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Tipo do documento: Dissertação
Título: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE QUESTÕES ETNICO-RACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Autor: KACZMAREK, MARÍLIA DALLA VECCKIA 
Primeiro orientador: Krause-Lemke, Cibele
Resumo: A questão central desta pesquisa diz respeito a forma como questões étnico-raciais estão senso representadas nos livros didáticos de história aprovados pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD). Procura-se entender como as normativas legais, as demandas sociais e as pesquisas acadêmicas têm influenciado a representação de grupos como indígenas, africanos e afrodescendentes e de temas como a ocupação da América Portuguesa, a escravização de africanos, o convívio entre portugueses e indígenas e a resistência à colonização em tais materiais didáticos. Constata-se que na última década, a produção acadêmica no campo da educação e, mais especificadamente, no campo do ensino da história, tem discutido e analisado como alguns grupos e problemáticas acerca dos mesmos que até pouco tempo eram estigmatizados ou excluídos dos livros didáticos têm sido incorporados nos mesmos. A análise de conteúdo dos livros didáticos de história utilizados no Ensino Fundamental brasileiro feita com base na Teoria da Representação Social de Serge Moscovici e estudiosos da área bem como estudiosos do ensino da história, mostra que as questões étnico-raciais têm sido representadas de forma diferente de 30, 20 ou 10 anos atrás, mas que essa diferença ainda não foi capaz de desconstruir algumas ideias estigmatizadas acerca de determinados grupos sociais e conhecimentos históricos acerca dos mesmos. Assim, o presente trabalho coloca em discussão essas considerações, diante da conhecida necessidade de formação de relações igualitárias (inclusive dentro e a partir da escola) e adequação dos materiais didáticos, recursos e metodologias escolares às demandas sociais, programas e normativas legais.
Abstract: The central point in this research is relate the form of How racial ethnic issues are represented In History books aproved by the National Programo of Didatic books – PNLD. Tries to understand how the legal regulations, social demands and academic research have influenced the representation of groups such as indigenous, African and African descentes and themes such as the occupation of Portuguese America, the enslavement of Africans, the interaction between portuguese and indigenous and the resistance to colonization in such didatic materials. It is noted that in the last decade, the academic production in the education field and, more specifically, in history teaching field have discussed and analyzed as some groups and problems about the same that until recently were stigmatized or excluded from didatic books teaching have been incorporated on them. The content analysis of the history didatic books used in in Brazilian elementary school made based on the Theory of Social Representation of Serge Moscovici, researchers in the area and the researchers of history education shows that ethnic and racial issues have been presented in different way from 30, 20 or 10 years ago but this difference was not yet able to deconstruct some ideas stigmatized about certain social groups and historical knowledge about them. therefore, this study set in discussion question these considerations, toward of known need for training of equal relations (including within and from school) and adequacy of didatic materials, resources and educational methodologies to social demands, programs and legal regulations.
Palavras-chave: Teoria da Representação Social
Ensino de História
Livros Didáticos
Questões étnico-raciais
Social Representation theory
History Teaching
Didatic books
ethnic and racial issues
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: KACZMAREK, MARÍLIA DALLA VECCKIA. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE QUESTÕES ETNICO-RACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. 2016. 146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/854
Data de defesa: 4-Mai-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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