Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARCONDES, FRANCIER-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7788460519858774por
dc.contributor.advisor1Velozo, Emerson Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228700231927300por
dc.date.accessioned2017-12-06T12:07:41Z-
dc.date.issued2016-03-28-
dc.identifier.citationMARCONDES, FRANCIER. MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: COM A PALAVRA, OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/850-
dc.description.resumoO Brasil está experimentando um momento significativo para o esporte: a realização dos chamados Megaeventos Esportivos. Com isso, existe uma notável preocupação de ordem política, econômica e social que origina uma série de responsabilidades, agonias e agitações em relação às possíveis influências com os legados e cobranças que são direcionados à Educação Física escolar que por muitas vezes é tratada como base da pirâmide esportiva nacional. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo compreender como os professores atuantes na Educação Básica no município de Pitanga, PR, estabelecem relações entre o ensino da Educação Física e os Megaeventos Esportivos, ou seja, analisar os sentidos que orientam a ação docente em sua prática durante esse período. Foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica como base para o entendimento da perspectiva multifacetada que constitui o fenômeno esportivo, seja como expressão de rendimento/espetáculo ou enquanto atividade de lazer e sua inserção como conteúdo da Educação Física Escolar. A pesquisa assumiu o caráter qualitativo com finalidade descritiva e explicativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 12 professores da rede Pública de Ensino do Município de Pitanga, PR. Foi realizada a análise, com caráter interpretativo aproximando a realidade regional vivenciada no ambiente escolar com a cultura estabelecida nas relações sociais do grupo, permitindo identificar particularidades distintas nas compreensões dos professores acerca do fenômeno esportivo diante das cargas simbólicas que os Megaeventos trazem para as aulas de Educação Física, de modo a estabelecer suas relações a partir de uma diversidade de olhar sobre elementos que constituem os planejamentos e intervenções dos professores em sua prática docente.por
dc.description.abstractBrazil is experiencing a significant moment for the sport: the achievement of called Mega events Sports. With this, there is a remarkable concern of a political, economic and social committee which causes a series of responsibilities, agonies and unrest in relation to the possible influences with the legacies and collections that are directed to physical education at school that many times is treated as the base of the pyramid national sports. In this context, the present study aimed to understand how the teachers working in Basic Education in the municipality of Pitanga, PR, establish relations between the teaching of Physical Education and Sports Mega events, in other words, to examine the senses that guide the teaching action in his practice during this period. Was performed, initially, a bibliographic review as a basis for the understanding of the multi-faceted perspective which constitutes the sports phenomenon, either as an expression of income/spectacle or as a leisure activity and its Insert as content of physical education at school. The survey took over the qualitative nature with descriptive purpose and explanatory notes, by means of semi-structured interviews, carried out with 12 teachers from the public school network of the Municipality of Pitanga, PR. The analysis was performed, with interpretative character approaching the regional reality experienced in the school environment with culture established in the social relations of group, allowing you to identify distinct particularities in the understandings of teachers about the sports phenomenon face of symbolic loads that Mega events bring to their physical education classes, in order to establish their relations from a diversity of look on elements that constitute the plans and interventions of the teachers in their teaching practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-12-06T12:06:41Z No. of bitstreams: 1 FRANCIER MARCONDES.pdf: 1150076 bytes, checksum: 93f8d6f5313e8188a3e0323fa6c00348 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-12-06T12:06:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCIER MARCONDES.pdf: 1150076 bytes, checksum: 93f8d6f5313e8188a3e0323fa6c00348 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-12-06T12:07:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCIER MARCONDES.pdf: 1150076 bytes, checksum: 93f8d6f5313e8188a3e0323fa6c00348 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-06T12:07:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCIER MARCONDES.pdf: 1150076 bytes, checksum: 93f8d6f5313e8188a3e0323fa6c00348 (MD5) Previous issue date: 2016-03-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3724/FRANCIER%20MARCONDES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Pedagogiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMegaeventospor
dc.subjectEsporte Modernopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMega eventseng
dc.subjectModern sporteng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMEGAEVENTOS ESPORTIVOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: COM A PALAVRA, OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.title.alternativeMega events sports and physical education at school: with the word, teachers of basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIER MARCONDES.pdfFRANCIER MARCONDES1,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.