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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/846
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O PARADIGMA DE EDUCAÇÃO RURAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA - FAO NO BRASIL: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS, POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÕES IDEOLÓGICAS |
Título(s) alternativo(s): | The paradigm of rural education in Food and Agriculture Organization - FAO in Brazil: fundamentals conceptual, development political and ideology contradictions |
Autor: | DALMAZ, DAYANE SANTOS SILVA |
Primeiro orientador: | Hidalgo, Angela Maria |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo a análise da concepção de educação na proposta do desenvolvimento rural da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, agência especializada da ONU que desde sua criação, em 1945, desenvolveu parceria em projetos de cooperação técnica no Brasil. Seus principais projetos no País estão ligados ao desenvolvimento rural, segurança alimentar e nutricional, produção agrícola, desenvolvimento sustentável e educação rural, objeto deste estudo. Nesse sentido, a problemática centra-se na concepção de educação rural da FAO, isto é, seus fundamentos conceituais e as contradições ideológicas presentes na proposta de desenvolvimento rural para os países periféricos, em especial, para o Brasil que a partir de 2005, ano em que a FAO estabeleceu a parceria com o MEC, lançou as bases da “nova perspectiva” de educação rural para o desenvolvimento sustentável: a formação de habilidades e competências para as áreas rurais. Ou seja, a formação de capital humano e social para as novas exigências do capital nacional e internacional. Para a realização desta pesquisa utilizamos como metodologia a análise documentos produzidos pela Agência entre os anos de 1945 e 2005, nos quais foram analisados as concepções de educação e de desenvolvimento rural. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que à luz dos intelectuais do materialismo histórico dialético, buscou explicitar as contradições conceituais e ideológicas presentes na proposta da FAO. |
Abstract: | This study aims to analyze the concept of education in rural development proposal Food and Agriculture Organization - FAO, UN specialized agency, which since its inception in 1945, has developed partnership in technical cooperation projects in Brazil . Its main projects in Brazil are linked to rural development, food security and nutrition, agricultural production, sustainable development and rural education, the subject of this study. In this sense, the issue focuses on the design of rural education FAO, that is, its conceptual foundations and the present ideological contradictions in the rural development proposal for peripheral countries, especially to Brazil, from 2005, year in which the FAO has established a partnership with MEC, laid the foundation of the "new perspective" of rural education for sustainable development: the formation of abilities and skills to rural areas. That is, the formation of human and social capital to the new demands of domestic and international capital. For this research we used as a methodology to analyze documents produced by the Agency between the years 1945 and 2005, in which the concepts of education and rural development were analyzed. In addition, a literature search was conducted in the light of the intellectuals of dialectical historical materialism, sought to explain the conceptual and ideological contradictions in the FAO proposal. |
Palavras-chave: | Educação Rural Desenvolvimento Rural FAO Rural Education Rural Development FAO |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes Unicentro::Departamento de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Citação: | DALMAZ, DAYANE SANTOS SILVA. O PARADIGMA DE EDUCAÇÃO RURAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA - FAO NO BRASIL: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS, POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÕES IDEOLÓGICAS. 2016. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/846 |
Data de defesa: | 21-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
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