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dc.creatorPIRES, ANDRÉA DE PAULA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9206163155403944por
dc.contributor.advisor1Schneckenberg, Marisa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5981450525733302por
dc.date.accessioned2017-11-16T17:47:44Z-
dc.date.issued2016-12-14-
dc.identifier.citationPIRES, ANDRÉA DE PAULA. A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC – E A PRÁTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL – PR. 2016. 228 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/843-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise da política de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, implantado pelo Governo Federal a partir do ano de 2012. A política investigada destina-se à formação continuada de professores alfabetizadores. O objetivo da pesquisa é analisar a formação continuada do PNAIC na prática dos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino do município de Rio Azul – PR, como também, explicitar os temas centrais da pesquisa, as concepções de formação continuada que estão presentes nesta política educacional e ainda investigar em que medida na prática a formação continuada tem oportunizado o aperfeiçoamento docente. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas (Bowe; Ball; Gold,1992), Ball (1990, 1994, 1997, 2001, 2002, 2006, 2008, 2011) contemplando também Mainardes; Marcondes (2009), Mainardes (2006, 2007, 2009), se detendo na análise dos três primeiros contextos: contexto de influência, contexto de produção do texto e contexto de prática. Contou-se ainda com contribuições de autores que fundamentam concepções de: Política Pública: Azevedo (2004, 2011, 2014). Alfabetização: Soares (2003, 2004, 2014); Freire (1983, 2000, 2005), Ferreiro (1993, 2002), Mortatti (2000, 2004, 2010); Formação continuada: Nóvoa (1991, 1992, 1995, 2009), Imbernón (2009, 2010, 2011), Tardif (2012, 2013) e Candau (2008). A investigação realizada envolveu as seguintes estratégias de coleta de dados; 1) pesquisa bibliográfica; 2) pesquisa documental; 3) pesquisa empírica realizada no município de Rio Azul – PR com dois orientadores de estudo do PNAIC e nove professores alfabetizadores que participaram da formação continuada desta política nos anos de 2013 e 2014. A análise das vozes dos orientadores de estudo e dos professores alfabetizadores participantes desta pesquisa, permitiram inferir que a formação continuada do PNAIC é uma ação inovadora e necessária, mas não suficiente para um impulso efetivo da qualidade da educação. Destarte, defende-se que para a melhoria de tal qualidade, demanda do encaminhamento de outras práticas, que vão além da formação continuada de professores, como: maior valorização do profissional docente, melhores condições de trabalho, garantia de melhorias na infra-estrutura das escolas, estímulo para a elaboração de propostas e políticas educacionais com a participação dos docentes, como também o fortalecimento de políticas educacionais voltadas para a inclusão. Todavia, as políticas de formação continuada de professores precisam estar articuladas a outras políticas, posto que a problemática da aprendizagem e da melhoria da qualidade da educação pública demanda de uma pluralidade de ações e intervenções que vão muito além da formação continuada docente.por
dc.description.abstractThis research presents an analysis of the continuing education policy of Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, implemented by the Federal Government since 2012. The investigated policy intends to the continuing education of literacy teachers. The objective of the research is to analyze the continuing formation of PNAIC in practice of the literacy teachers of the municipal school system of Rio Azul – PR, as well as to explain the main topics of the research, the concepts of continuing education that are present in the educational policy and to investigate how improvement in practice the continuing education has provided opportunities to the teachers. It was used as a theoretical-methodological reference the policy cycle approach (Bowe; Ball; Gold,1992), Ball (1990, 1994, 1997, 2001, 2002, 2006, 2008, 2011), also including Mainardes; Marcondes (2009), Mainardes (2006, 2007, 2009), focusing on the analysis of the first three contexts: influence context, text production context and practice context. There were also contributions from authors who base conceptions of: Public Policy: Azevedo (2004, 2011, 2014).Literacy: Soares (2003, 2004, 2014); Freire (1983, 2000, 2005), Ferreiro (1993, 2002), Mortatti (2000, 2004, 2010); Continuing Education: Nóvoa (1991, 1992, 1995, 2009), Imbernón (2009, 2010, 2011), Tardif (2012, 2013) and Candau (2008). The performed research concerned the following data collection strategies; 1) bibliographic research; 2) documentary research; 3) empirical research carried out in the city of Rio Azul - PR with two PNAIC study guides and nine literacy teachers who joined in the continuing education of this policy in the years 2013 and 2014. The view analysis of the study guides and the participating literacy teachers in this work paper allowed to infer that the PNAIC as an innovating and necessary action, but not sufficient for an effective push of the education quality. Therefore, it is argued that for an improvement of quality, it demands a succession of other practices, which go beyond the continuing teacher education, such as: a greater appreciation of the teaching profession, better working conditions, improved school infrastructure, encouragement for development of educational proposals and policies with the participation of teachers, as well as, strengthening educational policies aimed at inclusion. However, continuing teacher education policies need to be articulated with other policies, since the learning and improving problem of the public education quality demands a plurality of actions and interventions that go beyond continuing teacher education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-11-16T17:47:05Z No. of bitstreams: 1 ANDRÉA DE PAULA PIRES.pdf: 2278210 bytes, checksum: b6aa12d815a679ac0f1aeca85185246e (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-16T17:47:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDRÉA DE PAULA PIRES.pdf: 2278210 bytes, checksum: b6aa12d815a679ac0f1aeca85185246e (MD5) Previous issue date: 2016-12-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3832/ANDR%c3%89A%20DE%20PAULA%20PIRES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Pedagogiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAICpor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectEducational Policyeng
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAICeng
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC – E A PRÁTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL – PRpor
dc.title.alternativeContinuing Education in Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – and the practice of literacy teachers in the city of Rio Azul – PReng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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