???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/840
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | CANDOMBLÉ, PRÁTICAS EDUCATIVAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO SOCIAL ONDE FILHAS E FILHOS DE SANTO APRENDEM E ENSINAM POR MEIO DA ORALIDADE |
Título(s) alternativo(s): | Candomblé, educational practices and gender relations: social space and filhas and filhos de santo’s learning via oral tradition |
Autor: | GALLICIANO, VANIA ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Jefferson Olivatto da |
Resumo: | O foco do presente trabalho está nas ações educativas, práticas de convivência de Mães e Pais de Santo, frequentadores das Casas de Àse e nas relações de gênero. Os resultados foram obtidos por meio de visitas e entrevistas no período entre dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, momento em que a pesquisadora conviveu por três semanas com membros da Casa de Àse, participou de rituais, assim como na preparação dos mesmos, incluindo o processo de iniciação de um Ìyáwó. Nessa experiência ocorreram diálogos formais e informais com os membros da casa. As observações geraram respostas inesperadas às questões propostas. A pesquisa investigou, por meio de relatos de Pais, Mães e filhos de Santo, instituições específicas da Religião Afro-brasileira. Analisaram-se os métodos, ensino da cultura, doutrina, relações de gênero e suas influências no processo de ser e fazer no contexto dessas Casas de Àse. Para tanto, devido ao caráter investigativo, buscou-se informações sobre o passado religioso dos entrevistados, seus ancestrais, origens, entre outros. |
Abstract: | The present article focuses on the educational actions, and relationship practices on the part of “Mães e Pais de Santo”, who are frequenters of the Houses of Àse, and on gender relations. Results were obtained by means of visits and interviews carried out from December, 2013 to February, 2014. During this period, the researcher spent three weeks with the House of Àse’s members. She took part in rituals, as well as on their preparation, including the initiation process of Ìyáwó. Throughout this experience formal and informal dialogues were exchanged among the houses’ members. Observations yielded unexpected answers to the questions posed. The study investigated specific institutions of the Afro-Brazilian religion through verbal reports from Pais, Mães and filhos de Santo. Methods, the teaching of culture, the doctrine and gender relations were analyzed, as well as their influence on the process of “being” and “doing” in the context of the Houses of Àse. Bearing that in mind, and given the investigative character of this study; one searched for information about the interviewed, as well as their ancestors’ religious past and origins amongst other background information. |
Palavras-chave: | Candomblé Educação Não-Formal Religião de Matriz Africana Relações de Gênero Processos Educativos Candomblé Nonformal Education Religion of African Origin Gender Relations Educational Processes |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes Unicentro::Departamento de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Citação: | GALLICIANO, VANIA. CANDOMBLÉ, PRÁTICAS EDUCATIVAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO SOCIAL ONDE FILHAS E FILHOS DE SANTO APRENDEM E ENSINAM POR MEIO DA ORALIDADE. 2015. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/840 |
Data de defesa: | 20-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VANIA GALLICIANO.pdf | VANIA GALLICIANO | 2,52 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.