Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAPI, PEDRO PAULO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9122531691673906por
dc.contributor.advisor1Costa, Zoraide da Fonseca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1522810816015884por
dc.date.accessioned2017-03-23T13:15:12Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.citationPAPI, PEDRO PAULO. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS TECNOLÓGICOS: ANÁLISE DOS UNIVERSITÁRIOS DE GUARAPUAVA - PR. 2016. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/620-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo mensurar a propensão à tecnologia dos universitários das Instituições de Ensino Superior – IES presenciais da cidade de Guarapuava – PR, utilizando o instrumento de pesquisa Technology Readiness Index – TRI 2.0. O instrumento analisa sob uma perspectiva diferenciada os consumidores de produtos tecnológicos, observando variáveis condutoras à ação como: otimismo e inovatividade; e variáveis inibidoras do consumo como: desconforto e insegurança. Além do TRI 2.0, a pesquisa fez uso do Critério de Classificação Econômica Brasil – CCEB, para classificar os indivíduos pesquisados segundo classes econômicas e mensurar o poder aquisitivo da população universitária. Os instrumentos foram utilizados seguindo a abordagem metodológica quantitativa, com pesquisa de levantamento do tipo survey, que coletou dados de uma amostra de 372 universitários de todas as IES do município. A partir da amostra foi possível classificar os entrevistados em: pioneiros (13%), exploradores (12%), hesitadores (13%), céticos (42%) e retardatários (20%), classes propostas pelo TRI 2.0 que descrevem os comportamentos dos consumidores em relação a ofertas de produtos tecnológicos. Outro resultado atingido foi a categorização dos entrevistados em classes econômicas, seguindo critérios do CCEB, demonstrando que o poder aquisitivo da população analisada está acima da média nacional para a mesma faixa etária, o que é um ponto positivo para a inserção de produtos tecnológicos a esta população. Os resultados obtidos por meio de análises estatísticas apresentaram uma tendência de relação positiva entre a renda média dos indivíduos com o índice de propensão ao consumo de produtos tecnológicos e definiram, como grupo mais propenso ao consumo, jovens com em média 21 anos de idade; do gênero masculino; integrantes da classe B2, com poder aquisitivo mensal médio de R$ 4.427,36.por
dc.description.abstractThis study aims to measure the propensity to technology of university students from the Higher Education Institutions - HEI - of the city of Guarapuava - PR, using the search tool Technology Readiness Index - TRI 2.0. The instrument analyzes from a different perspective consumers of technology products, noting conductive variables to action as optimism and innovativeness; and inhibiting the consumption variables such as discomfort and insecurity. In addition to the TRI 2.0, the research made use of the Economic Classification Criterion Brazil - ECCB to classify individuals surveyed according to economic classes and measure the purchasing power of the university students. The instruments were used following the quantitative approach with survey research, which collected data from a sample of 372 university students from all county HEI. From the sample it was possible to classify respondents in: pioneers (13%), operators (12%), hesitant (13%), skeptics (42%) and laggards (20%), rating proposed by TRI 2.0 describing the behavior of consumers in relation to technological product offerings. Another result achieved was the categorization of respondents in economic classes, following the criteria of the ECCB, demonstrating that the purchasing power of the population tested is above the national average for the same age group, which is a positive point for the inclusion of technology products to this population. The results obtained through statistical analysis showed a positive trend relationship between the average income of individuals with propensity index of technology products consumer and defined as group most likely to consume young people with an average age of 21; male; members of the B2 class, with an average monthly income of R $ 4,427.36.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-23T13:15:12Z No. of bitstreams: 1 PEDRO PAULO PAPI.pdf: 1426614 bytes, checksum: 95bdbf3e10217611ea89360fd4c98357 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-23T13:15:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEDRO PAULO PAPI.pdf: 1426614 bytes, checksum: 95bdbf3e10217611ea89360fd4c98357 (MD5) Previous issue date: 2016-04-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1838/PEDRO%20PAULO%20PAPI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsumidor de produtos tecnológicospor
dc.subjectCritério de Classificação Econômica Brasil – CCEBpor
dc.subjectTechnology Readiness Index - TRI 2.0por
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectTechnology products consumerpor
dc.subjectEconomic Classification Criterion Brazil - ECCBpor
dc.subjectTechnology Readiness Index - TRI 2.0por
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectMarketingpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS TECNOLÓGICOS: ANÁLISE DOS UNIVERSITÁRIOS DE GUARAPUAVA - PRpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO PAULO PAPI.pdfPEDRO PAULO PAPI1,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.