Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/866
Tipo do documento: Dissertação
Título: A EDUCAÇÃO PARA A MORTE NO HOSPITAL COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE – O OLHAR DE PROFISSIONAIS DA UTI NEONATAL
Título(s) alternativo(s): Education for death in hospitals as a humanization strategy in health. – the professionals‟ view of the Neonatal UTI
Autor: MORAIS, ANGELA 
Primeiro orientador: Guimarães, Rafael Siqueira de
Resumo: A morte constitui um tema de difícil abordagem, especialmente considerando o atual momento histórico no qual é evitada e silenciada. Embora haja resistência em discuti-la, a morte está presente em todos os contextos humanos, com destaque para o ambiente hospitalar onde afeta pacientes, familiares e profissionais. No presente trabalho, apresento a proposta de um projeto-piloto de Educação para a Morte, voltado a profissionais da assistência direta a recém-nascidos em UTI Neonatal (UTIN). O objetivo que guia o desenvolvimento do trabalho é avaliar a validade desse tipo de ação educativa como via de humanização em saúde. Procurou-se, nesse sentido, desenvolver uma metodologia de educação em saúde que revelou o fenômeno morte para os profissionais de saúde. O percurso metodológico contempla a fundamentação teórica, a partir de uma criteriosa seleção de fontes bibliográficas, acerca dos principais conceitos relacionados ao tema e aos aportes utilizados como inspiração teórico-metodológica, a saber, a Fenomenologia e Pesquisa-Ação. O programa em questão consistiu na realização de quatro encontros com um grupo formado por dez profissionais de diferentes categorias, nos quais procurou-se problematizar o ser-profissional perante a morte na UTIN. A atenta análise dos encontros e a incessante revisão teórica possibilitam confirmar a validade desse tipo de intervenção como estratégia de humanização em saúde. Humanização no que diz respeito aos trabalhadores que são escutados e acolhidos em suas questões existenciais e dilemas práticos e, também, humanização no que tange aos usuários que podem ser beneficiados por uma assistência mais sensível às suas necessidades de saúde. Da análise resulta um rol de categorias, aqui definidas como “unidades de significação e sentido”, que consistem nas seguintes: a) Sentidos e sentimentos da morte – da falta de sentido ao sentido pleno de existir; b) O ser-profissional de saúde – questões de formação, gênero e categorias profissionais; c) Relação espiritualidade/religiosidade e morte e a busca por sentido; d) A morte do bebê – especificidades de um fenômeno antinatural; e) Falando de Morte na UTI Neonatal – a experiência de um programa de Educação para a Morte. A análise e discussão teórica dessas unidades permite afirmar que a metodologia desenvolvida mostrou-se um efetivo recurso educativo no campo da saúde, à medida que favorece a constituição de trocas solidárias entre os atores envolvidos no processo, aqui entendidos como seres-de-direitos
Abstract: Death is a difficult subject, especially if we consider the current historical moment where is avoided and silenced. Despite the unwillingness to discuss it, death is present in all human contexts, in particular, in the hospital environment where it affects patients, family members and professionals. In this paper, I present the proposal of a pilot project of Education for Death, aimed at professionals of direct assistance to newborns in Neonatal UTI (UTIN), the intensive care unit. The objective that guides the development of this work is to evaluate the validity of this type of educational practice as a way of humanization in health service. Given the abovementioned, a new methodology of health education was needed to be invented, and it revealed the phenomenon of death for professionals in health department. The methodological course contemplates the theoretical fundaments, based on a careful selection of bibliographic sources about the main concepts related to the subject and the contributions used as a theoretical and methodological inspiration, namely, Phenomenology and Research-Action. The program in question consisted of four meetings with a group of ten professionals from different categories, where it was sought to problematize the fact of being a professional facing the death in the UTIN. The thorough analysis of meetings and the incessant theoretical revision enables us to confirm the validity of this type of intervention as a humanization strategy in health service for professionals who are listened to and being understood with their existential issues and practical dilemmas. In the same way, this humanization concerns the patients and their relatives who can be benefited by a closer and more sensitive assistance to their healthy needs. The analysis is a set of categories here defined as "units of meaning and sense", which are the following: a) Senses and feelings of death - from lack of meaning to the full meaning of the existence; b) The professional-health-being - issues : training, gender and professional categories; c) Relationship between spirituality / religiosity /death, and the search for meaning; d) The death of the baby - specificities of an unnatural phenomenon; e) Speaking of Death in the Neonatal ICU - the experience of a program of Education for Death. The analysis and theoretical discussion of these units allows us to affirm that the methodology developed has proved to be an effective educational resource in the health field, knowing that it favors the constitution of solidarity exchanges between the actors involved in the process, here understood as rights-beings.
Palavras-chave: morte
UTI Neonatal
humanização em saúde
educação para a morte
death
intensive care unit for newborns
Neonatal UTI
humanization in health department
education for death
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: MORAIS, ANGELA. A EDUCAÇÃO PARA A MORTE NO HOSPITAL COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE – O OLHAR DE PROFISSIONAIS DA UTI NEONATAL. 2017. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/866
Data de defesa: 27-Jun-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELA MORAIS DA SILVA.pdfANGELA MORAIS1,52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.