma amostragem, por meio de um instrumento Semiestruturado acerca de conceitos como preconceito e discriminação racial, legislação e conhecimento de práticas pedagógicas adequadas ao trabalho com temáticas étnico-raciais, bem como de conteúdos representativos de diversidade cultural. Na sequencia, a autora desta dissertação ministrou uma oficina de Teatro-Fórum, totalizando 25 horas, ao longo de 5 semanas, mediando discussões relacionadas ao racismo, (MUNANGA, 2003; 2008) e ao fato de que o mito da democracia racial (FERNANDES, 2003, 2008) naturaliza o racismo, levando as pessoas a mante-lo e transmiti-lo. O aporte teórico foi a sociologia de Pierre Bourdieu (1989; 1994; 1998; 2001; 2002; 2005; 2007), com ênfase nos conceitos de poder simbólico, campo, capitais e habitus. Durante a oficina, as 26 estudantes criaram uma breve peça-fórum, usando o conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato, como anti-modelo cultural e instigando discussões sobre possibilidades de enfrentamento de atitudes racistas. Nas dinâmicas de Teatro-Fórum as estudantes revelaram que já haviam sofrido com o racismo, reconhecendo a sua permanência na atualidade. Posteriormente à oficina, as estudantes responderam ao mesmo questionário semi-estrutarado pela segunda vez. Os resultados da pesquisa sugerem que a crença na existência de uma democracia racial no Brasil ainda é marcante para as participantes e influencia grandemente as suas percepções do racismo, levando-as a reproduzir, em seus discursos e gestos, o habitus correspondente às suas disposições incorporadas. Após a segunda amostragem, no entanto, pode-se perceber alterações nas percepções das estudantes, principalmente que 50% (cinquenta por cento) das respondentes passarem a se assumir racistas e reconher que o racismo, no Brasil, é uma prática arraigada. Na segunda amostragem, houve percepção mais acentuada em todas as questões, corroborando a hipótese da pesquisa de que a técnica de Teatro-Fórum é eficiente para incentivar a reflexividade e a percepção de práticas culturais racistas.
Abstract: This Master’s Degree thesis presents the results of a qualitative study, the objective of which was to investigate the racial bias of 26 students who were enrolled in the second year1 of the elementary-level teacher training program at “D. Pedro I” high school, in Pitanga, a city in the state of Paraná, Brazil. The perception of racism was analyzed before and after a Forum Theatre workshop, according to the methodology of Theatre of the Oppressed and other political poetics (Boal, 2010). The applied research began with a survey, as the 26 participants answered a semi-structured questionnaire tool about concepts such as racial prejudice and discrimination, affirmative laws, and knowledge about practices that allow for pedagogical work with ethnic and racial themes, as well as subject matter that is representative of cultural diversity. A 25-hour workshop of Forum Theater followed the survey along five weeks. It was taught by the author of this thesis, who mediated discussions pertaining to racism (MUNANGA, 2003; 2008) and to the fact that the myth of racial democracy (FERNANDES, 2003; 2008) naturalizes racism, leading people to maintain it and pass it on. This work draws on the Sociology of Pierre Bourdieu (1989; 1994; 1998; 2001; 2002; 2005; 2007) for its theoretical support, with an emphasis on concepts such as symbolic power, field, capital and habitus. In the Forum Theatre dynamics, the students revealed that they had already suffered from racism, realizing that it still lingers nowadays. After the workshop, the students answered the same questionnaire tool a second time . The research results suggest that belief in the existence of a racial democracy in Brazil is still remarkable for the participants, which greatly influences their perception of racism, apparently causing them to perform a corresponding habitus in their discourse and gestures. After the second survey, however, there were changes in the students’ perceptions, especially as 50% (fifty per cent) of the respondents not only acknowledged their racist bias, but realized that racism is a deeply rooted practice in Brazil. Their perception regarding all the questions increased in the second survey, which substantiates the research hypothesis that the Forum Theater technique is efficient in fostering reflexivity and the perception of racist cultural practices.
Palavras-chave: Cultura
Teatro -Forum
Formação de Professores
Racismo
Diversidade
Culture
Forum Theater
Teacher training
Racism
Diversity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: PAULA, THAÍS EGLER DE. AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DISCUTIDAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE PITANGA – PR, POR MEIO DO TEATRO- FÓRUM. 2016. 183 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/872
Data de defesa: 19-Mai-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAÍS EGLER DE PAULA.pdfTHAÍS EGLER DE PAULA3,98 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.