Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/841
Tipo do documento: Dissertação
Título: O JOGO EM JOGO: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A COMPREENSÃO DAS REGRAS POR CRIANÇAS QUILOMBOLAS
Título(s) alternativo(s): The game in play: education of ethnic-racial relations and understanding of the rules by Quilombolas children
Autor: VOLSKI, VERÔNICA 
Primeiro orientador: Vestena, Carla Luciane Blum
Resumo: Este estudo apresenta o conhecimento da cultura africana e afro-brasileira, com vistas à lei 10.639/2003, além da compreensão das regras, em relação à compreensão, execução e elaboração de regras, por parte de crianças quilombolas. O jogo de regras foi escolhido como ferramenta de estudo, a partir da utilização de jogos africanos e afro-brasileiros. Dessa forma, verificou-se se os jogos de regras contemplam, ao mesmo tempo, o conhecimento da cultura e o desenvolvimento da consciência e prática de regras sociais. A partir da análise da produção referente à temática do estudo, apontou-se para a carência de pesquisas no âmbito do jogo tradicional, principalmente africano, afro-brasileiro e quilombola, bem como estudos sobre o jogo de regras na perspectiva social e moral. O método clínico de Piaget foi utilizado como estratégia metodológica, a partir de rodas de conversas e situações abertas (jogo). Foram analisadas cento e cinquenta e três crianças de uma escola onde estudam meninos e meninas da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha-PR. As análises foram realizadas em duas partes: a primeira com os jogos “O que é a África” e “O que é Capoeira” e a segunda com os jogos Matacuzana e Mancala (para estes últimos a análise voltou-se para as vinte e duas crianças quilombolas que participaram dos jogos). Como resultado verificou-se que as crianças apresentam um conhecimento restrito e superficial sobre os conteúdos que envolvem a cultura e história africana e afro-brasileira. O silenciamento por parte das crianças quilombolas ficou evidente. Em relação à compreensão das regras pelas crianças quilombolas, verificou-se que para a prática das regras a maioria encontra-se no estágio egocêntrico (jogo Matacuzana) e no estágio de cooperação (jogo Mancala), segundo Piaget (1994). Para a consciência das regras a maioria encontra-se no segundo estágio (para os dois jogos) vislumbrando a regra como sagrada, imposta pelo adulto e imutável. Executaram frequentemente as regras, assimilando e aplicando as regras dos jogos durante as práticas. Obedeciam as regras do jogo e não propunham novas maneiras de jogar, o que leva a crer que a utilização da regra está relacionada ao caráter heterônomo de suas ações. Esta pesquisa aponta, portanto, para a importância do conhecimento docente acerca do trabalho multicultural na escola, bem como da forma com que as crianças compreendem as regras e como isto infere nas relações sociais entre os sujeitos.
Abstract: This study presents the knowledge of African and afro-brazilian culture, according to Law 10.639 / 2003, and also the understanding, execution and drawing up rules, by 'quilombolas' children. The playing rule was chosen as a study tool, from the use of African and afro-brazilian games. Thus, it was observed that the game rules feature, at the same time, knowledge of the culture and the development of awareness and practice of social rules. From the analysis of production related to the theme of study, it was pointed to the lack of research within the traditional game, especially African and afo-brazilian and 'quilombola', as well as studies on the playing field in social and moral perspective. The clinical method of Piaget was used as a methodological strategy, starting from open conversations to open situations (game). Were analyzed one hundred fifty-three children in a school of boys and girls of the community 'Quilomobola Invernada Paiol de Telha-PR'. The analyses were performed in two parts: the first with the games "What is Africa" and "What is Capoeira" and the second with 'Matacuzana' and 'Mancala' games (in the second analysis focused in the twenty-two 'Quilombola' children who participated in the games). As a result it was found that children have a limited and superficial knowledge of the contents involving African history and afro-brazilian culture. The silencing by the 'Quilombola' kids was evident. Regarding the understanding of the rules by the 'Quilombola' kids, it was found that for the practice of the rules, most are in the egocentric stage (Matacuzana game) and in the cooperation stage (Mancala game), according to Piaget (1994). For the consciousness of the rules, most are in the second stage (for both games) glimpsing the rule as sacred, imposed by the adult and unchanging. Often they performed the rules, assimilating and applying the game rules during the practices. Obeying the rules and not proposing new ways to play, which suggests that the use of the rule is related to the heteronomous character of their actions. This research points out, therefore, the importance of teaching knowledge about multicultural work in the school as well as the way that children understand the rules and how it infers social relations between subjects.
Palavras-chave: Jogo de regras
Piaget
quilombola
Lei 10.639/2003
relações étnico-raciais
jogos africanos e afro-brasileiros
Rule’s Game
Piaget
Quilombola
Law 10.639/2003
ethnic and race relations
African games and afro-brazilians
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: VOLSKI, VERÔNICA. O JOGO EM JOGO: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A COMPREENSÃO DAS REGRAS POR CRIANÇAS QUILOMBOLAS. 2015. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/841
Data de defesa: 27-Jul-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERÔNICA VOLSKI.pdfVERÔNICA VOLSKI3,07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.