Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTRO, ÉLIDA MAIARA VELOZO DE-
dc.creator.LattesÉLIDA MAIARA VELOZO DE CASTROpor
dc.contributor.advisor1Veronez, Michele Regiane Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4294737927701301por
dc.date.accessioned2017-03-23T17:58:32Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.citationCASTRO, ÉLIDA MAIARA VELOZO DE. PROCEDIMENTOS DOS ALUNOS ASSOCIADOS ÀS SUAS AÇÕES COGNITIVAS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. 2017. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/624-
dc.description.resumoNesta pesquisa assumimos a Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica em que se abordam situações problema da realidade e/ou do interesse do aluno e que possibilita aprendizagem de Matemática e de outras áreas do conhecimento. Como objetivo buscamos investigar o que se revela das ações cognitivas dos alunos no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para isso, a pesquisa foi realizada em duas turmas de 8o anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Paraná. A opção metodológica adotada fundamenta-se na abordagem qualitativa e contou com estudos bibliográficos sobre Modelagem Matemática, como: Almeida Silva e Vertuan (2013), Almeida e Silva (2012), Vertuan (2013), Veronez (2013), entre outros. Para a análise dos dados utilizamos gravações em áudio e vídeo e registros escritos dos alunos. Tais dados foram coletados durante trinta aulas, nas quais foram desenvolvidas várias atividades de modelagem matemática, entre elas os temas Erva-Mate, Milho e Planetas do Sistema Solar. Os resultados da pesquisa apontam que o processo de busca por uma solução para o problema, quando os alunos se envolvem com atividades de modelagem matemática, exige deles certa mobilização e construção de conhecimentos e isso os leva a explicitar, alterar e/ou modificar seus modos de pensar e suas decisões, reflexos de suas ações cognitivas e manifestadas por meio de procedimentos. Tais procedimentos, além de retratar mobilização/construção de conhecimentos dos alunos, uma vez que estão relacionados ao seu modo de pensar, entender e administrar as informações sobre o tema em estudo que originou tal atividade de modelagem matemática, sinalizam que não há linearidade nas ações cognitivas dos alunos. Ainda, tal mobilização provoca um processo de idas e vindas em relação aos aspectos da situação ou problema em estudo, aos objetos matemáticos e às respostas reconhecidas como solução, para além de revelar que os procedimentos manifestos pelos alunos se complementam ao passo que buscam responder à pergunta que originou a atividade de modelagem matemática.por
dc.description.abstractIn this research we use the Mathematical Modeling as a pedagogical alternative to approach problem situations of the reality and interest of the student and to improve the learning of Mathematics and other areas of knowledge. The objective of this study is to investigate what is revealed of students' cognitive actions in the development of mathematical modeling activities. The research was realized in two classes of eighth grade students from a public school in the state of Paraná. The methodological option adopted is based on the qualitative approach and counted on bibliographical studies on the Mathematical Modeling such as Almeida Silva and Vertuan (2013), Almeida e Silva (2012), Vertuan (2013), Veronez (2013), and others. For the data analysis we used audio and video recordings and the students' written statements. These data were collected during thirty classes, in which several mathematical modeling activities were developed, such as: Mate-herb, Maize and Planets of the Solar System. The results of the research point out that the process of searching for a solution to the problem, when the students involved themselves in mathematical modeling activities, requires them to mobilize and construct knowledge and this leads them to explain, modify and/or modify their ways of thinking and their decisions, reflections of their cognitive actions and manifested through procedures. These procedures, in addition to portraying students' mobilization/construction of knowledge, since they are related to their way of thinking, understanding and administering the information about the subject that originated this activity of mathematical modeling, indicate that there is no linearity in the actions of the students. Such mobilization provokes a process of comings and goings in relation to the aspects of the situation or problem studied, the mathematical objects and the answers recognized as solution, besides revealing that the procedures manifested by the students are complemented to the step that they seek to respond to the question that originated the mathematical modeling activity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-23T17:58:32Z No. of bitstreams: 2 ÉLIDA MAIARA VELOZO DE CASTRO.pdf: 3393257 bytes, checksum: 03be5d958da2a6ee687b0098afb0fb33 (MD5) ÉLIDA MAIARA VELOZO DE CASTRO - Produto Educacional.pdf: 324368 bytes, checksum: 198f3d3f52aefa8914adb47bf92f4173 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-23T17:58:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ÉLIDA MAIARA VELOZO DE CASTRO.pdf: 3393257 bytes, checksum: 03be5d958da2a6ee687b0098afb0fb33 (MD5) ÉLIDA MAIARA VELOZO DE CASTRO - Produto Educacional.pdf: 324368 bytes, checksum: 198f3d3f52aefa8914adb47bf92f4173 (MD5) Previous issue date: 2017-02-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1832/%c3%89LIDA%20MAIARA%20VELOZO%20DE%20CASTRO.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1834/%c3%89LIDA%20MAIARA%20VELOZO%20DE%20CASTRO%20-%20Produto%20Educacional.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades de modelagem matemáticapor
dc.subjectProcedimentos dos alunospor
dc.subjectAções cognitivaspor
dc.subjectMathematical modeling activitieseng
dc.subjectStudent procedureseng
dc.subjectCognitive actionseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titlePROCEDIMENTOS DOS ALUNOS ASSOCIADOS ÀS SUAS AÇÕES COGNITIVAS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICApor
dc.title.alternativeStudents' procedures associated with their cognitive actions in mathematical modeling activitieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉLIDA MAIARA VELOZO DE CASTRO.pdfÉLIDA MAIARA VELOZO DE CASTRO3,31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
ÉLIDA MAIARA VELOZO DE CASTRO - Produto Educacional.pdfÉLIDA MAIARA VELOZO DE CASTRO - Produto Educacional316,77 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.