Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/848
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA E SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MEIO RURAL BRASILEIRO: AS MATRIZES CONCEITUAIS E IDEOLÓGICAS DO INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA – IICA
Título(s) alternativo(s): Education as a political and social strategy for the development of rural Brazil: the conceptual and ideological headquarters of the Inter-American Institute for Cooperation on Agriculture - IICA
Autor: MIKOLAICZYK, FERNANDA DE ARAGÃO 
Primeiro orientador: Hidalgo, Angela Maria
Resumo: Este trabalho discute as concepções de desenvolvimento e educação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, elaboradas a partir dos anos 2000, para as áreas rurais brasileiras. Por meio da investigação e análise dos documentos produzidos pelo Instituto, em específico, da Série Desenvolvimento Rural Sustentável – SDRS, extraímos os dados da realidade - categorias - que nos possibilitaram apreender o movimento real do objeto pesquisado. O IICA, pertencente à Organização dos Estados Americanos - OEA, destaca-se na América Latina e Caribe, como um Organismo Internacional Especializado em Agricultura e responsável, no Brasil, por 9% de toda a Cooperação Técnica recebida pelo país. Por meio da Cooperação Técnica prestada, o Instituto materializa nos projetos, programas e políticas do Governo Federal brasileiro suas concepções de desenvolvimento e educação orientadas para a manutenção do modelo americano de sociabilidade capitalista. O IICA desenvolve e dissemina no país uma concepção de Desenvolvimento Rural Sustentável com Enfoque Territorial, voltada às pequenas propriedades rurais, como forma de fragmentar a luta dos trabalhadores no campo, afastando qualquer discussão sobre o horizonte da Reforma Agrária no país. Para potencializar essa concepção de desenvolvimento, o Instituto trabalha com uma concepção de educação não-formal e informal: a capacitação. Compreendida como o remédio para todos os problemas econômicos e sociais do meio rural brasileiro, a educação iicaiana tem como objetivos, “aliviar a pobreza” de um lado e do outro, garantir a “sustentabilidade” capitalista. Ambos os discursos do Instituto revelam, por meio dos seus slogans, a estratégia delegada à educação: de constituir-se na Panaceia de um “novo espaço rural”, no Brasil e na América Latina e Caribe. Por meio da capacitação ofertada aos pequenos agricultores rurais, o Instituto corrobora para forjar a ideia de que a educação deve fornecer as matérias-primas indispensáveis ao desenvolvimento econômico: o capital humano e o capital social.
Abstract: This paper discusses the conceptions of development and education of the Inter-American Institute for Cooperation on Agriculture - IICA, developed from the 2000s, for Brazilian rural areas. Using the investigation and analysis of documents produced by the Institute, in specific, on the Sustainable Rural Development Series - SDRS, we extract the data from reality - categories - which enabled us seize the actual movement of the researched object. The IICA, belongs to Organization of American States - OEA, stands out in Latin America and the Caribbean, as an International Organization Specializing in Agriculture and responsible, in Brazil, for 9 % of the Technical Cooperation received by country. Through Technical Cooperation provided, the Institute materializes in projects, programs and policies the Brazilian Federal Government their conceptions of development and education oriented maintenance of American model of capitalist sociability. The IICA develops and disseminates the country a conception Sustainable Rural Development withTerritorial Focus, focused to small farms, as a way of to break the workers' struggle in the field, away any discussion on the horizon of Land Reform in the country. To power this conception of development, the Institute works with a conception of education non-formal and informal: the training. Understood as the remedy for all problems economic and social Brazilian rural, the aims of education iicaiana, “poverty alleviation” on one side and the other, ensure the “sustainability” capitalist. Two speeches of Institute reveal, through its slogans, the strategy delegated to education: to constitute the Panacea of a “new countryside”, in Brazil e and in Latin America and the Caribbean. Through training offered to small rural farmers, the Institute contributes to forge the idea that education should provide the raw materials essential to economic development: human capital and social capital.
Palavras-chave: Capacitação
Sustentabilidade
Desenvolvimento Rural
Capital Social
Capital Humano
Training
Sustainability
Rural Development
Social Capital
Human Capital
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: MIKOLAICZYK, FERNANDA DE ARAGÃO. EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA E SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MEIO RURAL BRASILEIRO: AS MATRIZES CONCEITUAIS E IDEOLÓGICAS DO INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA – IICA. 2016. 243 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/848
Data de defesa: 21-Mar-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA DE ARAGÃO MIKOLAICZYK.pdfFERNANDA DE ARAGÃO MIKOLAICZYK2,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.