Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/868
Tipo do documento: Dissertação
Título: INVESTIGAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO PRESENTES NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, TIPO I GUARAPUAVA 2016
Título(s) alternativo(s): Research about Gifted Students‟ Mathematical Logical Reasoningin Multifunctional Resources Class, Area High Abilities/Giftedness
Autor: STADLER, ROSEMERI RUPPEL 
Primeiro orientador: Vestena, Carla Luciane Blum
Resumo: O presente trabalho de pesquisa objetivou investigar o raciocínio lógico matemático em um grupo de 10 alunos com Altas Habilidade/Superdotação participantes de uma Sala de Recursos Multifuncional, Tipo I. Os sujeitos pesquisados foram sete meninos e três meninas que frequentam a SRM, área de Altas Habilidades/Superdotação. A pesquisa compreendeu um estudo qualitativo de multicasos. Os dados coletados foram obtidos por meio do método clínico piagetiano e os instrumentos utilizados foram o jogo Contig 60 e nove situação problemas divididas em três níveis de complexidades para observar o desenvolvimento cognitivo do aluno quanto ao raciocínio lógico matemático. Para a análise e discussão dos resultados foram criadas as seguintes categorias: o tempo, o contexto linguístico presente na questão, o nível de complexidade matemática e a análise do erro. Após a aplicação dos instrumentos para os alunos com AH/SD, os resultados apontaram múltiplas inteligências, estratégias diferentes para resolução das atividades e os alunos com facilidade de raciocínio lógico matemático tiverem um melhor resultado. Foi possível observar outras áreas de interesse e habilidade. Observou-se que o tempo cronológico mostrou-se como fator preponderante na resolução de um problema e na aplicação das situações problemas, verificou-se que a linguagem torna-a mais difícil, pois se o aluno não realiza o pensamento reversível com domínio semântico e vocabular terá mais dificuldades para resolvê-la, pois os conceitos matemáticos ultrapassam sua capacidade de resolução. Ao analisar os níveis 1, 2 e 3 de complexidades presentes nas situações problemas, os resultados demonstraram que este fator não foi determinante para a resolução da atividade, pois o nível três que seria mais complexo teve um número de acerto igual e superior a questões apresentadas nos níveis 1 e 2 de dificuldades. No entanto, a questão dois do nível dois de complexidade revelou-se a questão mais difícil para resolução, visto que somente dois alunos acertaram. Esta questão descreve-se com presença silogística e compreensão sobre as interseções ou multiplicação das classes. Na análise do erro, os alunos demonstraram idade compatível com a fase do desenvolvimento formal, estágio operatório formal e seis alunos revelaram adiantamento cognitivo na compreensão e desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Portanto, os resultados demonstraram que há inteligências acadêmicas em diversas áreas do conhecimento enquanto traço determinante para o diagnóstico de AH/SD. Os resultados revelaram características das inteligências múltiplas de Gardner e as características dos três anéis de Renzulli: habilidades acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade.
Abstract: The objective of this research is to study the gifted students‟ mathematical logical reasoning in Multifunctional Resources Class in a group of 10 gifted students which ones go to the Multifunctional Resources Class, type 1. This research was a qualitative study of multicases. Data was collected by Piagetian clinic method and utilized instruments were the play Contig 60 and nine problem situations divided into three levels of complexities to observe the student‟s cognitive development regarding the mathematical logical reasoning. These categories were enumerated to analyze and to debate results: time, linguistic context, level of mathematical complexity and analysis of mistake. After gifted students answered instruments, results were multiple intelligences, different strategies to solve problems and students who mathematical logical reasoning was easier were more successful. It was also possible to notice other interests and abilities. Time was a preponderant factor to solve a problem. It was possible to observe when students do not have reversible reasoning with semantic and vocabulary knowledge in problem situations, the language complicates it. It is more difficult to solve a problem because mathematic concepts are over and above their capacity to resolution. Analyzing levels 1, 2, and 3 of complexity in problems situation, results were that it was possible to verify that this factor was not determinant to solve problems because students were equal or more successful into level three, the most complex one, than levels one and two. However, the question two from level two was the most difficult to solve since only two students were successful. This question is syllogistic and it demands comprehension about intersection or multiplication of classes. Regarding analysis of mistakes some students were compatible to developmental phase, formal operatory stage and six of them demonstrated advanced cognition in comprehension and development of mathematical logical reasoning. Therefore, results demonstrated that there are academic intelligences in different areas of knowledge while determinant trait to diagnose AH/SD. Finally, results corroborated characteristics of multiple intelligences by Gardner and characteristics of Theory of Three Rings by Renzulli: abilities over the average, engagement on activity and creativity.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
linguagem e Altas Habilidade/Superdotação
matemática
desenvolvimento humano
Inclusive Education
language and High Abilities/Giftedness
Mathematics
human development
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: STADLER, ROSEMERI RUPPEL. INVESTIGAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO PRESENTES NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, TIPO I GUARAPUAVA 2016. 2016. 221 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/868
Data de defesa: 30-Mai-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSEMERI RUPPEL STADLER.pdfROSEMERI RUPPEL STADLER4,38 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.