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dc.creatorBRUSTOLIM, ADRIANA DE OLIVEIRA CORREIA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4966445445131318por
dc.contributor.advisor1Santinello, Jamile-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4637552062563420por
dc.date.accessioned2017-11-10T16:30:57Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.identifier.citationBRUSTOLIM, ADRIANA DE OLIVEIRA CORREIA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NOVAS TECNOLOGIAS: UMA MEDIAÇÃO POSSÍVEL?. 2016. 219 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/837-
dc.description.resumoEste trabalho propôs-se a analisar de que forma o professor em sua prática e sala de aula pode mediar as novas tecnologias na formação docente em nível médio, para a construção do conhecimento sócio-histórico e científico-tecnológico em sala de aula. Para evidenciar tal questionamento, o objetivo geral foi analisar as possibilidades de mediação entre a formação de docentes e as novas tecnologias, tendo como categorias de análise que compunham esta pesquisa, a mediação, a práxis, o conhecimento e resistência. O problema da formação docente no Brasil está enraizado historicamente com o descompasso de políticas formativas, as quais nunca atenderam satisfatoriamente nos discursos, tampouco na prática. A formação docente hoje está pautada em atender as necessidades do mercado, apoiadas em políticas educacionais de uma lógica neoliberal. Este fato pode ser observado nos discursos aplicados aos currículos que segmentam a formação. Há um novo princípio educativo baseado nas novas tecnologias que trouxeram mudanças para o mundo do trabalho e consequentemente, para a educação. Desta forma, é imprescindível conceber uma pedagogia radical, entendida por Giroux (1992) como a base do novo princípio educativo, articular e apreender, enquanto professor intelectual estabelecer a mediação numa práxis que vise a transformação social e a emancipação em prol de uma luta de resistência contra a hegemonia. Com o intuito de analisar as considerações acima, foram elaborados como forma de investigação, a pesquisa de campo em educação, pesquisa bibliográfica e análise qualitativa dos dados. Diante disso, na pesquisa de campo foi elaborado um curso semipresencial, que foi realizado com professores da rede estadual de ensino, do Curso de Formação de Docentes de nível médio, das cidades de Guarapuava, cidade onde fica localizada a UNICENTRO, instituição na qual a pesquisadora faz o curso de scrictu sensu e Quedas do Iguaçu, cidade de residência da professora pesquisadora e um questionário aplicado na etapa presencial do Curso. Para efetivação do curso, foi elaborado um Projeto de Extensão. O Curso teve uma carga horária de 40 horas, com certificação através da Universidade Estadual do Centro-Oeste –UNICENTRO, com o apoio do Núcleo de Educação à Distância – NEAD, que viabilizou o curso na Plataforma Moodle da UNICENTRO. O curso teve como objetivo propiciar uma reflexão teórico-metodológica sobre as novas tecnologias. Desta forma, os instrumentos de análise que subsidiaram este trabalho foram: questionário, Curso - etapa presencial, Curso – atendimentos e Curso – fóruns e atividades que evidenciaram algumas questões debatidas ao longo da pesquisa. Através destes instrumentos foi possível verificar que há a possibilidade de mediação entre a formação de docentes e as novas tecnologias, no entanto, deve estar claro o conhecimento do novo princípio educativo: ciência, tecnologia e trabalho, a práxis como princípio curricular para que assim, professores intelectualizados possam lutar de forma a criar uma resistência contra a exploração e dominação do capital.por
dc.description.abstractThis work proposes to analyze how the teacher in his / her practice and classroom can mediate the new technologies into the teacher training at the middle level, for the construction of socio-historical and scientific-technological knowledge inside the classroom. To evidence such a questioning, the general objective was to analyze the possibilities of mediation between teacher training and new technologies, having as categories of analysis that composed this research, mediation, praxis, knowledge and resistance. The problem of teacher education in Brazil is historically rooted in the lack of training policies that have never been satisfactorily addressed in the discourses, nor in practice. Teacher education today is based on meeting the needs of the market, supported by educational policies of a neoliberal logic. It is evident to observe this fact in the discourses applied to the curriculum that segment the formation. There is a new educational principle based on the new technologies that have brought changes to the world of work and, consequently, to education. In this way, there must be a radical pedagogy, understood by Giroux (1992), who must understand the basis of the new educational principle, to articulate learn as an intellectual teacher and to establish mediation in a praxis aimed at social transformation and emancipation in favor of a resistance against hegemony. In order to analyze the above considerations, field research in education, bibliographical research and qualitative data analysis were developed as a form of research. Therefore, in the field research, a semipresencial course was elaborated, which would be carried out with professors of the state education network, of the Training Course of High School Teachers, of the cities of Guarapuava, city where UNICENTRO is located, institution in which the researcher does the course of scrictu sensu and city of Quedas do Iguaçu, city where the researcher teacher resides and a questionnaire applied in the presencial stage of the Course. To make the course effective, an Extension Project was developed. The course had a workload of 40 hours, with certification through the Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, with the support of the Núcleo de Educação à Distância - NEAD, that made the course viable on the Moodle Platform of UNICENTRO. The aim of the course was to provide theoretical and methodological reflection on new technologies. In this way, the analysis tools that supported this work were: questionnaire, Course - face - to - face, Course - attendance and Course - forums and activities highlighted some issues discussed throughout the research. Through these instruments it was possible to verify that there is a possibility of mediation between teacher training and new technologies, however, should be clear knowledge of the new educational principle: science, technology and work, praxis as a curricular principle so that intellectualized teachers can fight to create resistance against exploitation and domination of capital.eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-10T16:30:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADRIANA DE OLIVEIRA CORREIA BRUSTOLIM.pdf: 1553926 bytes, checksum: 291c0b34400087a3293cc45dba588edd (MD5) Previous issue date: 2016-12-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3826/ADRIANA%20DE%20OLIVEIRA%20CORREIA%20BRUSTOLIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Pedagogiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectGirouxpor
dc.subjectPráxispor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectGirouxeng
dc.subjectPraxiseng
dc.subjectNew technologieseng
dc.subjectMediationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFORMAÇÃO DE PROFESSORES E NOVAS TECNOLOGIAS: UMA MEDIAÇÃO POSSÍVEL?por
dc.title.alternativeTeacher Training And New Technologies. A Possible Mediation?eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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