Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/623
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ENSINO DA FÍSICA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Título(s) alternativo(s): teaching in the context of history, science, technology and society (HSTS) – a proposal for the meaningful significant learning
Autor: MACEDO, ANDRÉIA HORNES 
Primeiro orientador: Santos, Sandro Aparecido dos
Unicentro::Departamento de Ciências Agrarias e Ambientais
Resumo: O ensino de Física, diante dos avanços na atualidade, não pode se restringir ao estudo de fenômenos isolados, requer muito mais do que fórmulas e definições prontas. Dessa forma, inserir no contexto da sala de aula os aspectos históricos que envolvem o desenvolvimento das teorias científicas, pode transformar a visão simplista, intuitiva e linear da ciência, o que leva a compreender os avanços tecnológicos e sua finalidade ao longo do tempo, bem como a reação sofrida pela sociedade e quais os impactos relacionados ao progresso científico. O presente trabalho buscou desenvolver uma estratégia de ensino através de uma abordagem integrada, apresentada em uma sequência didática, envolvendo o contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade (HCTS) na perspectiva de uma aprendizagem significativa, em que os conceitos físicos fossem relevantes aos estudantes. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória e delineada como pesquisa-ação, por permitir o envolvimento dos sujeitos da pesquisa. Durante a construção da sequência didática observou-se as relações com a perspectiva HCTS e o conteúdo referente ao Efeito Fotoelétrico propondo a construção do conhecimento científico. Pela análise dos dados coletados antes e depois da sequência didática é possível destacar que a prática elaborada conseguiu abordar os aspectos propostos proporcionando a ancoragem dos conceitos físicos explorados, sendo observado indícios de aprendizagem segundo previsto na teoria da aprendizagem significativa adotada no processo.
Abstract: The teaching of physics, before advances that are occurring, cannot be restricted to the study of isolated phenomena, because it requires much more than ready formulas and definitions. Insert in the classroom context the historical aspects involving the development of scientific theories, transforms completely the simplistic, intuitive and linear science, which conduce to understanding the technological advances and its purpose over time, and the reaction suffered by the society and the impacts related to scientific progress. This study aims to develop a teaching strategy through an integrated approach, involving the context of History, Science, Technology and Society (HSTS) in view of a meaningful learning, in which physical concepts are relevant to students. Also it will be described a teaching sequence on the Photoelectric Effect, Modern Physics and Contemporary contents, third year of high school, with the steps of the proposal, highlighting the importance of Physical education in approach HCTS. The History of Science has an immeasurable importance in the understanding of physical concepts, its fluidity can involve science, technology and society, in a way that these aspects can be integrated significantly by the subjects of the process.
Palavras-chave: HCTS
Aprendizagem Significativa
Efeito Fotoelétrico
HSTS
Meaningful Learning
Photoelectric Effect
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: MACEDO, ANDRÉIA HORNES. O ENSINO DA FÍSICA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2016. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/623
Data de defesa: 8-Dez-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉIA HORNES MACEDO.pdfANDRÉIA HORNES MACEDO2,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
ANDRÉIA HORNES MACEDO Produto Educacional.pdfANDRÉIA HORNES MACEDO - Produto Educacional1,77 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.