Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMIKOLAICZYK, FERNANDA DE ARAGÃO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387931527667086por
dc.contributor.advisor1Hidalgo, Angela Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440847179119497por
dc.date.accessioned2017-12-01T16:49:47Z-
dc.date.issued2016-03-21-
dc.identifier.citationMIKOLAICZYK, FERNANDA DE ARAGÃO. EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA E SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MEIO RURAL BRASILEIRO: AS MATRIZES CONCEITUAIS E IDEOLÓGICAS DO INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA – IICA. 2016. 243 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/848-
dc.description.resumoEste trabalho discute as concepções de desenvolvimento e educação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, elaboradas a partir dos anos 2000, para as áreas rurais brasileiras. Por meio da investigação e análise dos documentos produzidos pelo Instituto, em específico, da Série Desenvolvimento Rural Sustentável – SDRS, extraímos os dados da realidade - categorias - que nos possibilitaram apreender o movimento real do objeto pesquisado. O IICA, pertencente à Organização dos Estados Americanos - OEA, destaca-se na América Latina e Caribe, como um Organismo Internacional Especializado em Agricultura e responsável, no Brasil, por 9% de toda a Cooperação Técnica recebida pelo país. Por meio da Cooperação Técnica prestada, o Instituto materializa nos projetos, programas e políticas do Governo Federal brasileiro suas concepções de desenvolvimento e educação orientadas para a manutenção do modelo americano de sociabilidade capitalista. O IICA desenvolve e dissemina no país uma concepção de Desenvolvimento Rural Sustentável com Enfoque Territorial, voltada às pequenas propriedades rurais, como forma de fragmentar a luta dos trabalhadores no campo, afastando qualquer discussão sobre o horizonte da Reforma Agrária no país. Para potencializar essa concepção de desenvolvimento, o Instituto trabalha com uma concepção de educação não-formal e informal: a capacitação. Compreendida como o remédio para todos os problemas econômicos e sociais do meio rural brasileiro, a educação iicaiana tem como objetivos, “aliviar a pobreza” de um lado e do outro, garantir a “sustentabilidade” capitalista. Ambos os discursos do Instituto revelam, por meio dos seus slogans, a estratégia delegada à educação: de constituir-se na Panaceia de um “novo espaço rural”, no Brasil e na América Latina e Caribe. Por meio da capacitação ofertada aos pequenos agricultores rurais, o Instituto corrobora para forjar a ideia de que a educação deve fornecer as matérias-primas indispensáveis ao desenvolvimento econômico: o capital humano e o capital social.por
dc.description.abstractThis paper discusses the conceptions of development and education of the Inter-American Institute for Cooperation on Agriculture - IICA, developed from the 2000s, for Brazilian rural areas. Using the investigation and analysis of documents produced by the Institute, in specific, on the Sustainable Rural Development Series - SDRS, we extract the data from reality - categories - which enabled us seize the actual movement of the researched object. The IICA, belongs to Organization of American States - OEA, stands out in Latin America and the Caribbean, as an International Organization Specializing in Agriculture and responsible, in Brazil, for 9 % of the Technical Cooperation received by country. Through Technical Cooperation provided, the Institute materializes in projects, programs and policies the Brazilian Federal Government their conceptions of development and education oriented maintenance of American model of capitalist sociability. The IICA develops and disseminates the country a conception Sustainable Rural Development withTerritorial Focus, focused to small farms, as a way of to break the workers' struggle in the field, away any discussion on the horizon of Land Reform in the country. To power this conception of development, the Institute works with a conception of education non-formal and informal: the training. Understood as the remedy for all problems economic and social Brazilian rural, the aims of education iicaiana, “poverty alleviation” on one side and the other, ensure the “sustainability” capitalist. Two speeches of Institute reveal, through its slogans, the strategy delegated to education: to constitute the Panacea of a “new countryside”, in Brazil e and in Latin America and the Caribbean. Through training offered to small rural farmers, the Institute contributes to forge the idea that education should provide the raw materials essential to economic development: human capital and social capital.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-12-01T16:45:02Z No. of bitstreams: 1 FERNANDA DE ARAGÃO MIKOLAICZYK.pdf: 2161332 bytes, checksum: cfb294bc4bf9a3566af6551ad7e8c4ab (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by alexandre cunha (alexandre@unicentro.br) on 2017-12-01T16:49:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERNANDA DE ARAGÃO MIKOLAICZYK.pdf: 2161332 bytes, checksum: cfb294bc4bf9a3566af6551ad7e8c4ab (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by alexandre cunha (alexandre@unicentro.br) on 2017-12-01T16:49:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERNANDA DE ARAGÃO MIKOLAICZYK.pdf: 2161332 bytes, checksum: cfb294bc4bf9a3566af6551ad7e8c4ab (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-01T16:49:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERNANDA DE ARAGÃO MIKOLAICZYK.pdf: 2161332 bytes, checksum: cfb294bc4bf9a3566af6551ad7e8c4ab (MD5) Previous issue date: 2016-03-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3726/FERNANDA%20DE%20ARAG%c3%83O%20MIKOLAICZYK.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Pedagogiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCapacitaçãopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectDesenvolvimento Ruralpor
dc.subjectCapital Socialpor
dc.subjectCapital Humanopor
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectRural Developmenteng
dc.subjectSocial Capitaleng
dc.subjectHuman Capitaleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA E SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MEIO RURAL BRASILEIRO: AS MATRIZES CONCEITUAIS E IDEOLÓGICAS DO INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA – IICApor
dc.title.alternativeEducation as a political and social strategy for the development of rural Brazil: the conceptual and ideological headquarters of the Inter-American Institute for Cooperation on Agriculture - IICAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA DE ARAGÃO MIKOLAICZYK.pdfFERNANDA DE ARAGÃO MIKOLAICZYK2,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.