Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/857
Tipo do documento: Dissertação
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE) NO ESTADO DO PARANÁ E A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO ESCOLAR
Autor: GASPARELO, RAYANE REGINA SCHEIDT 
Primeiro orientador: Schneckenberg, Marisa
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/PR, seu desenvolvimento, implementação e possível contribuição na formação contínua dos gestores das instituições estaduais de ensino. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico, a abordagem do ciclo de políticas (Mainardes, 2006; Mainardes e Gandin, 2013; Tello, 2012); a contribuição de autores que discutem as concepções de formação continuada (Imbérnon, 2009; Vaillant e Marcelo, 2012; Nóvoa, 1995;), bem como autores na área de gestão escolar (Paro, 2011; Ferreira, 2013; Souza, 2003). No decorrer do trabalho, buscamos fundamentar o texto com os conceitos de habitus, campo e poder simbólico de Bourdieu (2003, 2004, 2011a, 2011b, 2011c), a fim de melhor compreender os mecanismos de conservação e reprodução que operam nas atividades humanas. A pesquisa abrangeu o contexto de artigos, dissertações e teses sobre o PDE, para melhor demarcar a especificidade do estudo que estávamos propondo; a seguir, envolveu o estudo dos antecedentes históricos, políticos e ideológicos no contexto dos governos Jaime Lerner e Roberto Requião, bem como as experiências de formação contínua e gestão daquela época; prosseguindo, realizou-se a análise do texto oficial que organiza o PDE; e por fim investigou-se o contexto da prática por meio de entrevista com os coordenadores do programa, tanto no âmbito da Unicentro/I, como no Núcleo Regional de Educação, e quatro Professores PDE que realizaram a formação em gestão escolar no período de 2007 a 2012. As principais conclusões foram que em 2004 na elaboração do Plano de Carreira do Magistério, surge o PDE com a reinvindicação de representantes do Sindicato dos Professores. Pretendia-se que este programa abarcasse princípios diferentes do que até então se tinha. O desafio era ultrapassar os modelos informativos, para criar um modelo reflexivo, no qual os docentes tivessem a oportunidade de refletir sobre seu trabalho e de todo o contexto que o cerca; o texto, no qual, estão os pressupostos conceituais, a fundamentação político-pedagógica, o plano integrado de formação contínua e a avaliação da aprendizagem no Programa retrata uma concepção de formação continuada, cujo objetivo é valorizar o conhecimento docente, as situações vivenciadas no âmbito da sua prática, bem como incentivar o ensino, a pesquisa e após a intervenção na realidade escolar; a proposta destaca ainda que a profissionalidade docente, desenvolve-se e precisa ser compreendida dentro de um contexto marcado pelas contradições dos sistemas político, econômico, social e cultural, frente ao desenvolvimento das forças produtivas, percebendo limites e suas possibilidades na formação dos sujeitos; no que tange a percepção dos participantes desta pesquisa, compreendemos que a concepção que os mesmos têm sobre a formação é coerente com os pressupostos conceituais do programa e quanto a formação continuada dos gestores, os relatos demonstraram satisfação com o programa e possibilidade de pensar a gestão da escola numa perspectiva dialógica e democrática.
Abstract: The objective of the present research was to analyze the Educational Development Program - PDE / PR, as well as, its development, implementation and possible contribution to the continuous formation of the managers that make part of the state educational institutions. It was used as a theoretical framework, the approach of the policy cycle (Mainardes, 2006; Mainardes and Gandin, 2013; Tello, 2012); the contribution of authors who discuss the concepts of continuing education (Imbernon, 2009; Vaillant and Marcelo, 2012; Nóvoa, 1995), as well as authors in school management area (Paro, 2011; Ferreira, 2013; Souza, 2003). Through this research we tried to base the concepts of “habitus”, “filed and symbolic power” of Bordieu (2003, 2004, 2011a, 2011b, 2011c) in order to understand better the conservation and reproduction of the mechanisms that conduct the human activities. The research has covered the context of articles, dissertations and theses about PDE, to demarcate the specificity of the study we were proposing; then it has involved the study of historical background, political and ideological in the governments context of Jaime Lerner and Roberto Requiao, as well as, the experiences of continuous formation and management of that time; continuing, the analysis of official texts that organizes the PDE was carried out, and finally the context of the day-a-day practice was investigated through interviews with the program coordinators, both in Unicentro, as the Regional Education Center and four PDE teachers who performed the continuous formation in school management from 2007 to 2012. The main conclusions were that in 2004 with the claims of the Teachers' Union representatives, the PDE emerges with the Magisterium Career Plan. It was intended that this program comprised different principles than the ones it used to have. The challenge was to surpass the informative models to create a reflexive model, in which the docents could have the opportunity to think over their job, and all the context that surround them; the text in which are the conceptual assumptions, the political and pedagogical justification, the integrated plan of continuing formation and the evaluation of learning in the program, portrays a conception of continuing education, which aims to enhance the teaching knowledge. The situations experienced under their practice environment, as well as, encourage the teaching, the research and after the intervention at school reality; the proposal also points out that the professionality teaching, develops and must be understood within a marked context by the contradictions of the political, economic, social and cultural systems, comparing to the development of productive forces, realizing the limits and possibilities of the professionals formation; regarding the participants perception of this research, we understand that the concept they have about formation is consistent with the conceptual assumptions of the program, about the managers continuous formation the reports showed how meaningful it was the research and allowed to think the school management in a democratic perspective.
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais
Desenvolvimento profissional dos gestores
Programa de desenvolvimento educacional
educational public policies
managers professional development
educational development program
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: GASPARELO, RAYANE REGINA SCHEIDT. POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE) NO ESTADO DO PARANÁ E A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO ESCOLAR. 2016. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/857
Data de defesa: 31-Mar-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAYANE REGINA SCHEIDT GASPARELO.pdfRAYANE REGINA SCHEIDT GASPARELO2,65 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.