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Tipo do documento: Dissertação
Título: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E O COMPROMETIMENTO COM A CARREIRA: A PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PARANÁ
Título(s) alternativo(s): Quality of work life and commitment to the career: the perception of the directors of schools of the state public network of Paraná
Calidad de vida en el trabajo y comprometimiento con la carrera: la percepción de los derechos de escuelas de la red pública estadual de Paraná
Autor: ANDRADE, LUCIANA BORTONCELLO LORENZETTI 
Primeiro orientador: Laat, Erivelton Fontana de
Primeiro coorientador: Stefano, Silvio Roberto
Resumo: Esta dissertação apresenta o tema qualidade de vida no trabalho e comprometimento com a carreira no Programa em Pós-Graduação em Administração, do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). A investigação aborda o assunto na linha de pesquisa em estratégia, considerando que a qualidade de vida no trabalho e o comprometimento com a carreira são aspectos relevantes para os funcionários e as organizações em que laboram, sejam elas públicas ou privadas. O objetivo do estudo foi analisar o nível de satisfação quanto aos fatores de qualidade de vida no trabalho e a relação com o comprometimento com a carreira, na percepção de 410 professores que atuam na função de diretor de escola da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo transversal, com abordagem quantitativa e levantamento (survey). Os dados foram coletados no período de outubro a dezembro de 2016 através de um instrumento de pesquisa composto por: Questionário adaptado do Modelo de Análise Biopsicossocial e Organizacional - BPSO-96 de Qualidade de Vida no Trabalho, Questionário da Escala de Comprometimento com a Carreira e Questionário do perfil socioeconômico do diretor. Os dados quantitativos foram tratados estatisticamente, utilizando-se softwares específicos como o Excel® para a tabulação inicial dos dados; para a análise das informações foi adotado o Statistical Package for the Social Science® (SPSS). Foram realizados testes de normalidade, testes paramétricos (média e desvio-padrão), testes de confiabilidade coeficiente Alfa de Cronbach, testes de correlação de Pearson, análise de Cluster, Teste t e ANOVA. Identificou-se que a maior parte dos diretores pesquisados é do sexo feminino, casadas, com idade entre 46 a 52 anos, atuam como docentes há mais de 20 anos e estão na direção da escola há 2 anos em média, trabalham no período matutino e vespertino e possuem especialização completa em Administração Escolar ou outras áreas. Os resultados obtidos mostraram que na representação das médias, os diferentes domínios organizacional, biológico, psicológico e social refletem na percepção do diretor em insatisfação e neutralidade (nem satisfeito nem insatisfeito). O domínio psicológico apresentou a média mais elevada de 3,38 e o domínio biológico recebeu a menor média (2,59), apresentando maior nível de insatisfação perante as demais variáveis. As médias encontradas nas variáveis de comprometimento com a carreira apresentam-se em consonância com a literatura existente, exibindo uma variação a menor para o Alfa de Cronbach quanto à identidade e planejamento de carreira. As análises de Pearson (r) indicam a existência de uma correlação de intensidade fraca entre a percepção de QVT e os fatores de comprometimento com a carreira. A análise de Cluster identificou a formação de agrupamentos significativos tanto para QVT quanto para comprometimento com a carreira. O Teste t e a ANOVA indicaram as diferenças entre os domínios da QVT, os fatores de comprometimento com a carreira e o perfil socioeconômico dos diretores. Os resultados demonstraram que os professores do Estado do Paraná, na função de diretores de escola pública, encontram-se insatisfeitos quanto à QVT, indicando maior insatisfação quanto às questões de saúde, percebendo-se, entretanto fortemente identificados com sua carreira no magistério.
