Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/858
Tipo do documento: Dissertação
Título: UM “TEMPLO DA CIVILIZAÇÃO” NO “CORAÇÃO DO PARANÁ”: O GRUPO ESCOLAR VISCONDE DE GUARAPUAVA (1912-1942) VISTO A PARTIR DA IMPRENSA
Título(s) alternativo(s): A "TEMPLE OF CIVILIZATION" IN THE "PARANÁ´S HEART": THE SCHOOL GROUP VISCONDE DE GUARAPUAVA (1912-1942) CONSIDERED FROM NEWSPAPERS
Autor: PRESTES, RODRIGO EVARISTO 
Primeiro orientador: Herold Júnior, Carlos
Primeiro coorientador: Nóbrega, Paulo de
Resumo: Esta dissertação fez uma análise bibliográfica e documental da história do Grupo Escolar Visconde de Guarapuava entre 1912 e 1942. Partindo de um estudo contextualizatório, iniciando do mais amplo para o mais específico, retomamos a literatura educacional do advento dos Grupos Escolares no Brasil. Estudamos o que eram essas instituições e como elas se consolidaram como o principal instrumento estatal de educação pública no cenário urbano brasileiro. Usando o método dialético de análise, pesquisamos o que representou o surgimento dessas instituições no Paraná no início do século XX, e toda a simbologia republicana inserida no contexto educacional. Em Guarapuava, em face ao lento desenvolvimento social e econômico da cidade no século XIX, a educação pública foi caracterizada pela falta de estímulo social e estatal. Essa precariedade passou a ser remediada pelo governo com a fundação Grupo Escolar em 1912, com a reunião das 5 Escolas Isoladas na área urbana de Guarapuava. Depois de ser batizado como Grupo Escolar Visconde de Guarapuava em 1920, a instituição, em teoria, tornou-se reconhecida como um "templo da civilização" no "coração do Paraná", a instituição aglutinadora primaz na educação das crianças, dos "guarapuavaninhos". O Republicanismo, a Educação Moral e Cívica, o respeito, a disciplina, o patriotismo, entre outros, eram os valores norteadores propagados no Grupo Escolar, por meio de práticas pedagógicas "doutrinadoras", muito elogiadas e difundidas pelos jornais locais. Contudo, na prática, vimos que a administração do Grupo Escolar, por vezes, pecava na organização pedagógica e na manutenção do prédio, tornando-se essas as principais razões para críticas feitas por especialistas e autoridades.
Abstract: This thesis is a bibliographical and documentary analysis of the history of the School Group Visconde de Guarapuava between 1912 and 1942. Starting from the wider to the more specific contextualization, we return to the educational literature which studies the advent of School Groups in Brazil. We study what were those institutions and how they have been consolidated as the main tool of State Public Education in urban landscapes. Using the dialectical method of analysis, we researched what represented the emergence of these institutions in Paraná in the early twentieth century within the whole Republican symbology in which they were inserted in the educational context. In Guarapuava, in the face of slow social and economic development of the city in the nineteenth century, public education was characterized by the lack of State and social stimulus. This precariousness was thought to be remedied by the government from the School Group Foundation in 1912 with the meeting of 5 isolated schools in the urban area of Guarapuava. After being named as School Group Visconde de Guarapuava only in 1920, the institution, in theory, became recognized as "civilization temple" in the "heart of Parana", unifying institutions of primary in the education of children, the “guarapuavaninhos”. The Republicanism, Moral and Civic Education, respect, discipline, patriotism, among others, were guiding values proclaimed in the School Group through pedagogical practices of "indoctrination", highly praised and publicized by local newspapers. However, in practice we saw that the administration of the School Group, sometimes, undersaw the pedagogical organization and maintenance of the building, which became one of the main reasons for criticisms levelled from experts and authorities.
Palavras-chave: Grupos Escolares
Republicanismo
Guarapuava
School Groups
Republicanism
Guarapuava
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: PRESTES, RODRIGO EVARISTO. UM “TEMPLO DA CIVILIZAÇÃO” NO “CORAÇÃO DO PARANÁ”: O GRUPO ESCOLAR VISCONDE DE GUARAPUAVA (1912-1942) VISTO A PARTIR DA IMPRENSA. 2016. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/858
Data de defesa: 26-Ago-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO EVARISTO PRESTES.pdfRODRIGO EVARISTO PRESTES1,5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.