Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/812
Tipo do documento: Dissertação
Título: INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: A ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE GUARAPUAVA
Título(s) alternativo(s): Innovation in public education: the adoption of information and communication technologies by teachers in the state schools of Guarapuava.
Autor: SILVA, ALINNE MARCONDES PAVELSKI DA 
Primeiro orientador: Costa, Zoraide da Fonseca
Resumo: A inovação apresenta vantagens competitivas para as organizações, e na esfera pública as políticas inovadoras garantem uma participação democrática da sociedade e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Em um contexto educacional, a inovação traz novas práticas pedagógicas e como consequência a melhoria no ensino. Uma das principais práticas inovadoras neste campo é a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos docentes nas práticas de ensino. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo analisar os principais fatores que determinam a adoção de recursos tecnológicos em suas práticas de ensino, nas escolas estaduais do município de Guarapuava. Para isso, foi realizada uma pesquisa classificada como descritiva, quanto aos procedimentos levantamento (survey) e de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi transversal, coletados entre outubro e novembro de 2016, com o uso de questionário semiestruturado, aplicados a 319 professores atuantes nas escolas estaduais do município de Guarapuava. A análise dos dados foi por meio de estatística descritiva e análise fatorial exploratória. Como resultado, foi encontrado um alto índice de utilização das tecnologias com os alunos, além de recursos disponíveis nos Portais Dia a Dia Educação e do Professor. Como sugestões de melhorias apontadas pelos docentes para uma efetiva utilização das tecnologias em sala de aula estão a disponibilização de mais equipamentos, a atualização dos equipamentos já disponibilizados e a oferta de cursos e treinamentos voltados para a utilização. Os fatores que determinam a adoção de recursos tecnológicos nas práticas docentes são a vantagem relativa de sua adoção, a compatibilidade com o trabalho já desenvolvido, a percepção de facilidade e domínio no uso da tecnologia, a visibilidade que sua adoção traz, a imagem, e a demonstração de resultado. Os fatores que mais relacionaram com a adoção de tecnologias são a vantagem relativa e a facilidade e domínio no uso da tecnologia, demonstrando, assim, a necessidade de constantes treinamentos e ofertas de cursos para os professores, para a garantia de uma efetiva utilização das tecnologias de informação e comunicação com os alunos, melhoria esta, também apontada pelos docentes pesquisados. A identificação da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos docentes contribui para as discussões das práticas pedagógicas e eficiência do ensino público, necessárias em um contexto de mudanças tecnológicas constantes na sociedade.
Abstract: Innovation has competitive advantages for organizations, and in the public service, innovative policies guarantee the democratic participation of society and the improvement of services provided to citizens. In an educational context, innovation brings new pedagogical practices and as a consequence improvement in teaching. One of the main innovative practices in this field is the use of Information and Communication Technologies by teachers in teaching practices. In this scenario, this research had as objective to analyze the main factors that determine the adoption of Information and Communication Technologies in its teaching practices, at the state schools of the city of Guarapuava. For this, a research was classified as descriptive, survey and quantitative approach. The data collection was transversal, collected between October and November of 2016, using a semistructured questionnaire, applied to 319 teachers working in the state schools of the city of Guarapuava. Data analysis was done through descriptive statistics and exploratory factor analysis. As a result, it was found a high rate of utilization of the technologies with the students, as well as resources available in the Portal Dia a Dia Educação and Portal do Professor web sites. As suggestions for improvements pointed out by teachers for an effective use of the technologies in the classroom are the availability of more equipment, the updating of the equipment already available and the offer of courses and training aimed at the use. The factors that determine the adoption of technological resources in teaching practices are the relative advantage of its adoption, the compatibility with the work already developed, the perception of ease and mastery in the use of technology, the visibility that its adoption brings, the image, and results of the using. The factors that most related to the adoption of technologies are the relative advantage and the ease and mastery in the use of technology, thus demonstrating the need for constant trainings and offers of courses for teachers, to guarantee an effective use of technologies of information and communication with the students, an improvement, also pointed out by the teachers studied. The identification of the use of Information and Communication Technologies by teachers contributes to the discussions of pedagogical practices and the efficiency of public education, necessary in a context of constant technological changes in society.
Palavras-chave: Inovação
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação
Innovation
Information and Communication Technologies
Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: SILVA, ALINNE MARCONDES PAVELSKI DA. INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: A ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE GUARAPUAVA. 2017. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/812
Data de defesa: 20-Mar-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINNE MARCONDES PAVELSKI DA SILVA.pdfALINNE MARCONDES PAVELSKI DA SILVA2,07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.