Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOCH, SILVANA APARECIDA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1951945490624010por
dc.contributor.advisor1Sapelli, Marlene Lucia Siebert-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9942926527889082por
dc.date.accessioned2017-12-20T11:39:36Z-
dc.date.issued2016-12-20-
dc.identifier.citationLOCH, SILVANA APARECIDA. POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ (1987 A 2016). 2016. 157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/870-
dc.description.resumoA história do Brasil, de colonização por meio da língua, da religião, da política, da economia, nos deu a materialidade para essa pesquisa. O objetivo foi compreender a trajetória histórica da constituição da língua e das propostas curriculares de língua portuguesa das escolas estaduais do Paraná, dos anos finais do Ensino Fundamental, no período de 1987 a 2016, bem como seus fundamentos teórico-metodológicos. O processo de pesquisa foi orientado pelas categorias da totalidade e da contradição. Utilizamos como recursos metodológicos a pesquisa bibliográfica, referenciada principalmente em: Mariani (1991; 2003; 2004); Mattos e Silva (2004a; 2004b; 2008); Orlandi (1990; 2002); Bakhtin (2004); Carboni e Maestri (2003); Evangelista (2012); Freitas (2007; 2015); Barreto (1998); Hidalgo, Mello e Sapelli (2010); Saviani (1989; 2007); Volochínov (2013). Realizamos análise documental, buscando compreender as seguintes propostas: Currículo Básico para a escola pública do estado do Paraná – CB (1990); Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1998); Diretrizes Curriculares da Educação Básica Língua Portuguesa – DCELP (2008); e Complexos de Estudo (2013). Fizemos entrevistas semiestruturadas com educadores da educação básica que atuam nas escolas estaduais, desde os anos de 1990 e aplicamos questionários a educadores de escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST que acompanham a implementação das propostas dos Complexos de Estudo. A escrita foi organizada da seguinte forma: no primeiro capítulo explicitamos a materialidade da constituição da língua no Brasil, a língua como um meio de dominação do colonizador e apresentamos quais foram as políticas de colonização linguística. No segundo capítulo, a partir da compreensão da língua como construção histórica e de seu caráter de classe, apresentamos a trajetória da disciplina de língua portuguesa no contexto do currículo brasileiro. No terceiro capítulo analisamos as referidas propostas curriculares de língua portuguesa no Paraná, de 1987 a 2016, explicitando o contexto histórico, a estrutura dos documentos que as apresentam e as concepções que lhes dão sustentação. Diante da pesquisa, percebemos que a língua foi/é instrumento de poder, e que cada movimento curricular expressou a correlação de forças do seu período histórico, político e social, portanto têm determinantes e marca de classe. Explicitamos políticas de construção curricular orientadas tanto pelo Ministério da Educação - MEC, como pela Secretaria de Estado da Educação - SEED/PR e também pelo MST, portanto, de abrangência nacional e estadual. Concluímos que não há neutralidade na produção do currículo, e que as iniciativas contra-hegemônicas precisam ser potencializadas.por
dc.description.abstractLa historia de Brasil, de su colonización por medio de la lengua, de la religión, política y economía, nos dio la materialidad para esta investigación. El objetivo fue comprender la trayectoria histórica de la constitución de la lengua y de las propuestas curriculares del habla portuguesa en las escuelas estaduales de Paraná, de los años finales de la Educación primaria, en el periodo comprendido entre 1987 a 2016, así como sus fundamentos teorico-metodologicos. El proceso de investigación fue orientado por las categorías de totalidad y contradicción. Utilizamos como recursos metodológicos la investigación bibliográfica referenciada principalmente en: Mariani (1991; 2003; 2004); Mattos e Silva (2004a; 2004b; 2008); Orlandi (1990; 2002); Bakhtin (2004); Carboni e Maestri (2003); Evangelista (2012); Freitas (2007; 2015); Barreto (1998); Hidalgo, Mello e Sapelli (2010); Saviani (1989; 2007); Volochínov (2013). Realizamos análisis documental, buscando comprender las siguientes propuestas: Currículo Básico para la escuela pública en el Estado de Paraná – CB (1990); Parámetros Curriculares Nacionales de Lengua Portuguesa – PCNLP (1998); Directrices Curriculares de la Educación Básica Lengua Portuguesa – DCELP (2008); y Complexos de Estudio (2013). Elaboramos entrevistas semiestructuradas con educadores de la Educación Básica que actúan en las escuelas estaduales, desde los años de 1990 y aplicamos cuestionarios a educadores de escuelas Itinerantes del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra – MST que acompañan la implementación de las propuestas de los Complexos de Estudio. El escrito fue organizado de la siguiente manera: En el primer capítulo explicitamos la materialidad de la constitución de la lengua en Brasil, la lengua como un medio de dominación del colonizador y presentamos cuales fueron las políticas de colonización lingüística. En el segundo capítulo, a partir de la comprensión de la lengua como construcción histórica y de su carácter de clase, presentamos la trayectoria de la disciplina de lengua portuguesa en el contexto del currículo brasileño. En el tercer capítulo analizamos las referidas propuestas curriculares de lengua portuguesa en Paraná, desde 1987 a 2016, explicitando el contexto histórico, la estructura de los documentos que las presentan y las concepciones que les dan sustentación. Frente la investigación, percibimos que la lengua fue/es instrumento de poder, y que cada movimiento curricular expresó la correlación de fuerzas de su poder histórico, político y social, por lo tanto tiene determinantes y marca de clase. Explicitamos políticas de construcción curricular orientadas por el Ministerio de Educación - MEC, así como por la secretaria del Estado de Educación –SEED/PR y también por el MST, por lo tanto, de cobertura nacional y Estadual. Concluimos que no hay neutralidad en la producción del currículo, y que las iniciativas contra-hegemónicas necesitan ser potencializadas.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-12-20T11:39:35Z No. of bitstreams: 1 SILVANA APARECIDA LOCH.pdf: 1660989 bytes, checksum: 2962e42a5491030697b16893b5a9e21a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-20T11:39:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVANA APARECIDA LOCH.pdf: 1660989 bytes, checksum: 2962e42a5491030697b16893b5a9e21a (MD5) Previous issue date: 2016-12-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3864/SILVANA%20APARECIDA%20LOCH.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Pedagogiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subjectComplexos de Estudopor
dc.subjectDiretrizes Curriculares Estaduaispor
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispor
dc.subjectCurrículo Básico para a escola pública do estado do Paranápor
dc.subjectPropostas curricularespor
dc.subjectPolíticas de currículopor
dc.subjectLengua portuguesaspa
dc.subjectComplexos de Estudiospa
dc.subjectDirectrices Curriculares Estadualesspa
dc.subjectParámetros Curriculares Nacionalesspa
dc.subjectCurrículo Básico para la escuela pública del estado de Paranáspa
dc.subjectPropuestas curricularesspa
dc.subjectPolíticas de currículospa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePOLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ (1987 A 2016)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVANA APARECIDA LOCH.pdfSILVANA APARECIDA LOCH1,62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.