Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGALLICIANO, VANIA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9344287232109044por
dc.contributor.advisor1Silva, Jefferson Olivatto da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088578024264046por
dc.date.accessioned2017-11-14T18:09:39Z-
dc.date.issued2015-03-20-
dc.identifier.citationGALLICIANO, VANIA. CANDOMBLÉ, PRÁTICAS EDUCATIVAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO SOCIAL ONDE FILHAS E FILHOS DE SANTO APRENDEM E ENSINAM POR MEIO DA ORALIDADE. 2015. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/840-
dc.description.resumoO foco do presente trabalho está nas ações educativas, práticas de convivência de Mães e Pais de Santo, frequentadores das Casas de Àse e nas relações de gênero. Os resultados foram obtidos por meio de visitas e entrevistas no período entre dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, momento em que a pesquisadora conviveu por três semanas com membros da Casa de Àse, participou de rituais, assim como na preparação dos mesmos, incluindo o processo de iniciação de um Ìyáwó. Nessa experiência ocorreram diálogos formais e informais com os membros da casa. As observações geraram respostas inesperadas às questões propostas. A pesquisa investigou, por meio de relatos de Pais, Mães e filhos de Santo, instituições específicas da Religião Afro-brasileira. Analisaram-se os métodos, ensino da cultura, doutrina, relações de gênero e suas influências no processo de ser e fazer no contexto dessas Casas de Àse. Para tanto, devido ao caráter investigativo, buscou-se informações sobre o passado religioso dos entrevistados, seus ancestrais, origens, entre outros.por
dc.description.abstractThe present article focuses on the educational actions, and relationship practices on the part of “Mães e Pais de Santo”, who are frequenters of the Houses of Àse, and on gender relations. Results were obtained by means of visits and interviews carried out from December, 2013 to February, 2014. During this period, the researcher spent three weeks with the House of Àse’s members. She took part in rituals, as well as on their preparation, including the initiation process of Ìyáwó. Throughout this experience formal and informal dialogues were exchanged among the houses’ members. Observations yielded unexpected answers to the questions posed. The study investigated specific institutions of the Afro-Brazilian religion through verbal reports from Pais, Mães and filhos de Santo. Methods, the teaching of culture, the doctrine and gender relations were analyzed, as well as their influence on the process of “being” and “doing” in the context of the Houses of Àse. Bearing that in mind, and given the investigative character of this study; one searched for information about the interviewed, as well as their ancestors’ religious past and origins amongst other background information.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-11-14T18:09:07Z No. of bitstreams: 1 VANIA GALLICIANO.pdf: 2582374 bytes, checksum: c403beda97e04c016c81b1463e8d80cb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-11-14T18:09:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VANIA GALLICIANO.pdf: 2582374 bytes, checksum: c403beda97e04c016c81b1463e8d80cb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-11-14T18:09:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VANIA GALLICIANO.pdf: 2582374 bytes, checksum: c403beda97e04c016c81b1463e8d80cb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-14T18:09:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VANIA GALLICIANO.pdf: 2582374 bytes, checksum: c403beda97e04c016c81b1463e8d80cb (MD5) Previous issue date: 2015-03-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3758/VANIA%20GALLICIANO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Pedagogiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCandomblépor
dc.subjectEducação Não-Formalpor
dc.subjectReligião de Matriz Africanapor
dc.subjectRelações de Gêneropor
dc.subjectProcessos Educativospor
dc.subjectCandombléeng
dc.subjectNonformal Educationeng
dc.subjectReligion of African Origineng
dc.subjectGender Relationseng
dc.subjectEducational Processeseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCANDOMBLÉ, PRÁTICAS EDUCATIVAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO SOCIAL ONDE FILHAS E FILHOS DE SANTO APRENDEM E ENSINAM POR MEIO DA ORALIDADEpor
dc.title.alternativeCandomblé, educational practices and gender relations: social space and filhas and filhos de santo’s learning via oral traditioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANIA GALLICIANO.pdfVANIA GALLICIANO2,52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.