Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/861
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | DIVERSIDADE RELIGIOSA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PERCEPÇÕES CULTURAIS DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO |
Autor: | TOLEDO, JESSICA MUSTEFAGA DE |
Primeiro orientador: | Germinari, Geyso Dongley |
Resumo: | O presente trabalho busca discutir questões acerca da diversidade religiosa na sociedade, especialmente no ambiente escolar e na vida dos jovens, por meio de um estudo de caso num colégio estadual de Irati-PR, com foco nos estudantes do último ano do Ensino Médio. O objetivo principal foi estudar as percepções culturais de jovens estudantes de Ensino Médio sobre diversidade religiosa. Para tanto, o trabalho se deu por meio de pesquisa teórica em que buscou-se aprofundamento sobre temas como cultura, diversidade, cultura jovem, cultura escolar, diversidade religiosa e direitos humanos, e de pesquisa de campo com uso de questionários, entrevistas, observação e interpretação de documentos escritos, como Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e de materiais didáticos de Ensino Religioso que a instituição dispunha. Desta forma, a pesquisa buscou responder a questão: Quais são as percepções culturais que jovens estudantes do último ano de Ensino Médio têm da diversidade religiosa? Os resultados revelaram que os jovens possuem certo conhecimento sobre diversidade religiosa, mas de forma ainda restrita. Embora a religiosidade apresente-se como algo importante para a maioria deles, uma vez que a maioria afirmou praticar alguma religião. Porém, o que mais chama a atenção nos resultados do trabalho são os relatos dos jovens acerca de situações de preconceito e discriminação religiosa que eles vivenciaram, inclusive no ambiente escolar e por parte de professores. Situações que descrevem e denunciam uma sociedade, que muitas vezes negligencia a diversidade e os atos de desrespeito sofridos pelas minorias religiosas. Conclui-se que os jovens consideram importante a religiosidade, porém, demonstram um conhecimento insuficiente sobre o respeito ao diverso e apontam para a necessidade que as escolas têm de realizar um trabalho verdadeiramente voltado a promoção do conhecimento e respeito da diversidade religiosa. |
Abstract: | The present work seeks to discuss issues about religious diversity in society, especially in the school environment and in the lives of young people, through a case study at a High School of Irati city, focusing on the students of the last year of high school. The main objective was to study the cultural perceptions of young high school students about religious diversity. In order to do so, the work was carried out through theoretical research in which topics such as culture, diversity, young culture, school culture, religious diversity and human rights were searched, as well as field research using questionnaires, interviews, observation And interpretation of written documents such as the Political Pedagogical Project, School Rules and the teaching materials of Religious Education that the institution had. In this way, the research sought to answer the question: What are the cultural perceptions that young students of the last year of high school have of religious diversity? The results revealed that young people have some knowledge about religious diversity, but still limited. Although religiosity presents itself as something important for most of them, since the majority affirmed to practice some religion. However, what draws most attention in the results of the work are the reports of young people about situations of prejudice and religious discrimination that they experienced, including in the school environment and by teachers. Situations that describe and denounce a society, which often neglects the diversity and acts of disrespect suffered by religious minorities. It is concluded that young people consider religiousness important, but they demonstrate insufficient knowledge about respect for the diverse and point to the need for schools to carry out work that is truly aimed at promoting knowledge And respect for religious diversity. |
Palavras-chave: | Diversidade Religiosa Jovens Educação Cultura Ambiente Escolar Religious Diversity Youth Education Culture School Environment |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes Unicentro::Departamento de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Citação: | TOLEDO, JESSICA MUSTEFAGA DE. DIVERSIDADE RELIGIOSA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PERCEPÇÕES CULTURAIS DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO. 2017. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/861 |
Data de defesa: | 23-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JESSICA MUSTEFAGA DE TOLEDO.pdf | JESSICA MUSTEFAGA DE TOLEDO | 1,11 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.