Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/623
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ENSINO DA FÍSICA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Título(s) alternativo(s): | teaching in the context of history, science, technology and society (HSTS) – a proposal for the meaningful significant learning |
Autor: | MACEDO, ANDRÉIA HORNES |
Primeiro orientador: | Santos, Sandro Aparecido dos Unicentro::Departamento de Ciências Agrarias e Ambientais |
Resumo: | O ensino de Física, diante dos avanços na atualidade, não pode se restringir ao estudo de fenômenos isolados, requer muito mais do que fórmulas e definições prontas. Dessa forma, inserir no contexto da sala de aula os aspectos históricos que envolvem o desenvolvimento das teorias científicas, pode transformar a visão simplista, intuitiva e linear da ciência, o que leva a compreender os avanços tecnológicos e sua finalidade ao longo do tempo, bem como a reação sofrida pela sociedade e quais os impactos relacionados ao progresso científico. O presente trabalho buscou desenvolver uma estratégia de ensino através de uma abordagem integrada, apresentada em uma sequência didática, envolvendo o contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade (HCTS) na perspectiva de uma aprendizagem significativa, em que os conceitos físicos fossem relevantes aos estudantes. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória e delineada como pesquisa-ação, por permitir o envolvimento dos sujeitos da pesquisa. Durante a construção da sequência didática observou-se as relações com a perspectiva HCTS e o conteúdo referente ao Efeito Fotoelétrico propondo a construção do conhecimento científico. Pela análise dos dados coletados antes e depois da sequência didática é possível destacar que a prática elaborada conseguiu abordar os aspectos propostos proporcionando a ancoragem dos conceitos físicos explorados, sendo observado indícios de aprendizagem segundo previsto na teoria da aprendizagem significativa adotada no processo. |
Abstract: | The teaching of physics, before advances that are occurring, cannot be restricted to the study of isolated phenomena, because it requires much more than ready formulas and definitions. Insert in the classroom context the historical aspects involving the development of scientific theories, transforms completely the simplistic, intuitive and linear science, which conduce to understanding the technological advances and its purpose over time, and the reaction suffered by the society and the impacts related to scientific progress. This study aims to develop a teaching strategy through an integrated approach, involving the context of History, Science, Technology and Society (HSTS) in view of a meaningful learning, in which physical concepts are relevant to students. Also it will be described a teaching sequence on the Photoelectric Effect, Modern Physics and Contemporary contents, third year of high school, with the steps of the proposal, highlighting the importance of Physical education in approach HCTS. The History of Science has an immeasurable importance in the understanding of physical concepts, its fluidity can involve science, technology and society, in a way that these aspects can be integrated significantly by the subjects of the process. |
Palavras-chave: | HCTS Aprendizagem Significativa Efeito Fotoelétrico HSTS Meaningful Learning Photoelectric Effect |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | MACEDO, ANDRÉIA HORNES. O ENSINO DA FÍSICA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2016. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/623 |
Data de defesa: | 8-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDRÉIA HORNES MACEDO.pdf | ANDRÉIA HORNES MACEDO | 2,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
ANDRÉIA HORNES MACEDO Produto Educacional.pdf | ANDRÉIA HORNES MACEDO - Produto Educacional | 1,77 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.