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Tipo do documento: Dissertação
Título: A FLEXIBILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: os estagiários da educação infantil na rede de ensino de Guarapuava/PR
Título(s) alternativo(s): The loosening of work relations and their implications in pedagogical practice: trainees from children’s education in educational system in Guarapuava/PR
Autor: GUARAGNI, MARIANA PRADO 
Primeiro orientador: Melo, Alessandro de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações de trabalho, e as condições laborais dos estudantes/estagiários da Educação Infantil que atuam em instituições de ensino do município de Guarapuava-PR e a influência desses fatores em sua prática pedagógica. Compreende-se que o estágio remunerado, por estar no limiar tanto da esfera educativa quanto laboral, traz em sua essência um certo confronto de perspectivas, e no atual modelo que se configura, ou seja, uma atividade de trabalho flexível – flexibilidade para contratar, demitir, flexibilidade de salários, de jornada de trabalho, flexibilidade de funções etc., e precária, posto que é despida de diretos trabalhistas e previdenciários, poderia de alguma forma impactar nas práticas pedagógicas dos estudantes/estagiários. No intuito de captar essas possíveis implicações, procedeu-se a uma investigação que analisou dados quantitativos e qualitativos coletados por meio de entrevistas e questionários aplicados a vinte e duas estudantes/estagiárias da educação infantil. Para interpretação e compreensão do objeto de estudo, tomamos como guia os pressupostos teóricos e metodológicos que se sustentam na teoria social de Marx. A partir do resultado dos dados empíricos conclui-se que de fato o estágio remunerado consiste em uma atividade de trabalho flexível, precária, intensificada e explorada, que impacta negativamente nas práticas pedagógicas dos estudantes, consistindo também em uma atividade formativa com pouca relação com os pressupostos teóricos apreendidos na universidade, pois se traduz em atividades rotineiras e fragmentadas. Além do mais, identificamos que o estágio dá ênfase ao saber tácito – advindo das experiências do cotidiano, não contribuindo como uma atividade práxica, importante para a formação docente.
Abstract: The objective of this research is to analysis work relations, students/trainees’ labor conditions in Children’s Education who works in learning institutions in Guarapuava-PR and the influence of these factors in their pedagogical practice. It is understood that the remunerated traineeship is on the threshold of educational sphere as well as labor. It brings in its essence a certain clash of perspectives, since ithas educational and labor dimensions and its current model as a flexible labor activity and it can undermine in certain way students/trainees’ pedagogical practices. In other words, a kind of activity that is a flexible work – flexibility to hire and to dismiss, flexibility of salaries, work hours, functions etc and it is precarious, since there are not labor rights and social security. Based on this assumption, it was decided to carry out analyses of qualitative and quantitative data that were collected by interviews and questionnaires applied to twenty-two Children Education student/trainees. Therefore, to interpret and comprehend the object of this study it was chosen as guide the theoretical and methodological assumptions of Marx’s social theory. From the presented and discussed empiric information the conclusion was, in fact, that the remunerated traineeship is a flexible, precarious, intense and exploratory activity which impacts negatively students’ pedagogical practices, consisting in a formative activity with small relation with the theoretical assumptions learnt at the university, since activities are presented as fragmentary androutine activities. Besides, it was identified that the traineeship provides tacit knowledge that comes from daily experiences and it does not contributes to praxical activity which is important to compose the teacher’s professional formation.
Palavras-chave: Estágio Remunerado
Formação de Professores
Flexibilização do Trabalho
Educação Infantil
Remunerated Traineeship
Teacher Training
Flexible Working
Children’s Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: GUARAGNI, MARIANA PRADO. A FLEXIBILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: os estagiários da educação infantil na rede de ensino de Guarapuava/PR. 2016. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/852
Data de defesa: 30-Mar-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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