???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/766
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSANTOS, ANDERSON ROGÉRIO MIRANDA DOS-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4137011110399077por
dc.contributor.advisor1Gomes, Marquiana Freitas Vilas Boas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8733013411095807por
dc.date.accessioned2017-07-31T17:57:47Z-
dc.date.issued2016-03-07-
dc.identifier.citationSANTOS, ANDERSON ROGÉRIO MIRANDA DOS. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA): ESTUDO DE CASO DO PROJETO TECENDO REDES DE SABERES AMBIENTAIS DA UNICENTRO. 2016. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/766-
dc.description.resumoA formação de Professores em Educação Ambiental (EA) tem sido um desafio nas licenciaturas e visa garantir o cumprimento dos princípios e objetivos da EA. Para isso, defendem-se a problematização da questão ambiental nas suas dimensões culturais, políticas, sociais, econômicas e ecológicas; A produção de conhecimento no, sobre e para o meio ambiente, e a ação-reflexão-ação como princípio da prática educativa. Nesta perspectiva, nesta pesquisa problematiza-se o projeto de formação de professores em EA “Tecendo Redes de Saberes Ambientais”, desenvolvido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), no município de Guarapuava-PR, no período de 2014. A pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições e os desafios da formação inicial e continuada de professores em EA, articulando a pesquisa com a interação universidade/escola. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa, integrando três modalidades, observação participante, entrevista e analise documental. Os resultados apontaram as seguintes contribuições: EA contextualizada, ação processual, educação pela pesquisa, autonomia, materiais didáticos sobre a realidade local e retroalimentaçao entre universidade e escola. Entre os desafios: a interdisciplinaridade, o currículo fragmentado e as particularidades de cada instituição que precisam ser respeitadas em atividades conjuntas de EA.por
dc.description.abstractThe Teacher Training in Environmental Education (EE) has been a challenge in undergraduate and aims to ensure compliance with principles and objectives of the EE. To do this, stand up to questioning the environmental issue in its cultural, political, social, economic and ecological; The production of knowledge On, in and about and for the environment, and the action-reflection-action as the main of educational practice. In this perspective, in this investigation problematiza-if project in EE "Weaving Networks Knowledge Environment", developed by the Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), in Guarapuava-PR, period of 2014. The research aimed to understand the contributions and challenges of initial and continuing training of teachers in environmental education, linking the research with interaction at university / school. Therefore, we adopted the qualitative research, integrating three modes, participant observation, interviews and documentary analysis. The results indicated the following contributions: EE contextualized, procedural action, education for research, autonomy, educational materials on the site and feedback reality between university and school. Among the challenges: interdisciplinarity, fragmented curriculum and the particularities of each institution must be respected in joint activities of EE.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-07-31T17:57:47Z No. of bitstreams: 1 ANDERSON ROGÉRIO MIRANDA DOS SANTOS.pdf: 2883479 bytes, checksum: f90d21f9023a68fea683afc961360b86 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-31T17:57:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDERSON ROGÉRIO MIRANDA DOS SANTOS.pdf: 2883479 bytes, checksum: f90d21f9023a68fea683afc961360b86 (MD5) Previous issue date: 2016-03-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3634/ANDERSON%20ROG%c3%89RIO%20MIRANDA%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Geografiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professores em EApor
dc.subjectIntegração Universidade e Escolapor
dc.subjectEducação pela Pesquisapor
dc.subjectTeacher training in EAeng
dc.subjectIntegration University and Schooleng
dc.subjectEducation through researcheng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleFORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA): ESTUDO DE CASO DO PROJETO TECENDO REDES DE SABERES AMBIENTAIS DA UNICENTROpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDERSON ROGÉRIO MIRANDA DOS SANTOS.pdfANDERSON ROGÉRIO MIRANDA DOS SANTOS2,82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.