Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/864
Tipo do documento: Dissertação
Título: A DESNATURALIZAÇÃO DO ANDROCENTRISMO POR MEIO DE UMA PRÁTICA DE PESQUISA-AÇÃO NO ESTÁGIO DE LICENCIATURA EM ARTE-EDUCAÇÃO DA UNICENTRO
Título(s) alternativo(s): Action-research as a tool for the denaturalization of androcentrism in an undergraduate teaching degree of Art Education at Unicentro, Brazil
Autor: BATISTA, VALDONI RIBEIRO 
Primeiro orientador: Rauen, Margarida Gandara
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa-ação realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Arte-Educação da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná). Seus objetivos foram: problematizar o androcentrismo do campo da arte e incentivar a inclusão de mulheres artistas em práticas pedagógicas. As diretrizes vigentes para a disciplina de Arte nos níveis fundamental e médio (PCN e DCE-Arte do Paraná) abrangem a temática de gênero, mas o androcentrismo não é um componente curricular explícito. No entanto, minimizar o androcentrismo requer a sua discussão, em favor de uma perspectiva de gênero mais ampla na construção do repertório de professores em formação. Utilizamos, como aporte teórico, a praxiologia Bourdieusiana com ênfase nos conceitos de violência simbólica, valor simbólico negativo e habitus para analisar um diário de pesquisa da prática da pesquisa-ação (DIONNE, 2007). Numa primeira etapa, verificou-se a recorrência de nomes de artistas homens e mulheres nas pastas de estágio supervisionado produzidos entre 2012 e 2015, sendo mais frequentes os nomes de artistas homens. Numa segunda etapa, implementou-se a pesquisa-ação com licenciandos da turma de 2016, objetivando desenvolver a maior representatividade de gênero nas práticas de ensino em Arte, decorrente da complementação de conteúdos curriculares acerca de mulheres artistas na disciplina de Estágio Supervisionado.
Abstract: This paper presents the results of an action-research project that was carried out with students of the undergraduate degree program of Art Education at Unicentro (Midwestern State University, Paraná, Brazil), focusing on the problem of androcentrism in the field of Art and fostering the inclusion of women artists in pedagogical practices. The current standards for the teaching of Art in middle and high-school levels (both the National Brazilian Guidelines or “PCN”, and the Recommendations for the state of Paraná or “DCEs”) cover gender themes, but androcentrism is not an explicit topic. Nevertheless, its discussion is indispensable for it to be reduced, so that a broader gender perspective is achieved in the repertoire of future teachers. I have worked from the theoretical stance of Pierre Bourdieu’s praxeologywith an emphasis on the concepts of symbolic violence, negative symbolic value, and habitus in order to analyze an action-research field notebook. Firstly, the recurrence of male and female artist names with a dominance of male artists was found as I appraised the practicum portfolios produced from 2012 through 2015. The second part of my work consisted in engaging the 2016 class in action-research, with the objective of developing more gender-representative Art teaching projects, as a result of adding curriculum contents about women artists in the Supervised Practicum course.
Palavras-chave: cultura
currículo
ensino de arte
feminismo
gênero
culture
curriculum
teaching of art
feminism
gender
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: BATISTA, VALDONI RIBEIRO. A DESNATURALIZAÇÃO DO ANDROCENTRISMO POR MEIO DE UMA PRÁTICA DE PESQUISA-AÇÃO NO ESTÁGIO DE LICENCIATURA EM ARTE-EDUCAÇÃO DA UNICENTRO. 2017. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/864
Data de defesa: 25-Mai-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALDONI RIBEIRO BATISTA.pdfVALDONI RIBEIRO BATISTA2,8 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.