Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/863
Tipo do documento: Dissertação
Título: CULTURA HÍBRIDA E ENSINO: VOZES DE ALUNOS E PROFESSORES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE MULTICULTURAL/MULTILINGUÍSTICA DE DESCENDENTES DE UCRANIANOS EM PRUDENTÓPOLIS – PR
Título(s) alternativo(s): Hybrid culture and teaching: Voices of students and teachers about the constitution of the multicultural/multilinguistic identity of ukrainian descendants in Prudentópolis - Pr
Autor: KUTZMY, SERGIO LUIZ 
Primeiro orientador: Krause-Lemke, Cibele
Resumo: A dissertação tem como objetivo fazer um estudo da ocorrência do hibridismo cultural, linguístico e de identidade no município de Prudentópolis-PR. A pesquisa parte do estudo sobre o movimento imigratório da chamada grande imigração ocorrida no final do século XIX e início do século XX, e a colonização ucraniana no Paraná e de forma especial em Prudentópolis. O estudo analisa se há manutenção da cultura ucraniana local e como os direitos linguísticos do grupo étnico estão sendo garantidos. Assim, por meio desta pesquisa, busca-se averiguar se estão sendo realizadas ações que reverberaram a cultura e a identidade étnica no município de Prudentópolis, consideradas as propostas educacionais para atender as demandas do pluri/multiculturalismo, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, nº 9394/96, no artigo 78. O estudo desenvolveu-se em duas comunidades escolares localizadas na zona rural do município de Prudentópolis. Para a realização da pesquisa, denominamos os colégios pesquisados, como colégios A e colégio B, sendo que, o colégio A é o único colégio da rede estadual de ensino do Paraná a possuir em sua matriz curricular a garantia da língua ucraniana, já o colégio B, possui a oferta de língua ucraniana em contraturno através do programa de Centro de Língua Estrangeira Moderna (CELEM). No trabalho, fazemos o mapeamento da descendência étnica das comunidades escolares estudadas, de questões referentes ao uso da língua ucraniana nas comunidades escolares e nas comunidades em que residem, no intuito de identificar a importância do ensino dessa língua nas comunidades. A pesquisa abarca temas como o bilinguismo escolar, o hibridismo, a cultura, a identidade e o movimento imigratório. O estudo apresenta dados que revelam o desejo das comunidades escolares pela garantia do ensino da língua ucraniana no contexto escolar, na perspectiva de preservar e reverberar a cultura ucraniana local. A dissertação revela que a cultura local não pode ser considerada como pura, mas, fruto de processos de hibridismos. A partir dos depoimentos e estudos nas comunidades estudadas, percebemos a falta de investimento material e imaterial por parte das políticas públicas. Os resultados apontam, também, para a fragilidade das leis educacionais voltadas aos grupos étnicos.
Abstract: This master thesis aims at investigating the occurrence of cultural, linguistic and identity hybridism in the city of Prudentópolis-PR, considering the immigration movement, the so-called great immigration, which occurred in the late nineteenth and early twentieth century, and the Ukrainian colonization in Paraná, especially in Prudentópolis. The analysis revolves on whether there is maintenance of the local Ukrainian culture and how the linguistic rights of this ethnic group are being guaranteed. Thus, through this study, it is sought to verify whether actions that reverberate the culture and ethnic identity in the city of Prudentópolis are being carried out, taking into account the educational proposals to meet the demands of pluri/multiculturalism assured in the National Education Law (LDB), No 9394/96 - 78. Data was collected in two school communities - denominated in this study as School A and School B - located in the rural area of the city of Prudentópolis. School A is the only public institution to have Ukrainian as an additional language in its curriculum in Paraná; while School B offers Ukrainian after school activities through a program for the teaching of modern additional languages (known as CELEM). The ethnic origin of the school communities and issues related to the use of Ukrainian in these schools and also in the communities in which the schools reside were mapped in order to identify the importance of teaching the language in these communities. The study covers topics such as school bilingualism, hybridism, culture, identity and the immigrant movement. Data reveals the desire of the school communities to ensure the teaching of Ukrainian in the school context, with the intention of preserving and reverberating the local Ukrainian culture. Results show that local culture cannot be considered pure, but as a result of hybridism processes. Through testimonies and inquiries in these communities, it is possible to perceive the lack of material and immaterial investment by public policies, fact that points to the fragility of educational laws created for ethnic groups.
Palavras-chave: Cultura Hibrida
Educação
Identidade
Hybrid culture
Teaching
Identity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: KUTZMY, SERGIO LUIZ. CULTURA HÍBRIDA E ENSINO: VOZES DE ALUNOS E PROFESSORES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE MULTICULTURAL/MULTILINGUÍSTICA DE DESCENDENTES DE UCRANIANOS EM PRUDENTÓPOLIS – PR. 2017. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/863
Data de defesa: 28-Mar-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SERGIO LUIZ KUTZMY.pdfSERGIO LUIZ KUTZMY1,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.