Abstract: This dissertation presents the quality of work life and the commitment to the career as its theme for the Post-Graduate Program in Administration, of the Professional Master in Administration of the State University of the Central West (UNICENTRO – Portuguese abbreviation). The research approaches the subject with strategy research line, considering that the quality of work life and the commitment to the career are relevant aspects for the employees and the organizations in which they work, may they be public or private. The purpose of this study was to analyze the level of satisfaction regarding factors affecting quality of work life and the relationship with the commitment to the career, in the perception of 410 teachers who act as school directors of the Public Education System of Paraná State. It is a descriptive, cross-sectional study with quantitative approach and survey. The data were collected from October to December 2016 through an research instrument made up of: Questionnaire adapted from the Biopsychosocial and Organizational Analysis Model -BPSO- 96 of Quality of Life at Work, Questionnaire of the Scale of Commitment to the Career and Questionnaire on the socioeconomic profile of the director. The quantitative data were statistically treated using specific software such as the Excel® for the initial data tabulation; for the information analysis, the Statistical Package for the Social Science (SPSS) was adopted. Normality, parametric (average and standard deviation), Cronbach's Alpha coefficient reliability and Pearson's correlation tests, as well as comparative analysis between socioeconomic data and study variables were performed. It was identified that most of the directors who participated in the research are female, married, between 46 and 52 years old, that have been teaching for more than 20 years and that are in the direction of the school for 2 years, on average. They work in the morning and afternoon periods and have full specialization in School Administration or in other areas. The results showed that in the rate representation, the different organizational, biological, psychological and social domains reflect in the director's perception of dissatisfaction and neutrality (neither satisfied nor dissatisfied). The psychological domain had the highest average of 3,38 and the biological domain received the lowest one (2,59), presenting the highest dissatisfaction level than the other variables. The averages found in the variables of commitment to the career are in compliance with existing literature, exhibiting a smaller variation for Cronbach's Alpha regarding identity and career planning. Pearson's (r) analysis indicate the existence of a weak intensity correlation between the QLW and the factors in the commitment with the carrer. Cluster´s analysis identified the formation of significative grouping either to QLW as to the commitment with the carrer. The T Test and ANOVA (Portuguese abbreviation) indicate the differences among the QLW domains, the commitment factors with the carrer and the principals’ socioeconomic profile. The results demonstrated that the teachers in the State of Parana, in public school principal function, are dissatisfied in relation to QLW, indicating a major dissatisfaction in relation to the health aspects, finding themselves however, identified to their teaching carrers.
Esta disertación presenta el tema calidad de vida en el trabajo y comprometimiento con la carrera en el Programa en Posgrado en Administración, de Maestría Profesional en Administración de la Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). La investigación aborda el tema en la línea de investigación en estrategia, considerando que la calidad de vida en el trabajo y el comprometimiento con la carrera son temas relevantes para los funcionarios y las organizaciones en que laboran, sean públicas o privadas. El objetivo del estudio fue analizar el nivel de satisfacción sobre los factores de calidad de vida en el trabajo y la relación con el comprometimiento con la carrera, en la percepción de 410 profesores que actúan como director de escuela de la Red Pública de Enseñanza del Estado de Paraná. Se trata de un estudio descriptivo, del tipo transversal, con abordaje cuantitativo y levantamiento (survey). Los datos fueron colectados en el período de octubre a diciembre de 2016 a través de un instrumento de investigacion compuesto por: Cuestionario adaptado del Modelo de Análisis Biopsicosocial y Organizacional -BPSO-96 de Calidad de Vida en el Trabajo, Cuestionario de la Escala de Comprometimiento con la Carrera y Cuestionario del perfil socioeconómico del director. Los datos cuantitativos fueron tratados estadísticamente, utilizándose softwares específicos como el Excel® para la tabulación inicial de los datos, para el análisis de las informaciones fue adoptado el Statistical Package for the Social Science® (SPSS). Fueron realizados tests de normalidad, tets paramétricos (media y devío-patrón), tests de confiabilidad coeficiente Alga de Cronbach, tests de correlación de Pearson, análisis de Cluster, Test t y ANOVA. Se identificó que la gran parte de los directores investigados es del sexo femenino, casadas, con edad entre 46 a 52 años, actúan como docente hace más de 20 años y están en la dirección de la escuela en un promedio de 2 años, trabajan en el período matutino y vespertino y poseen especialización completa en Administración Escolar u otras áreas. Los resultados obtenidos mostraron que en la representación de las medias, los diferentes dominios organizacional, biológico, psicológico y social reflejan en la percepción del director en insatisfacción y neutralidad (ni satisfecho ni insatisfecho). El dominio psicológico presentó la media más elevada de 3,38 y el dominio biológico recibió la menor media (2,59), presentando mayor nivel de insatisfacción delante de las demás variables, Las medias encontradas en las variables de comprometimiento con la carrera se presetan en conformidad con la literatura existente, exhibiendo una variación la menor para el Alga de Cronbach sobre la identidad y planeamiento de carrera. Los análisis de Pearson (r) indican la existencia de una correlación de intensidad débil entre la percepción de QVT y los factores de agrupamiento significativos tanto para QVT como para Comprometimiento con la carrera. El Test t y la ANOVA indicaron las diferencias entre los dominios de QVT, los factores de comprometimiento con la carrera y perfil socioeconómico de los directores. Los resultados demostraron que los profesores del Estado de Paraná, en la función de directores de escuela pública se encuentran insatisfechos sobre la QVT, indicando mayor insatisfacción con las cuestiones de salud, notándose, sin embargo fuertemente identificados con su carrera de magisterio.
Palavras-chave: Comprometimento com a Carreira
Qualidade de Vida no Trabalho
Diretor de Escola Pública
Commitment to the Career
Quality of work life
Director of Public School
Comprometimiento con la Carrera
Calidad de Vida en el Trabajo
Director de Escuela Pública
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: ANDRADE, LUCIANA BORTONCELLO LORENZETTI. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E O COMPROMETIMENTO COM A CARREIRA: A PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PARANÁ. 2017. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/816
Data de defesa: 2-May-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

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