Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/855
Tipo do documento: Dissertação
Título: DO SILÊNCIO ÀS VOZES: BIBLIOTECA ESCOLAR SOB O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS
Autor: NUNES, MARISTELA APARECIDA
Primeiro orientador: Lira, Aliandra Cristina Mesomo
Resumo: Muito embora neste início de século XXI estudos das mais diversas áreas tenham proporcionado um conhecimento mais amplo do desenvolvimento infantil, ainda não é garantido à criança o direito de ter seus interesses e especificidades devidamente reconhecidos. Ademais, observa-se que dentro da instituição escolar, a criança, assim como a biblioteca escolar - elementos fundamentais do processo educativo - encontram-se igualmente desvalorizados. Contudo, estudos da área da infância apoiados nos pressupostos da Sociologia e Antropologia da infância (1990), apontam para a necessidade de se olhar as crianças com outros olhos, considerando-as como produtoras de história e cultura, pensadas na construção das relações sociais. Similarmente, a biblioteca escolar precisa ser ressignificada como um local de incentivo à leitura, construção de conhecimento, da cultura, do estímulo ao gosto pela leitura e de constituição dos sujeitos críticos. Diante do exposto, esta pesquisa se justifica pelo necessário desenvolvimento da consideração da cultura infantil, da escuta e do reconhecimento dos interesses das crianças, assim como também da compreensão das crianças como sujeitos ativos nas práticas educacionais -que consideramos imprescindíveis no âmbito escolar quanto no social - e pela vivência profissional da pesquisadora como educadora atuante em uma biblioteca escolar. Assim, objetivamos com este estudo, reconhecer e problematizar a percepção da biblioteca do ponto de vista das crianças. Esse objetivo maior se desdobrou em outros: apresentar questões históricas e as potencialidades da biblioteca escolar, oportunizar à criança expor suas ideias sobre a biblioteca escolar, identificar como estáorganizado o espaço da biblioteca na instituição pesquisada e quais práticas são ali desenvolvidas. Esta pesquisa construiu-se mediante um estudo bibliográfico e de campo. Nos pautamos na literatura da área da infância e da biblioteca escolar. Por caracterizar-se de natureza qualitativa, nos firmamos nos postulados de Ludke e André (1986), Fazenda (2008) e Triviños (2009). Os procedimentos metodológicos adotados foram a entrevista semiestruturada sob os postulados de Manzini (2003) e Kaufmann (2013) e a observação (in loco) do espaço físico da biblioteca, sendo que o tratamento dos dados se assentou na análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os sujeitos da pesquisa foram crianças, estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo que a coleta de dados aconteceu na biblioteca de uma escola municipal da cidade de Guarapuava/PR. De forma geral, as conversas com as crianças nos revelaram que elas gostam de frequentar a biblioteca e que gostariam de ir mais vezes a esse espaço, que a biblioteca é um lugar de silêncio, que exige imobilidade, e que elas possuem o desejo de poderem manusear mais os livros tal como o empréstimo domiciliar. Este estudo nos possibilitou reconhecer que, muitas vezes, a criança é silenciada na escola e sua participação limita-se a ficar sentada e calada. Além disso, percebemos que a própria existência ou ausência da biblioteca no interior da escola evidencia uma concepção de ensino, de criança e de formação humana.
Abstract: Although at the beginning of the XXI century studies from several fields have provided a wider knowledge of child development, it is still not guaranteed to the child the right to have their interests and specific needs properly recognized. Furthermore, it is observed that in the school, the child, as well as the school library - key elements on the educational process - are also devaluated. However, childhood area studies supported by assumptions of Sociology and Childhood Anthropology (1990), point out to the need of looking at children with different eyes, considering them as producers of history and culture, thought in the construction of social relations. Similarly, the school library must be re-signified as a place to encourage reading, acquiring knowledge, culture, encouraging the taste for reading and the constitution of critical subjects. Given the above considerations, this research is justified by the necessary development of considering children's culture, listening and recognizing their interests, as well as the understanding of children as active subjects in educational practices - which we consider essential in schools and in social area - and the professional experience of the researcher as active educator in a school library. Thus, the current study aims at recognizing and discussing the perception of the library from the point of view of children. This larger goal has deployed in others: to present historical issues and the potential of the school library, create opportunities for children to expose their ideas about school library, to identify how the library space in the research institution is organized and which practices are developed there. This research was built by bibliographic and field studies. We looked into childhood area of Literature and the school library. Characterized by qualitative nature, we stand in the postulates of Ludke and Andre (1986) Fazenda (2008) and Triviños (2009). The methodological procedures were semi structured interview under the postulates of Manzini (2003) and Kaufmann (2013) and observation (in situ) of the library's physical space, and processing of the data sat on content analysis (Bardin, 2011 ). The study subjects were children, students in the early years of elementary school, and the data collection took place in the library of a municipal school in the city of Guarapuava/PR. In general, the conversations with the children showed us that they like to visit the library and would like to go more often to this space, the library is a place of silence, which requires immobility, and they have the desire to be able handle more books as with the home loan. This study enabled us to recognize that the child is often silenced in school and their participation is limited to sitting and being quiet. Also, we realized that the very existence or absence of the library in the school shows a conception of teaching, child and human development.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Leitura
Pesquisa com crianças
Infância
Educação
School library
Reading
Research with children
Childhood
Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: NUNES, MARISTELA APARECIDA. DO SILÊNCIO ÀS VOZES: BIBLIOTECA ESCOLAR SOB O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS. 2016. 184 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/855
Data de defesa: 21-Mar-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARISTELA APARECIDA NUNES.pdfMARISTELA APARECIDA NUNES1,84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.