Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANTOSZCZYSZEN, SAMUEL-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6797445024263030por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jáima Pinheiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8137271342793052por
dc.date.accessioned2017-12-15T16:59:37Z-
dc.date.issued2016-05-06-
dc.identifier.citationANTOSZCZYSZEN, SAMUEL. O QUE PENSAM OS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE AVALIAÇÃO SOBRE O DIAGNÓSTICO E AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH. 2016. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/869-
dc.description.resumoAs especificidades dos escolares durante o processo de alfabetização sempre conduziram pesquisadores a analisar os aspectos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita. Ao se tratar do perfil específico do escolar com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), muitas indagações surgem. Ao se pensar como ocorre a alfabetização destes estudantes torna-se imperativo conhecê-los, de modo particular, assim como todo e qualquer aluno. Desse modo, é necessário compreender como ocorre a avaliação e o diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), quem participa dessa avaliação, como ela é feita e qual a sua significação para os envolvidos. Nessa direção, esta pesquisa buscou compreender o que os professores e profissionais da equipe de avaliação relatam sobre o diagnóstico e as práticas de alfabetização de crianças com TDAH em um município do interior do Estado do Paraná. O problema de pesquisa foi abordado de maneira qualitativa, a partir de um estudo do tipo descritivo e exploratório, no qual foram utilizadas as técnicas de entrevista e aplicação de questionário, durante a coleta de dados. Os relatos obtidos foram transcritos de acordo com Manzini (2006) e analisados a partir de seu conteúdo, de acordo com Bardin (2011), de modo a estabelecer duas categorias temáticas: Como os professores e a equipe multidisciplinar dizem fazer ou auxiliar o diagnóstico de TDAH e Práticas pedagógicas dos professores com seus escolares que possuem diagnóstico de TDAH. Os resultados apontaram que o diagnóstico dos alunos é elaborado muitas vezes motivados por fatores comportamentais dos quais as dificuldades aparentemente são consequências não são a causa, apontou-se ainda que a maior dificuldade é o despreparo profissional aliado à grande necessidade prática para um bom desempenho no atendimento ao TDAH. Os dados obtidos nessa pesquisa permitiram concluir que o processo do diagnóstico é realizado de maneira isolada pelas profissionais e baseado em modelos burocráticos que tornam o mesmo estressante aos profissionais envolvidos e à família dos estudantes e não buscam propriamente a qualidade no atendimento do educando mas sim uma forma de adequá-lo a padrões de comportamento e justificar possíveis falhas em seu atendimento. Sugerimos para futuras pesquisas que se voltem à interessante temática que busca compreender a melhor forma de atender estudantes com distúrbios de aprendizagem, mais especificadamente, o Transtorno de déficit de atenção.por
dc.description.abstractThe specificities of schoolers during the literacy process always led researchers to analyze the aspects involved in the reading and writing learning. When dealing with specific school profile with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder (ADHD), many questions arise. When you think how does the literacy of these students becomes imperative to know them, in particular, as well as any student. Thus, it is necessary to understand how does the evaluation and diagnosis of Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder (ADHD), who participates in this evaluation, how it is made and what is its significance for those involved. In this sense, this research sought to understand what teachers and evaluation team of professionals report on the diagnosis of children with ADHD literacy practices in a city in the interior of Paraná. The research problem was approached in a qualitative way, from a study of descriptive and exploratory, in which we used the interview techniques and questionnaire for data collection. The obtained reports were transcribed according to Manzini (2006) and analyzed from its content, according to Bardin (2011), in order to establish two thematic categories: How teachers and the multidisciplinary team say make or assist diagnosis ADHD and pedagogical practices of teachers with their students who have ADHD diagnosis. The results showed that the diagnosis of students is drawn often motivated by behavioral factors of which the difficulties are apparently consequences are not the cause, it was pointed out also that the greatest difficulty is the professional unpreparedness combined with great practical need for a good performance in compliance with ADHD. The data obtained in this research showed that the process of diagnosis is done in isolation by professionals and based on bureaucratic models that make it stressful for professionals involved and the family of the students and not really look for quality in the student's attendance, but a way to adapt it to standards of behavior and justify possible failures in their care. We suggest for future research that they turn to the interesting theme that seeks to understand the best way to meet students with learning disorders, more specifically, attention deficit disorder.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-12-15T16:59:37Z No. of bitstreams: 1 SAMUEL ANTOSZCZYSZEN.pdf: 1190499 bytes, checksum: d61a3a94c9e3bc98ca991568e6e40783 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-15T16:59:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAMUEL ANTOSZCZYSZEN.pdf: 1190499 bytes, checksum: d61a3a94c9e3bc98ca991568e6e40783 (MD5) Previous issue date: 2016-05-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3860/SAMUEL%20ANTOSZCZYSZEN.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Pedagogiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdiagnósticopor
dc.subjectTDAHpor
dc.subjectpráticas de alfabetizaçãopor
dc.subjectdiagnosiseng
dc.subjectADHDeng
dc.subjectliteracy practiceseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO QUE PENSAM OS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE AVALIAÇÃO SOBRE O DIAGNÓSTICO E AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAHpor
dc.title.alternativeWhat do the teachers and evaluation team professionals think about the diagnosis and literacy practices of children with ADHDeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMUEL ANTOSZCZYSZEN.pdfSAMUEL ANTOSZCZYSZEN1,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.