Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACEDO, ANDRÉIA HORNES-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293101609340133por
dc.contributor.advisor1Santos, Sandro Aparecido dos-
dc.contributor.advisor1Unicentro::Departamento de Ciências Agrarias e Ambientaispor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1921374048453380por
dc.date.accessioned2017-03-23T17:15:54Z-
dc.date.issued2016-12-08-
dc.identifier.citationMACEDO, ANDRÉIA HORNES. O ENSINO DA FÍSICA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2016. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/623-
dc.description.resumoO ensino de Física, diante dos avanços na atualidade, não pode se restringir ao estudo de fenômenos isolados, requer muito mais do que fórmulas e definições prontas. Dessa forma, inserir no contexto da sala de aula os aspectos históricos que envolvem o desenvolvimento das teorias científicas, pode transformar a visão simplista, intuitiva e linear da ciência, o que leva a compreender os avanços tecnológicos e sua finalidade ao longo do tempo, bem como a reação sofrida pela sociedade e quais os impactos relacionados ao progresso científico. O presente trabalho buscou desenvolver uma estratégia de ensino através de uma abordagem integrada, apresentada em uma sequência didática, envolvendo o contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade (HCTS) na perspectiva de uma aprendizagem significativa, em que os conceitos físicos fossem relevantes aos estudantes. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória e delineada como pesquisa-ação, por permitir o envolvimento dos sujeitos da pesquisa. Durante a construção da sequência didática observou-se as relações com a perspectiva HCTS e o conteúdo referente ao Efeito Fotoelétrico propondo a construção do conhecimento científico. Pela análise dos dados coletados antes e depois da sequência didática é possível destacar que a prática elaborada conseguiu abordar os aspectos propostos proporcionando a ancoragem dos conceitos físicos explorados, sendo observado indícios de aprendizagem segundo previsto na teoria da aprendizagem significativa adotada no processo.por
dc.description.abstractThe teaching of physics, before advances that are occurring, cannot be restricted to the study of isolated phenomena, because it requires much more than ready formulas and definitions. Insert in the classroom context the historical aspects involving the development of scientific theories, transforms completely the simplistic, intuitive and linear science, which conduce to understanding the technological advances and its purpose over time, and the reaction suffered by the society and the impacts related to scientific progress. This study aims to develop a teaching strategy through an integrated approach, involving the context of History, Science, Technology and Society (HSTS) in view of a meaningful learning, in which physical concepts are relevant to students. Also it will be described a teaching sequence on the Photoelectric Effect, Modern Physics and Contemporary contents, third year of high school, with the steps of the proposal, highlighting the importance of Physical education in approach HCTS. The History of Science has an immeasurable importance in the understanding of physical concepts, its fluidity can involve science, technology and society, in a way that these aspects can be integrated significantly by the subjects of the process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-23T17:15:54Z No. of bitstreams: 2 ANDRÉIA HORNES MACEDO.pdf: 2551798 bytes, checksum: 42e6f0fe1bb94d2fea114e00aef55dbe (MD5) ANDRÉIA HORNES MACEDO Produto Educacional.pdf: 1810296 bytes, checksum: 47278fecd2c17621bba2ca36f6561605 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-23T17:15:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ANDRÉIA HORNES MACEDO.pdf: 2551798 bytes, checksum: 42e6f0fe1bb94d2fea114e00aef55dbe (MD5) ANDRÉIA HORNES MACEDO Produto Educacional.pdf: 1810296 bytes, checksum: 47278fecd2c17621bba2ca36f6561605 (MD5) Previous issue date: 2016-12-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1828/ANDR%c3%89IA%20HORNES%20MACEDO.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1830/ANDR%c3%89IA%20HORNES%20MACEDO%20Produto%20Educacional.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHCTSpor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectEfeito Fotoelétricopor
dc.subjectHSTSeng
dc.subjectMeaningful Learningeng
dc.subjectPhotoelectric Effecteng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleO ENSINO DA FÍSICA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVApor
dc.title.alternativeteaching in the context of history, science, technology and society (HSTS) – a proposal for the meaningful significant learningeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉIA HORNES MACEDO.pdfANDRÉIA HORNES MACEDO2,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
ANDRÉIA HORNES MACEDO Produto Educacional.pdfANDRÉIA HORNES MACEDO - Produto Educacional1,77 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.