Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/810
Tipo do documento: Dissertação
Título: ANTES DA CHUVA: ENREDAMENTOS ENTRE TEMPO E MITO NA NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA
Título(s) alternativo(s): Before the Rain: entanglements between time and myth in the narrative film
Autor: LICHINSKI, TATIANE 
Primeiro orientador: Camargo, Hertez Wendel de
Resumo: RESUMO: A partir do conceito de que o mito é a base dos textos da cultura (CONTRERA, 1996) e um sistema complexo formado por narrativa, ritual, tempo, totem e magia (CAMARGO, 2013), o objetivo desta pesquisa é dar visibilidade aos enredamentos entre tempo e mito presentes na narrativa do filme Antes da Chuva (Before the Rain, 1994) dirigido por Milcho Manchevski. Justifica-se sua escolha por se tratar de uma obra cujo tema central é a relação do homem com o tempo e sua montagem (não linear) enredar pelo menos três temporalidades: o tempo histórico, o tempo do filme e o tempo mítico. Para tanto, buscamos conhecer diferentes fundamentações sobre o tempo em diversas áreas para aportarmos no sentido de tempo construído pela literatura, arte que se aproxima do cinema em termos de criação diegética, estrutura mítica e elementos arquetípicos, arte que preparou o homem para o consumo do cinema, funcionando como memória estética que auxilia ou aguça a necessidade do simbólico presente no olhar do homem urbano contemporâneo. A metodologia utilizada é a análise fílmica de Vanoye e Goliot-Lété (2002) que pressupõe a decomposição do filme em partes para, em seguida, compreendermos seu papel em relação ao todo significante, com apoio dos olhares críticos sobre os discursos de imagens, sons, diálogos, composição de personagens. Uma aproximação entre a teoria da jornada do herói (CAMPBELL, 2007) e a composição do protagonista do filme também serviu como método para verificarmos as relações entre cinema com as narrativas míticas ancestrais, memória cultural que ainda persiste nas narrativas audiovisuais atuais. Como resultado final, adentramos nos sentidos do tempo no cinema para que, em nossa interpretação, possamos apontar os pontos de conexão entre tempo e mito no cinema.
Abstract: ABSTRACT: From the concept that myth is the basis of culture texts (CONTRERA, 1996) and a complex system consisting of narrative, ritual, time, totem and magic (CAMARGO, 2013), the objective of this research is to give visibility to the entanglements between time and myth present in the narrative of the film Before the Rain, 1994, Directed by Milcho Manchevski. Its choice is justified because it is a work whose central theme is the relationship of man with time and its (non-linear) construction to entangle at least three temporalities: historical time, film time and mythical time. Therefore, we seek to know different rationales over time in various areas to conduce towards time built by literature, art that approaches cinema in terms of diegetic creation, mythic structure and archetypal elements, art that prepared the man for consumption cinema, working as an aesthetic memory aids or sharpens the need for symbolic gift in the eyes of the contemporary urban man. Therefore, we seek to know different rationales over time in various areas to we conduct in the sense of time built by literature, art that approaches cinema in terms of diegetic creation, mythic structure and archetypal elements, art that prepared the man for consumption of cinema, functioning as aesthetic memory that helps or sharpens the need for the symbolic present in the contemporary urban man's eyes. The methodology used is the film analysis of Vanoye and Goliot-Lété (1994) which presupposes the decomposition of the film into parts and then understand its role in relation to the signifying whole, with the support of the critical looks on the speeches of images, sounds, dialogues, composition of characters. An approximation between the hero's theory of the journey (CAMPBELL, 2007) and the composition of the protagonist of the film also served as a method to verify the relations between cinema with the mythical ancestor narratives, cultural memory that still persists in the current audio-visual narratives. As a final result, we enter the senses of time in the cinema so that, in our interpretation, we can point out the points of connection between time and myth in cinema.
Palavras-chave: tempo
Antes da Chuva
cinema
mito
time
Before the Rain
cinema
myth
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: LICHINSKI, TATIANE. ANTES DA CHUVA: ENREDAMENTOS ENTRE TEMPO E MITO NA NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA. 2017. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/810
Data de defesa: 24-Fev-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiane Lichinski.pdfTATIANE LICHINSKI1,97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.