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Tipo do documento: Dissertação
Título: A EDUCAÇÃO ESCOLAR E OS ASPECTOS DA CULTURA KAINGANG DA TERRA INDÍGENA DE MARRECAS
Título(s) alternativo(s): The School Education and the Kaingang cultural aspects of the Indigenous Land of Marrecas
Autor: CAVALHEIRO, ROSA MARIA 
Primeiro orientador: Silva, Jefferson Olivatto da
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a educação escolar na comunidade Kaingang da Terra Indígena de Marrecas, a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas no Colégio Estadual Indígena Cacique Otávio dos Santos, a fim de perceber se os elementos culturais da comunidade estão presentes na escola e de que maneira são abordados no sentido de sua reafirmação e valorização. Para realização deste trabalho foi utilizada a etnografia, a partir dos estudos de André (1995), com embasamento nas contribuições de Barth (2000) e Cunha (2009) em suas discussões sobre cultura e precedida de pesquisa documental para revisão da legislação referente a Educação Escolar Indígena, tanto em âmbito Federal como do Estado do Paraná, no que diz respeito aos aspectos culturais, de modo a compreender os avanços ocorridos a partir da Constituição de 1988 tendo, desta forma, condições de refletir e perceber os impactos dessa legislação, e das ações por ela desencadeadas. Além dessa revisão da base legal, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre aspectos históricos, culturais e cosmológicos do povo Kaingang a partir dos estudos de Freire (2000), Mota (2009), Faustino (2008), Tommasino (2003), Veiga (2002), Santos (2006), Fernandes (2003), Meliá (1979), Taassinari (2001), entre outros. A pesquisa etnográfica foi acrescida de investigação através de entrevistas, conversas, anotações de observação e demais aspectos que compõem a imersão no campo de pesquisa e foram realizadas junto aos professores e funcionários Kaingang, bem como outros sujeitos da aldeia e evidenciaram a importância atribuída à escola pela comunidade, bem como a presença dos aspectos culturais Kaingang nas práticas pedagógicas desenvolvidas pela mesma, embora com incipiente participação destes sujeitos no seu planejamento e execução, haja vista o reconhecimento dos processos próprios de aprendizagem, previstos na legislação, assim como os demais aspectos de uma educação específica, diferenciada, intercultural e bilíngue, tão discutida na literatura, mas que ainda necessitam pautar o diálogo entre a escola e a comunidade.
Abstract: The present work had as objective to analyze the school education in the Kaingang community of the Indigenous Land of Marrecas, from the pedagogical practices developed in the Indigenous State School Cacique Otávio dos Santos, in order to realize if the cultural elements of the community are present in the school and of how they are approached in the direction of their reaffirmation and valorization. It was used the ethnography for its realization and this work was based on the studies of André (1995), under contributions of Barth (2000) and Cunha (2009) in his discussions on culture and preceded by documentary research to review the legislation on Indigenous Education , in Federal scope as well as in Parana State, regard to cultural aspects, in order to understand the advances that have occurred since the 1988 Constitution, in order to reflect and perceive the impacts of this legislation, and its actions taken in offerring of School Education to indigenous communities. In addition to this revision of the legal basis, a bibliographical research on the historical, cultural and cosmological aspects of the Kaingang people was carried out based on Freire (2000), Mota (2009), Faustino (2008), Tommasino (2003) and Veiga , Santos (2006), Fernandes (2003), Meliá (1979), Taassinari (2001), among others. The ethnographic research was increased through interviews, conversations, observation notes and other aspects that make up the immersion in the field of research. These interviews were carried out with the Kaingang teachers and employees, as well as other village subjects and it showed the importance attributed to the school by the community, as well as the presence of Kaingang cultural aspects in the pedagogical practices developed by the community, although with incipient participation of these subjects in their planning and execution, considering that the recognition of the learning processes inherent in the legislation, as other aspects of a specific, differentiated, intercultural and bilingual education, as discussed in the literature, but which still need to guide the dialogue between the school and the community.
Palavras-chave: Legislação
Práticas Pedagógicas
Cultura Kaingang
Educação
Legislation
Pedagogical Practices
Kaingang Culture
Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: CAVALHEIRO, ROSA MARIA. A EDUCAÇÃO ESCOLAR E OS ASPECTOS DA CULTURA KAINGANG DA TERRA INDÍGENA DE MARRECAS. 2016. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/867
Data de defesa: 9-Set-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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