Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKUTZMY, SERGIO LUIZ-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0896402977082666por
dc.contributor.advisor1Krause-Lemke, Cibele-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6827638510072708por
dc.date.accessioned2017-12-12T13:02:50Z-
dc.date.issued2017-03-28-
dc.identifier.citationKUTZMY, SERGIO LUIZ. CULTURA HÍBRIDA E ENSINO: VOZES DE ALUNOS E PROFESSORES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE MULTICULTURAL/MULTILINGUÍSTICA DE DESCENDENTES DE UCRANIANOS EM PRUDENTÓPOLIS – PR. 2017. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/863-
dc.description.resumoA dissertação tem como objetivo fazer um estudo da ocorrência do hibridismo cultural, linguístico e de identidade no município de Prudentópolis-PR. A pesquisa parte do estudo sobre o movimento imigratório da chamada grande imigração ocorrida no final do século XIX e início do século XX, e a colonização ucraniana no Paraná e de forma especial em Prudentópolis. O estudo analisa se há manutenção da cultura ucraniana local e como os direitos linguísticos do grupo étnico estão sendo garantidos. Assim, por meio desta pesquisa, busca-se averiguar se estão sendo realizadas ações que reverberaram a cultura e a identidade étnica no município de Prudentópolis, consideradas as propostas educacionais para atender as demandas do pluri/multiculturalismo, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, nº 9394/96, no artigo 78. O estudo desenvolveu-se em duas comunidades escolares localizadas na zona rural do município de Prudentópolis. Para a realização da pesquisa, denominamos os colégios pesquisados, como colégios A e colégio B, sendo que, o colégio A é o único colégio da rede estadual de ensino do Paraná a possuir em sua matriz curricular a garantia da língua ucraniana, já o colégio B, possui a oferta de língua ucraniana em contraturno através do programa de Centro de Língua Estrangeira Moderna (CELEM). No trabalho, fazemos o mapeamento da descendência étnica das comunidades escolares estudadas, de questões referentes ao uso da língua ucraniana nas comunidades escolares e nas comunidades em que residem, no intuito de identificar a importância do ensino dessa língua nas comunidades. A pesquisa abarca temas como o bilinguismo escolar, o hibridismo, a cultura, a identidade e o movimento imigratório. O estudo apresenta dados que revelam o desejo das comunidades escolares pela garantia do ensino da língua ucraniana no contexto escolar, na perspectiva de preservar e reverberar a cultura ucraniana local. A dissertação revela que a cultura local não pode ser considerada como pura, mas, fruto de processos de hibridismos. A partir dos depoimentos e estudos nas comunidades estudadas, percebemos a falta de investimento material e imaterial por parte das políticas públicas. Os resultados apontam, também, para a fragilidade das leis educacionais voltadas aos grupos étnicos.por
dc.description.abstractThis master thesis aims at investigating the occurrence of cultural, linguistic and identity hybridism in the city of Prudentópolis-PR, considering the immigration movement, the so-called great immigration, which occurred in the late nineteenth and early twentieth century, and the Ukrainian colonization in Paraná, especially in Prudentópolis. The analysis revolves on whether there is maintenance of the local Ukrainian culture and how the linguistic rights of this ethnic group are being guaranteed. Thus, through this study, it is sought to verify whether actions that reverberate the culture and ethnic identity in the city of Prudentópolis are being carried out, taking into account the educational proposals to meet the demands of pluri/multiculturalism assured in the National Education Law (LDB), No 9394/96 - 78. Data was collected in two school communities - denominated in this study as School A and School B - located in the rural area of the city of Prudentópolis. School A is the only public institution to have Ukrainian as an additional language in its curriculum in Paraná; while School B offers Ukrainian after school activities through a program for the teaching of modern additional languages (known as CELEM). The ethnic origin of the school communities and issues related to the use of Ukrainian in these schools and also in the communities in which the schools reside were mapped in order to identify the importance of teaching the language in these communities. The study covers topics such as school bilingualism, hybridism, culture, identity and the immigrant movement. Data reveals the desire of the school communities to ensure the teaching of Ukrainian in the school context, with the intention of preserving and reverberating the local Ukrainian culture. Results show that local culture cannot be considered pure, but as a result of hybridism processes. Through testimonies and inquiries in these communities, it is possible to perceive the lack of material and immaterial investment by public policies, fact that points to the fragility of educational laws created for ethnic groups.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-12-12T13:02:50Z No. of bitstreams: 1 SERGIO LUIZ KUTZMY.pdf: 1465742 bytes, checksum: dbc051084832f5ce3c99e4df33bd04d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-12T13:02:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SERGIO LUIZ KUTZMY.pdf: 1465742 bytes, checksum: dbc051084832f5ce3c99e4df33bd04d9 (MD5) Previous issue date: 2017-03-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3750/SERGIO%20LUIZ%20KUTZMY.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Pedagogiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura Hibridapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectHybrid cultureeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCULTURA HÍBRIDA E ENSINO: VOZES DE ALUNOS E PROFESSORES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE MULTICULTURAL/MULTILINGUÍSTICA DE DESCENDENTES DE UCRANIANOS EM PRUDENTÓPOLIS – PRpor
dc.title.alternativeHybrid culture and teaching: Voices of students and teachers about the constitution of the multicultural/multilinguistic identity of ukrainian descendants in Prudentópolis - Preng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SERGIO LUIZ KUTZMY.pdfSERGIO LUIZ KUTZMY1,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.