Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, ELISÂNGELA CHLEBOVSKI-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714009609883109por
dc.contributor.advisor1Schneckenberg, Marisa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5981450525733302por
dc.date.accessioned2017-11-17T17:40:59Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.citationMARTINS, ELISÂNGELA CHLEBOVSKI. A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR. 2016. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/847-
dc.description.resumoEste estudo analisa o Programa Mais Educação (PME) no contexto da prática sob a perspectiva da gestão escolar. A pesquisa é contextualizada dentro das políticas mais amplas, com a intenção de verificar como os fatores do contexto da prática estão sendo influenciados e articulados com os demais contextos das políticas públicas. Nesse sentido analisamos especificamente os contextos que influenciaram a formulação do PME e os princípios norteadores dessa política, investigando aspectos ligados à implementação do Programa e como os sujeitos efetivam a proposta em escolas de tempo integral da rede municipal de Ponta Grossa/PR. Fundamentamos a pesquisa na abordagem do ciclo de políticas baseando-nos em estudos de Ball (2006 e 2011) e Mainardes (2006 e 2011). Os estudos de Paro (2010), Souza (2012), Libâneo et al (2012) e Werle (2009) fundamentam as políticas educacionais, gestão educacional e escolar; os estudos sobre as concepções de educação integral foram norteados pelas contribuições de Teixeira (1959, 1994), Ribeiro (1986), Cavaliere (2007), Coelho (2009), Guará (2006) e os aspectos relativos às escolas de tempo integral foram embasados a partir dos estudos de Moll (2012), Branco (2009), Maurício (2009) e Menezes (2012). A pesquisa envolveu um estudo do PME, trazendo os referenciais oficiais que o respaldam, a fim de apresentar sua origem, finalidades, princípios, metas e operacionalização, objetivando uma análise ampla desse Programa. Por fim pesquisamos a implementação do PME no município de Ponta Grossa/PR, onde realizamos entrevista semiestruturada com a Coordenadora Municipal do PME e com as Diretoras e Coordenadoras Pedagógicas de duas escolas da rede municipal que ofertam educação em tempo integral. Os resultados da investigação no contexto da prática nos apontaram que o PME funde-se com a política de educação em tempo integral implantada nas escolas de tempo integral do município. O PME representa uma oportunidade de execução de uma política, planejada pelo governo local, que por vezes assume um caráter assistencial, mas predomina como sendo um suporte financeiro e pedagógico para a oferta da educação integral na perspectiva da formação integral dos alunos. O principal desafio apontado pela gestão escolar na execução do Programa foi a descontinuidade dos repasses financeiros, porém, no contexto do município, as escolas que atendem em tempo integral consideram a política consolidada.por
dc.description.abstractThis study analyzes the More Education Program (SMEs) in the context of the practice from the perspective of school management. The research is contextualized inside the broader political, intended to check how the context of the practice of factors are being influenced and articulated with the other contexts of public policy. In this way specifically we analyze the contexts that have influenced the development of SMEs and the guiding principles of this policy, investigating aspects related to the implementation of the program and how the subjects actualize the proposal in full-time municipal schools of Ponta Grossa / PR. We base the research on the approach of the policy cycle based on in Ball studies (2006 and 2011) and Mainardes (2006 and 2011), studies of Paro (2010), Souza (2012), Libâneo et al (2012) and Werle (2009) establish educational policies, educational management and school; studies on conceptions of full-time education were guided by Teixeira contributions (1959, 1994), Ribeiro (1986), Cavaliere (2007), Rabbit (2009), Guara (2006) and aspects relating to full-time schools were based from Moll studies (2012), Branco (2009), Mauritius (2009) and Menezes (2012). The research involved a study of SMEs, introducing the official reference that they support, in order to present its source, purpose, principles, goals and operations, aiming at a comprehensive analysis of the program. Finally we researched the implementation of SMEs in the city of Ponta Grossa / PR, where we conducted semistructured interviews with the Municipal Coordinator of SMEs and the Directors and Pedagogic Coordinators from two municipal schools that offer full-time education. The research results in practice in the context pointed out that SMEs merges with education policy implemented in full time in full-time schools in the city. The SME is an execution opportunity of a policy, planned by the local government, which sometimes takes an assistance character, but predominates as a financial and educational support for the offer of full-time education in view of the integral formation of students. The main challenge appointed by the school management in the implementation of the Programme was the discontinuance of financial transfers, however, in the context of the municipality, the schools that serve full time consider the consolidated polic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-11-17T16:36:08Z No. of bitstreams: 1 ELISÂNGELA CHLEBOVSKI MARTINS.pdf: 1602874 bytes, checksum: 381ad936d348cd7baf2c4818613dad94 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-11-17T17:38:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELISÂNGELA CHLEBOVSKI MARTINS.pdf: 1602874 bytes, checksum: 381ad936d348cd7baf2c4818613dad94 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-11-17T17:40:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELISÂNGELA CHLEBOVSKI MARTINS.pdf: 1602874 bytes, checksum: 381ad936d348cd7baf2c4818613dad94 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-17T17:40:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELISÂNGELA CHLEBOVSKI MARTINS.pdf: 1602874 bytes, checksum: 381ad936d348cd7baf2c4818613dad94 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3810/ELIS%c3%82NGELA%20CHLEBOVSKI%20MARTINS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Pedagogiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEscola de tempo integralpor
dc.subjectEducational public policieseng
dc.subjectProfessional development of managerseng
dc.subjectEducational development programeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLARpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISÂNGELA CHLEBOVSKI MARTINS.pdfELISÂNGELA CHLEBOVSKI MARTINS1,57 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.