Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/627
Tipo do documento: Dissertação
Título: TRATAMENTO DE EFLUENTE DE LAVAGEM DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
Autor: STUMPF, GLEISON LINS 
Primeiro orientador: Vidal, Carlos Magno de Sousa
Resumo: A atividade de lavagem de veículos implica na geração de um efluente com características especificas, pois durante a lavagem são utilizados detergentes e xampus que alteram as propriedades desse tipo de efluente. Nesse processo todas impurezas que estão impregnadas nos veículos são carreadas junto com o efluente, assim, o mesmo possui elevada concentração de matéria orgânica, sólidos sedimentáveis e de óleos e graxas. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a eficiência de remoção de DBO, DQO, óleos e graxas totais e minerais, sólidos sedimentáveis e pH, de duas estações de tratamento de efluentes oriundos do processo de lavagem de veículos leves e pesados As estações estudadas consistem de um sistema de tratamento primário (caixa separadora de areia e óleo) e posterior tratamento secundário; a estação 1 possui as etapas de coagulação, floculação, decantação, filtro biológico anaeróbio, filtro recheado com areia e filtro recheado com carvão ativado; a estação 2 consiste de flotação com eletrocoagulção, filtro biológico anaeróbio, filtro recheado com areia e filtro recheado com carvão ativado. Na estação 1 foram realizadas vinte e uma campanhas de coleta do efluente, na entrada e saída da caixa separadora de areia e óleo e na saída do filtro de carvão ativado, na estação 2 foram realizadas nove campanhas de coleta do efluente, na entrada e saída da caixa separadora de areia e óleo e na saída do filtro de carvão ativado, as amostras foram submetidas à análise em um laboratório certificado na norma ISO/IEC 17.025 e acreditado no INMETRO. Os resultados das análises foram comparados com os valores de referência estabelecidos pela legislação vigente. O efluente na saída de ambas as estações apresentou concentrações dos parâmetros analisados abaixo dos valores de referência e com potencial de reuso no próprio empreendimento, pois o mesmo fica isento de partículas sólidas e óleo, podendo ser usado para fazer a primeira lavagem dos veículos, assim usando água limpa apenas para realizar o enxague final dos veículos, ou ainda pode ser utilizado para efetuar a lavagem da pista de abastecimento do posto onde a mesma opera.
Abstract: The vehicle washing activity involves the generation of an effluent with specific characteristics, because during washing process detergents and shampoos are used to change the properties of this type of effluent. In this process, all impurities that are impregnated in the vehicle are carried along with the effluent, so it has a high concentration of organic matter, settleable solids and oils and greases. This study aims to evaluate the Biochemical Oxygen Demand (BOD), Chemical Oxygen Demand (COD), oils and total and mineral greases removal efficiency, as well as sedimented solids and pH, from two wastewater treatment plants coming from the washing process of light and heavy vehicles. The studied stations consist of a primary treatment system (box separating sand and oil) and subsequent secondary treatment; station 1 has the steps of coagulation, flocculation, sedimentation, anaerobic biological filter, filter filled with sand, and filter filled with activated coal; station 2 consists of flotation electrocoagulation, anaerobic biological filter, filter filled with sand, and filter filled with activated coal. At the station 1 were carried twenty-one effluent collection samples, one at entrance and another at the exit of the sand and oil separator and activated coal filter output, at station 2 were carried out nine effluent collection samples, at the entrance and exit of the sand and oil separator and activated coal filter output, the samples were submitted for analysis to a laboratory certified by ISO / IEC 17025 and accredited by INMETRO. The test results were compared to the reference values established by present legislation. The wastewater at the exit of both stations showed concentrations of the parameters analysed below the reference values and potential reuse in the same company, due to being free of solid and oil particles, enabling to be used to make the first washing of vehicles and using clean water only to perform the final rinsing of vehicles, or it can be used to perform the washing of the station supply track where it operates.
Palavras-chave: Efluente oleoso
lavagem de veículos
tratamento de efluentes
Oily effluent
vehicles washing
wastewater treatment
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS
ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (Mestrado / Associação Ampla com UEPG)
Citação: STUMPF, GLEISON LINS. TRATAMENTO DE EFLUENTE DE LAVAGEM DE VEÍCULOS AUTOMOTORES. 2016. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental - Mestrado / Associação Ampla com UEPG) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/627
Data de defesa: 27-Mai-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (Associação com Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLEISON LINS STUMPF.pdfGLEISON LINS STUMPF3,2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.