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dc.creatorBATISTA, VALDONI RIBEIRO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6703584716573710por
dc.contributor.advisor1Rauen, Margarida Gandara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8196003641649326por
dc.date.accessioned2017-12-12T15:05:13Z-
dc.date.issued2017-05-25-
dc.identifier.citationBATISTA, VALDONI RIBEIRO. A DESNATURALIZAÇÃO DO ANDROCENTRISMO POR MEIO DE UMA PRÁTICA DE PESQUISA-AÇÃO NO ESTÁGIO DE LICENCIATURA EM ARTE-EDUCAÇÃO DA UNICENTRO. 2017. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/864-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa-ação realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Arte-Educação da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná). Seus objetivos foram: problematizar o androcentrismo do campo da arte e incentivar a inclusão de mulheres artistas em práticas pedagógicas. As diretrizes vigentes para a disciplina de Arte nos níveis fundamental e médio (PCN e DCE-Arte do Paraná) abrangem a temática de gênero, mas o androcentrismo não é um componente curricular explícito. No entanto, minimizar o androcentrismo requer a sua discussão, em favor de uma perspectiva de gênero mais ampla na construção do repertório de professores em formação. Utilizamos, como aporte teórico, a praxiologia Bourdieusiana com ênfase nos conceitos de violência simbólica, valor simbólico negativo e habitus para analisar um diário de pesquisa da prática da pesquisa-ação (DIONNE, 2007). Numa primeira etapa, verificou-se a recorrência de nomes de artistas homens e mulheres nas pastas de estágio supervisionado produzidos entre 2012 e 2015, sendo mais frequentes os nomes de artistas homens. Numa segunda etapa, implementou-se a pesquisa-ação com licenciandos da turma de 2016, objetivando desenvolver a maior representatividade de gênero nas práticas de ensino em Arte, decorrente da complementação de conteúdos curriculares acerca de mulheres artistas na disciplina de Estágio Supervisionado.por
dc.description.abstractThis paper presents the results of an action-research project that was carried out with students of the undergraduate degree program of Art Education at Unicentro (Midwestern State University, Paraná, Brazil), focusing on the problem of androcentrism in the field of Art and fostering the inclusion of women artists in pedagogical practices. The current standards for the teaching of Art in middle and high-school levels (both the National Brazilian Guidelines or “PCN”, and the Recommendations for the state of Paraná or “DCEs”) cover gender themes, but androcentrism is not an explicit topic. Nevertheless, its discussion is indispensable for it to be reduced, so that a broader gender perspective is achieved in the repertoire of future teachers. I have worked from the theoretical stance of Pierre Bourdieu’s praxeologywith an emphasis on the concepts of symbolic violence, negative symbolic value, and habitus in order to analyze an action-research field notebook. Firstly, the recurrence of male and female artist names with a dominance of male artists was found as I appraised the practicum portfolios produced from 2012 through 2015. The second part of my work consisted in engaging the 2016 class in action-research, with the objective of developing more gender-representative Art teaching projects, as a result of adding curriculum contents about women artists in the Supervised Practicum course.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-12-12T15:05:13Z No. of bitstreams: 1 VALDONI RIBEIRO BATISTA.pdf: 2866883 bytes, checksum: c80752faebab67fb7c1d0349c17ccb55 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-12T15:05:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VALDONI RIBEIRO BATISTA.pdf: 2866883 bytes, checksum: c80752faebab67fb7c1d0349c17ccb55 (MD5) Previous issue date: 2017-05-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3744/VALDONI%20RIBEIRO%20BATISTA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Pedagogiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectculturapor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectensino de artepor
dc.subjectfeminismopor
dc.subjectgêneropor
dc.subjectcultureeng
dc.subjectcurriculumeng
dc.subjectteaching of arteng
dc.subjectfeminismeng
dc.subjectgendereng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA DESNATURALIZAÇÃO DO ANDROCENTRISMO POR MEIO DE UMA PRÁTICA DE PESQUISA-AÇÃO NO ESTÁGIO DE LICENCIATURA EM ARTE-EDUCAÇÃO DA UNICENTROpor
dc.title.alternativeAction-research as a tool for the denaturalization of androcentrism in an undergraduate teaching degree of Art Education at Unicentro, Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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